Marco Silva e a ‘relegation’: O fracasso não conta tudo

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Consumada a derrota diante do Crystal Palace no último domingo, o Hull City de Marco Silva desceu à segunda divisão inglesa.

À primeira vista, é um fracasso do treinador português, que, agora, no seu registo pessoal, juntamente com uma subida de divisão após recuperação pontual impressionante com o Estoril na sua primeira época no banco, uma Taça de Portugal com uma recuperação de desvantagem impressionante na final, um campeonato grego com um registo de vitórias recordista, vê-se agora obrigado a juntar uma despromoção numa Premier League.

Sem embargo, atrás dos títulos, dos palmarés, das galerias, há todo um caminho, um contexto que explica ou ajuda a perceber os sucessos e os insucessos.

É o objetivo deste texto: explicar o fracasso no final das contas deste Hull City que é de Marco Silva, mas não é só. Foi de Steve Bruce na pré-época e de Mike Phelan até à 20ª jornada. O primeiro demitiu-se a cerca de um mês do início do campeonato em litígio com a direção, alegando a falta de proatividade diretiva ao nível de contratações. O segundo herdou a complicada herança e, embora não tivesse começado nada mal, com duas vitórias nas duas primeiras jornadas, não resistiu a uma série de 9 jornadas sem ganhar.

Steve Bruce saiu em lítigo com a direção do Hull Fonte: Sky Sports
Steve Bruce saiu em lítigo com a direção do Hull
Fonte: Sky Sports

Assumindo as rédeas da equipa da cidade de Kingston upon Hull, Marco Silva chegou antes de dois compromissos para as taças, a de Inglaterra, em casa, a contar a terceira eliminatória, diante do Swansea, e a da liga inglesa, jogo da primeira mão da meia-final, diante o Manchester United, em Old Trafford.

O primeiro jogo resultou numa vitória por 2-0 e o segundo uma derrota pelo mesmo resultado em casa da equipa orientada por Mourinho. Dois tubos de ensaio para o primeiro jogo na Premiership numa altura em que o técnico português não concedeu qualquer folga ao plantel num ato de consciência em relação à atribulada e mal planeada (pré-)época que vinha decorrendo para os ‘Tigers’, adicionando-se outro elemento indesejável, um boletim clínico pleno de lesões.

Até ao final de janeiro, mais quatro jogos, dois para o campeonato, com uma vitória caseira, frente ao Bournemouth (3-1), e uma derrota em casa do campeão Chelsea (2-0), para além das duas eliminações nas duas taças, embora, na taça da liga, com uma vitória sobre o ‘United’ de Mourinho (2-1).

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Zicky Té e a celebração frente ao Benfica: «Sem clubismo, sem provocação, apenas um apelo à humanidade»

Zicky Té fez gesto antirracismo depois de marcar no Benfica x Sporting. Jogador deixou mensagem nas redes sociais.

João Pedro rendido a defesa do FC Porto: «É um lenda, um exemplo de carreira que procuro seguir»

João Pedro, avançado do Chelsea, enaltece Thiago Silva. Defesa-central brasileiro joga atualmente no FC Porto.

Atenção, Benfica: Craque do Real Madrid teve de deixar treino mais cedo

Kylian Mbappé, avançado do Real Madrid, continua com dores no joelho esquerdo e deixou o treino desta terça-feira mais cedo.

Luís Godinho vai arbitrar jogo internacional: eis a equipa de arbitragem totalmente portuguesa

Luís Godinho vai arbitrar o Crystal Palace x Zrinjski Mostar na Conference League. Equipa de arbitragem é inteiramente portuguesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting recusa oferta por Zicky Té: eis os valores

O Sporting recusou uma oferta de 200 mil euros por Zicky Té. Pivô dos leões de 24 anos tem contrato válido até 2027.

Moreirense reclama dívida do Vitória SC relacionada com Rui Borges

O Moreirense avança contra o Vitória SC com um processo no TAD relativamente à mudança de Rui Borges para o Sporting.

Gianluca Prestianni relata alegada ofensa de Vinícius Júnior no Benfica x Real Madrid

Gianluca Prestianni ter-se-á pronunciado junto da UEFA para revelar as palavras que Vinícius Júnior lhe dirigiu no Benfica x Real Madrid.