O surpreendente Burnley Football Club

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Recuando no tempo até à temporada 2015/2016, encontramos a equipa do condado de Lancashire, no Championship em que se sagrou campeã com uma campanha irrepreensível e conseguiu, por isso, confirmar a sua 55ª presença no principal escalão de Futebol em Inglaterra.

É, atualmente, o sétimo classificado da Premier League e sem margem para dúvidas, uma das surpresas do Futebol europeu que merece ser destacado.

A subida de divisão na época 2015/2016 foi o mote para uma das mais bonitas fases da história dos Clarets que, desde 2012, comandados por Sean Dyche assumiram de novo o estatuto de “equipa forte”, espelhando aquilo que é  a essência do Futebol inglês, pragmatismo, coesão e intensidade.

Tem sido uma época de sonho para este clube, que teve como principal destaque, a inédita vitória na primeira jornada em Stamford Bridge frente, ao atual campeão, Chelsea por 3-2 num jogo muito bem conseguido por parte do Burnley em que susteve as perigosas e constantes investidas ofensivas dos Blues e conseguiu ser eficaz ao ponto de submeter o campeão a um 0-3 no marcador ao intervalo.

Apenas contando com duas derrotas, frente a Manchester City e West Bromwich nas 11 jornadas corridas, o Burnley surge na tabela classificativa estando apenas a dois pontos do pódio e ainda como terceira melhor defesa.

É por aqui que se começa a explicação do sucesso desta equipa, que tem uma cultura defensiva muito forte e até rara nos dias de hoje. Mérito para o seu treinador, Sean Dyche, que incute nos jogadores um espírito incrível de agressividade e empenho, afirmando mesmo que:

“Eles têm que estar dispostos a levar uma bola no estômago ou no rosto”

Sean Dyche começou fez a sua estreia como treinador de uma equipa principal ao serviço do Watford Fonte: Burnley FC
Sean Dyche começou fez a sua estreia como treinador de uma equipa principal ao serviço do Watford
Fonte: Burnley FC

Aliado a este sólido e coeso setor defensivo, a equipa do Burnley tem um movimento ofensivo simples e pragmático em que coloca de parte, por vezes, o lado artístico do futebol em prol do seu lado mais prático e objetivo, fazer o golo.

E quem são os goleadores dos Clarets?

O australiano Chris Wood e o galês Sam Vokes que colecionam entre si metade dos golos da equipa em todas as competições e que em paralelo ou individualmente têm encaminhado o Burnley às vitórias, assumindo-se como peças chaves ao sucesso do conjunto orientado por Sean Dyche.

Outro fator explicativo do bom momento do Burnley FC é o seu desempenho exemplar dentro de portas, o estádio Turf Moor e o ambiente criado por parte dos fervorosos adeptos, conduzem os Clarets a boas exibições e permite que nos últimos 24 jogos para a Premier League tenham consentido apenas sete derrotas.

Esta é, certamente, uma equipa a ter debaixo de olho para o resto da época que se mantiver a sua coesão defensiva e eficácia atacante, poderá ambicionar algo acima das expectativas e quem sabe entrar na luta pelas competições europeias.

 

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Remo inicia negociações pelo guarda-redes português André Moreira

André Ferreira está atualmente sem clube, após ter terminado o contrato com o Al Saed. O Remo está interessado em fechar um contrato de um ano.

Rúben Neves ajuda Al Hilal a bater o Neom e a segurar os 7 pontos de vantagem para o Al Nassr na Liga da...

O Al Hilal bateu o Neom por 2-1, na jornada 16 da Liga da Arábia Saudita. Rúben Neves marcou o golo do triunfo da equipa de Simone Inzaghi.

Braga suou mas saiu vitorioso da visita a Tondela

Este domingo, o Braga venceu por 1-0 frente ao Tondela, na 18.ª jornada da Primeira Liga, com golo de Rodrigo Zalazar.

Portugal derrota Bósnia e Herzegovina no último encontro de preparação para o Euro 2026 de Futsal

Portugal bateu a Bósnia e Herzegovina por 3-0 durante o final de tarde deste domingo, em mais um encontro de preparação.

PUB

Mais Artigos Populares

Estugarda empata na receção ao Union Berlin e coloca em risco o lugar no pódio: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 18.ª jornada da Bundesliga, o Union Berlin de Diogo Leite empatou a uma bola frente ao Estugarda, que pode perder o quarto lugar na classificação.

Eis os onzes iniciais do Vitória SC x FC Porto

Vitória SC recebe o FC Porto no Estádio D.Afonso Henriques, em jogo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes iniciais dos dois conjuntos.

Lorenzo Lucca tem destino quase definido e é bem longe do Benfica

Lorenzo Lucca prepara-se para ser reforço do Nottingham Forest. O avançado esteve nas contas do Benfica para a posição de ponta de lança.