O Leicester é campeão. Da utopia à epopeia: os números por trás da surpresa

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Leicester City é campeão da Premier League 2015/16 e… deixou o mundo todo de boca aberta!

É unânime afirmar que no início do campeonato seria praticamente impossível imaginar que o Leicester pudesse vencer o campeonato Inglês frente a tantos gigantes. Com o decorrer da competição houve quem equacionasse esta possibilidade e na reta final já poucas dúvidas restavam que este feito se tornaria uma realidade. Esta é uma epopeia à imagem do “David e Golias”.

Algumas pessoas vêm referindo que esta vitória do Leicester mais do que uma transcendência coletiva ou superação competitiva, significa uma evidente perda de qualidade do campeonato inglês. Um decréscimo no grau de competitividade. Inclusive, que os Foxes jogam um ‘futebol menos bonito’ ou que só apostam num futebol “box-to-box” por bolas diretas. Se ainda juntarmos o fato da equipa ser treinada pelo ‘mal-amado’ ou ‘falhado’ Claudio Ranieri – sobretudo após o fracasso na Grécia, tudo favorece os tradicionais defensores da ‘sorte dos pequenos’ ou do ‘demérito dos grandes’.

Eu penso de forma, claramente, diferente. Eu acredito que este feito, juntando também, o excelente desempenho do Tottenham, West Ham e Southampton estamos assistindo às mudanças evolutivas daquilo que é o Futebol de alto-rendimento. Esta é a particularidade do campeonato Inglês: competitividade nivelada por cima; futebol intenso; desgaste imenso; espectáculo garantido e resultado incerto. O campeonato Alemão, Francês e Espanhol também o poderiam ser se não existisse tanta diferença entre Bayern, Barcelona, Real, PSG e os outros.

Creio que está custando a muita boa gente perceber que o Futebol está diferente e o crescimento de algumas potências não significa necessariamente que outras estejam enfraquecidas: a Islândia, a Austria, a Albânia, a Bélgica, a Colômbia, o Chile, o Equador e a Argélia vem mostrando isso nos palcos da FIFA, onde os orçamentos não exercem tanta diferença assim.

Vou mais longe. Alguém recorda o Boavista de 2000/01 (única vez campeão Nacional); a Roma de 2000/01 (venceu o último e apenas a 3ª Série A da sua história); o Deportivo de 1999/00 (vencedor da La Liga pela única vez); o Montpellier de 2011/12 (a única vez campeão Francês); o Wolfsburgo de 2008/09 (campeão pela 1ª e única vez); o Rubin Kazan de 2008 e 2009 (as únicas duas vezes campeão na Rússia); o AZ Alkmar e FC Twente em 2008/09 e 2009/10 (campeões incomuns)?!

Todos eles se intrometeram pela disputa do campeonato, contrariando as expectativas e ergueram o troféu de campeões nacionais. Todos, sem os recursos financeiros dos ditos ‘grandes’. São os chamados inusitados ou “insólitos da bola”! Acontecem, porque a bola é redonda e porque o futebol é mais do que um mercado da moeda. Se o analisarmos de uma forma relativa, naturalmente! Mais à frente no artigo vão perceber por que refiro: ‘se analisarmos de forma relativa’.

Fonte: Daily Mail
Fonte: Daily Mail

Porém, entre estas equipas e o Leicester, há uma verdade que se esconde por trás da surpresa: são os números. Não só os da tabela classificativa, mas também os da “motivação”!

Vamos a eles!

Paulo Sousa
Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Revolução no Sporting: eis as 10 saídas projetadas para este mercado de verão

O Sporting vai fazer muitas mudanças no plantel para a próxima época. Da defesa ao ataque há 10 saídas projetadas.

Bernardo Silva e Ruben Dias tentaram trazer João Neves para Manchester: «Andámos a chatear o City para não o perderem»

Bernardo Silva relembrou a altura em que, juntamente com Ruben Dias, tentou desviar João Neves para o Manchester City.

Atlético Madrid pondera avançar por Gonçalo Ramos e PSG abre porta de saída

Gonçalo Ramos é um dos principais alvos do Atlético Madrid para o mercado de verão, no qual esperam várias mudanças na frente de ataque.

André Villas-Boas dá novidades e revela nova aposta: «O FC Porto vai lançar futsal sénior»

O FC Porto vai começar também um projeto no futsal sénior. Revelação feita por André Villas-Boas, presidente azul e branco.

PUB

Mais Artigos Populares

Geovany Quenda emocionado na despedida do Sporting: «Tive noites em que não conseguia dormir»

Geovany Quenda não conteve as lágrimas numa entrevista de despedida do Sporting, na qual refletiu sobre os sete anos de ligação ao clube.

Sporting continua a preparar próxima época e fecha venda em definitivo por 5 milhões de euros

O Augsburgo acionou a opção de compra por Rodrigo Ribeiro. Avançado deixa Sporting em definitivo e garante cinco milhões de euros aos leões.

Preço exigido afasta FC Porto de Joaquin Seys e leva dragões a olhar para o mercado para reforçar posição

O FC Porto deu mostras de interesse em Joaquin Seys. Ainda assim, Club Brugge pede 30 milhões de euros e leva dragões a olhar para o mercado.