O surpreendente Burnley Football Club

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Recuando no tempo até à temporada 2015/2016, encontramos a equipa do condado de Lancashire, no Championship em que se sagrou campeã com uma campanha irrepreensível e conseguiu, por isso, confirmar a sua 55ª presença no principal escalão de Futebol em Inglaterra.

É, atualmente, o sétimo classificado da Premier League e sem margem para dúvidas, uma das surpresas do Futebol europeu que merece ser destacado.

A subida de divisão na época 2015/2016 foi o mote para uma das mais bonitas fases da história dos Clarets que, desde 2012, comandados por Sean Dyche assumiram de novo o estatuto de “equipa forte”, espelhando aquilo que é  a essência do Futebol inglês, pragmatismo, coesão e intensidade.

Tem sido uma época de sonho para este clube, que teve como principal destaque, a inédita vitória na primeira jornada em Stamford Bridge frente, ao atual campeão, Chelsea por 3-2 num jogo muito bem conseguido por parte do Burnley em que susteve as perigosas e constantes investidas ofensivas dos Blues e conseguiu ser eficaz ao ponto de submeter o campeão a um 0-3 no marcador ao intervalo.

Apenas contando com duas derrotas, frente a Manchester City e West Bromwich nas 11 jornadas corridas, o Burnley surge na tabela classificativa estando apenas a dois pontos do pódio e ainda como terceira melhor defesa.

É por aqui que se começa a explicação do sucesso desta equipa, que tem uma cultura defensiva muito forte e até rara nos dias de hoje. Mérito para o seu treinador, Sean Dyche, que incute nos jogadores um espírito incrível de agressividade e empenho, afirmando mesmo que:

“Eles têm que estar dispostos a levar uma bola no estômago ou no rosto”

Sean Dyche começou fez a sua estreia como treinador de uma equipa principal ao serviço do Watford Fonte: Burnley FC
Sean Dyche começou fez a sua estreia como treinador de uma equipa principal ao serviço do Watford
Fonte: Burnley FC

Aliado a este sólido e coeso setor defensivo, a equipa do Burnley tem um movimento ofensivo simples e pragmático em que coloca de parte, por vezes, o lado artístico do futebol em prol do seu lado mais prático e objetivo, fazer o golo.

E quem são os goleadores dos Clarets?

O australiano Chris Wood e o galês Sam Vokes que colecionam entre si metade dos golos da equipa em todas as competições e que em paralelo ou individualmente têm encaminhado o Burnley às vitórias, assumindo-se como peças chaves ao sucesso do conjunto orientado por Sean Dyche.

Outro fator explicativo do bom momento do Burnley FC é o seu desempenho exemplar dentro de portas, o estádio Turf Moor e o ambiente criado por parte dos fervorosos adeptos, conduzem os Clarets a boas exibições e permite que nos últimos 24 jogos para a Premier League tenham consentido apenas sete derrotas.

Esta é, certamente, uma equipa a ter debaixo de olho para o resto da época que se mantiver a sua coesão defensiva e eficácia atacante, poderá ambicionar algo acima das expectativas e quem sabe entrar na luta pelas competições europeias.

 

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa mete Francesco Farioli nos 4 principais alvos do Chelsea que procura novo treinador

Francesco Farioli está na lista do Chelsea para suceder a Liam Rosenior. Técnico do FC Porto é um dos três nomes mais altos na lista dos blues.

Maxi Araújo admite: «Podíamos acabar o ano quase sem nada, mas merecemos isto»

Maxi Araújo analisou a passagem do Sporting à final da Taça de Portugal. Leões vão ao Jamor pelo terceiro ano consecutivo.

Alvo do Benfica elogiado: «Regula é promissor e foge ao estereótipo polaco»

Bruno Baltazar, treinador do Radomiak Radom, na Polónia, descreveu as qualidades e o potencial do alvo do Benfica, Marcel Regula.

Francisco Trincão analisa apuramento do Sporting para a final da Taça de Portugal e desvaloriza cansaço: «Não sinto que estejamos esgotados»

Francisco Trincão analisou a passagem do Sporting à final da Taça de Portugal. Leões vão ao Jamor pelo terceiro ano consecutivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi, António Silva, Gonçalo Oliveira e Joshua Wynder: eis o ponto de situação sobre os defesas do Benfica

O Benfica tem no centro da defesa a prioridade para começar a delinear o plantel da próxima época. Há quatro nomes em análise.

Lenda do Chelsea deixa fortes críticas a Enzo Fernández: «Não é líder e não merece jogar no Chelsea»

Enzo Fernández foi alvo de duras críticas por parte de Frank Lebouef, após a quinta derrota consecutiva do Chelsea na Premier League.

Álvaro Arbeloa desvaloriza gosto de Kylian Mbappé em publicação sobre José Mourinho: «Não me interessa se ele gosta de uma publicação sobre o Mourinho...

Álvaro Arbeloa foi questionado sobre o gosto de Kylian Mbappé em publicação sobre José Mourinho. Técnico do Real Madrid desvalorizou.