Mkhitaryan: O jogador certo para o Arsenal

Cabeçalho Liga Inglesa

Contratado pelo Manchester United no verão de 2016, aos alemães do Borussia Dortmund, Mkhitaryan nunca se adaptou totalmente em Old Trafford. O médio-ofensivo arménio foi, provavelmente, contratado por Mourinho com a intenção de dar mais criatividade ao ataque da equipa. Apesar do seu perfil futebolístico contrastar em muito com o tipo de jogadores que o treinador português prefere, Mkhitaryan é também um médio que marca muitos golos, e que chega com facilidade a zonas de finalização. Neste aspeto, tem algumas semelhanças com o ex-jogador de Mourinho Frank Lampard, e essa sua característica terá sido chave para a sua chegada a Manchester.

No entanto, Mkhitaryan nunca conseguiu encontrar maneira de exprimir o seu futebol sob os rigorosos esquemas táticos de Mourinho. A sua falta de empenho em tarefas defensivas, mais a sua inflexibilidade em adaptar o seu estilo de jogo aos pedidos do treinador, fizeram com que o ex-Dortmund deixasse de contar como opção válida para o ataque do Manchester United.

Ao chegar ao seu novo clube, o Arsenal, Mkhitaryan deu um passo importante na carreira. Não só entrou numa equipa onde o seu estilo de futebol é muito bem visto, como também chega numa altura em que os gunners precisam de reforços de qualidade. Juntando tudo isto à necessidade do arménio em ter mais minutos de jogo, e relançar de certa forma a sua carreira, é possível ver que o médio pode ser uma peça-chave num regresso do Arsenal ao topo do futebol inglês.

Sem um título da Premier League desde 2004, os gunners perderam um pouco a imagem de clube grande que tinham no início do século XXI. O técnico Arsène Wenger, que orienta a equipa há mais de 20 anos, tem sido muito criticado, e a ideia que o treinador francês está ultrapassado e o clube precisa de alguém novo tem ganho força junto dos adeptos londrinos.

Mkhitaryan nunca se afirmou em absoluto no Manchester United Fonte: Manchester United FC
Mkhitaryan nunca se afirmou em absoluto no Manchester United
Fonte: Manchester United FC

Se Mkhitaryan conseguir afirmar-se rapidamente no Arsenal, e o clube subir na classificação do campeonato, a tensão à volta do Emirates pode diminuir um pouco. E, mesmo que Wenger continue como treinador, os adeptos podem esquecer a sua insatisfação.

Por outro lado, a chegada dum jogador do seu nível, que vem motivado para mostrar toda a sua qualidade, serve como exemplo ao restante plantel do Arsenal, cujas exibições mostram muitas vezes uma equipa pouco aguerrida, ou interessada em ganhar. Assim, de certa forma, o arménio pode ser o jogador que transforma uma equipa, algo que não é inédito nos londrinos.

Nos primeiros anos ao serviço do Arsenal, Wenger contratou vários jogadores franceses, como Henry ou Vieira, que não só ajudaram a equipa a ganhar títulos, como foram tão influentes que mudaram a identidade do clube. Tal como Mkhitaryan, a maioria destes futebolistas chegaram ao clube com algo a provar, depois de passagens discretas por outras equipas europeias.

A situação é, portanto, a ideal para o médio-ofensivo ex-Manchester United voltar a brilhar.

Visto pelos adeptos em geral como um jogador inferior a Alexis Sánchez, mas reunindo também o consenso de ser um futebolista com um estilo à Arsenal, o arménio é das melhores contratações feitas pelos gunners nos últimos anos.

Há anos com um orçamento para transferências curto, e esforçando-se para gastar menos dinheiro que outros clubes grandes ingleses, o Arsenal tem tido, nas últimas temporadas, plantéis com lacunas evidentes. No entanto, a perda de Sánchez para um clube rival, como o Manchester United, parece ter tornado mais evidente que nunca a necessidade do clube londrino em gastar mais em reforços, sob pena de perder de vez o estatuto de candidato ao título em Inglaterra,

Ao contratar Mkhitaryan, e possivelmente Aubameyang, outro jogador que tem sido falado como reforço, o Arsenal aproxima-se mais da qualidade de outras equipas rivais, e deixa de insistir em tentar ganhar troféus sem recorrer a grandes transferências.

Se mantiver esta abertura para ir buscar grandes jogadores, e todos os reforços tiverem o perfil de Mkhitaryan, o Arsenal está no caminho certo para voltar a somar títulos.

Foto de Capa: Arsenal FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Guilherme Malheiro
Guilherme Malheiro
É na música e no futebol que encontra a sua inspiração. Quando escreve, gosta de manter escondido o lado de adepto. Também gosta de ténis, snooker e boxe.                                                                                                                                                 O Guilherme não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho garante reforço de luxo para a frente de ataque

Já está fechada a contratação de Jhon Durán para o Fenerbahçe. O avançado colombiano vai ser emprestado pelo Al Nassr.

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

André Villas-Boas define objetivo para Francesco Farioli

Francesco Farioli deverá ser apresentado em breve como o novo treinador do FC Porto, sucedendo a Martín Anselmi.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC confirma contratação de Juan Castillo

Juan Castillo foi confirmado durante esta segunda-feira como o mais recente reforço do Vitória SC. O jogador atua como guarda-redes.

Fluminense surpreende e elimina Inter Milão do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense qualificou-se para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025, depois de vencer o Inter Milão por 2-0.

Renato Paiva reage ao despedimento: «Estou chocado»

Renato Paiva foi despedido do comando técnico do Botafogo durante esta segunda-feira, depois da eliminação do Mundial de Clubes 2025.