O surpreendente Burnley Football Club

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Recuando no tempo até à temporada 2015/2016, encontramos a equipa do condado de Lancashire, no Championship em que se sagrou campeã com uma campanha irrepreensível e conseguiu, por isso, confirmar a sua 55ª presença no principal escalão de Futebol em Inglaterra.

É, atualmente, o sétimo classificado da Premier League e sem margem para dúvidas, uma das surpresas do Futebol europeu que merece ser destacado.

A subida de divisão na época 2015/2016 foi o mote para uma das mais bonitas fases da história dos Clarets que, desde 2012, comandados por Sean Dyche assumiram de novo o estatuto de “equipa forte”, espelhando aquilo que é  a essência do Futebol inglês, pragmatismo, coesão e intensidade.

Tem sido uma época de sonho para este clube, que teve como principal destaque, a inédita vitória na primeira jornada em Stamford Bridge frente, ao atual campeão, Chelsea por 3-2 num jogo muito bem conseguido por parte do Burnley em que susteve as perigosas e constantes investidas ofensivas dos Blues e conseguiu ser eficaz ao ponto de submeter o campeão a um 0-3 no marcador ao intervalo.

Apenas contando com duas derrotas, frente a Manchester City e West Bromwich nas 11 jornadas corridas, o Burnley surge na tabela classificativa estando apenas a dois pontos do pódio e ainda como terceira melhor defesa.

É por aqui que se começa a explicação do sucesso desta equipa, que tem uma cultura defensiva muito forte e até rara nos dias de hoje. Mérito para o seu treinador, Sean Dyche, que incute nos jogadores um espírito incrível de agressividade e empenho, afirmando mesmo que:

“Eles têm que estar dispostos a levar uma bola no estômago ou no rosto”

Sean Dyche começou fez a sua estreia como treinador de uma equipa principal ao serviço do Watford Fonte: Burnley FC
Sean Dyche começou fez a sua estreia como treinador de uma equipa principal ao serviço do Watford
Fonte: Burnley FC

Aliado a este sólido e coeso setor defensivo, a equipa do Burnley tem um movimento ofensivo simples e pragmático em que coloca de parte, por vezes, o lado artístico do futebol em prol do seu lado mais prático e objetivo, fazer o golo.

E quem são os goleadores dos Clarets?

O australiano Chris Wood e o galês Sam Vokes que colecionam entre si metade dos golos da equipa em todas as competições e que em paralelo ou individualmente têm encaminhado o Burnley às vitórias, assumindo-se como peças chaves ao sucesso do conjunto orientado por Sean Dyche.

Outro fator explicativo do bom momento do Burnley FC é o seu desempenho exemplar dentro de portas, o estádio Turf Moor e o ambiente criado por parte dos fervorosos adeptos, conduzem os Clarets a boas exibições e permite que nos últimos 24 jogos para a Premier League tenham consentido apenas sete derrotas.

Esta é, certamente, uma equipa a ter debaixo de olho para o resto da época que se mantiver a sua coesão defensiva e eficácia atacante, poderá ambicionar algo acima das expectativas e quem sabe entrar na luta pelas competições europeias.

 

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.

Roberto Martínez lança Mundial 2026: «Precisamos de um terceiro ponta de lança»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional quer mais um ponta de lança para levar ao Mundial 2026.

Força da Tática | Vitória SC x Braga

O dérbi minhoto entre Vitória SC e Braga foi uma partida taticamente rica, mas com pouco espaço para conforto na construção.