📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O surpreendente Burnley Football Club

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Recuando no tempo até à temporada 2015/2016, encontramos a equipa do condado de Lancashire, no Championship em que se sagrou campeã com uma campanha irrepreensível e conseguiu, por isso, confirmar a sua 55ª presença no principal escalão de Futebol em Inglaterra.

É, atualmente, o sétimo classificado da Premier League e sem margem para dúvidas, uma das surpresas do Futebol europeu que merece ser destacado.

A subida de divisão na época 2015/2016 foi o mote para uma das mais bonitas fases da história dos Clarets que, desde 2012, comandados por Sean Dyche assumiram de novo o estatuto de “equipa forte”, espelhando aquilo que é  a essência do Futebol inglês, pragmatismo, coesão e intensidade.

Tem sido uma época de sonho para este clube, que teve como principal destaque, a inédita vitória na primeira jornada em Stamford Bridge frente, ao atual campeão, Chelsea por 3-2 num jogo muito bem conseguido por parte do Burnley em que susteve as perigosas e constantes investidas ofensivas dos Blues e conseguiu ser eficaz ao ponto de submeter o campeão a um 0-3 no marcador ao intervalo.

Apenas contando com duas derrotas, frente a Manchester City e West Bromwich nas 11 jornadas corridas, o Burnley surge na tabela classificativa estando apenas a dois pontos do pódio e ainda como terceira melhor defesa.

É por aqui que se começa a explicação do sucesso desta equipa, que tem uma cultura defensiva muito forte e até rara nos dias de hoje. Mérito para o seu treinador, Sean Dyche, que incute nos jogadores um espírito incrível de agressividade e empenho, afirmando mesmo que:

“Eles têm que estar dispostos a levar uma bola no estômago ou no rosto”

Sean Dyche começou fez a sua estreia como treinador de uma equipa principal ao serviço do Watford Fonte: Burnley FC
Sean Dyche começou fez a sua estreia como treinador de uma equipa principal ao serviço do Watford
Fonte: Burnley FC

Aliado a este sólido e coeso setor defensivo, a equipa do Burnley tem um movimento ofensivo simples e pragmático em que coloca de parte, por vezes, o lado artístico do futebol em prol do seu lado mais prático e objetivo, fazer o golo.

E quem são os goleadores dos Clarets?

O australiano Chris Wood e o galês Sam Vokes que colecionam entre si metade dos golos da equipa em todas as competições e que em paralelo ou individualmente têm encaminhado o Burnley às vitórias, assumindo-se como peças chaves ao sucesso do conjunto orientado por Sean Dyche.

Outro fator explicativo do bom momento do Burnley FC é o seu desempenho exemplar dentro de portas, o estádio Turf Moor e o ambiente criado por parte dos fervorosos adeptos, conduzem os Clarets a boas exibições e permite que nos últimos 24 jogos para a Premier League tenham consentido apenas sete derrotas.

Esta é, certamente, uma equipa a ter debaixo de olho para o resto da época que se mantiver a sua coesão defensiva e eficácia atacante, poderá ambicionar algo acima das expectativas e quem sabe entrar na luta pelas competições europeias.

 

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela multado por exibir publicidade de cerveja concorrente da patrocinadora da Taça de Portugal

O Tondela foi sancionado em 816 euros por manter visível a marca de cerveja Estrella Galicia, concorrente da patrocinadora oficial da Taça de Portugal, Cerveja SAGRES.

Mundial 2026 pode testar VAR na decisão de cantos

International Board está a ponderar flexibilizar o protocolo de testes ao VAR, abrindo portas para que o Mundial 2026 seja palco de validação de cantos.

Mikel Arteta rendido a estrela do Arsenal: «É alguém que teremos por muitos anos»

Mikel Arteta voltou a destacar a importância de Declan Rice no projeto do Arsenal e assegurou que o médio está nos planos do clube a longo prazo.

Estoril Praia aguarda confirmação oficial após ter jogador condenado a pena de prisão

Philippe Lanquetin foi condenado a pena de prisão por um acidente de viação ocorrido em 2023. O Estoril Praia só decidirá eventuais medidas após a oficialização do processo.

PUB

Mais Artigos Populares

Abel Ferreira adia renovação com o Palmeiras após derrota na final Taça Libertadores

Abel Ferreira garantiu que vai continuar no Palmeiras, mas admite precisar de tempo para absorver o desfecho da final da Taça Libertadores, antes de assinar o novo contrato.

Fábio Torres regressa a Portugal para assumir funções de chief scout no AVS SAD

Depois de uma experiência na Roménia ao serviço do Universitatea Craiova, Fábio Torres é o novo responsável scouting do AVS SAD.

Alverca sonha com melhor classificação de sempre na Primeira Liga

O Alverca está a surpreender no regresso à Primeira Liga e, caso a época terminasse hoje, ficava no em nono lugar, algo que seria o melhor registo da sua história.