📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Será que vai ser José Mourinho a parar o furacão «red»?

- Advertisement -

58 pontos, fruto de vinte vitórias e um empate, em vinte e uma partidas, 49 golos marcados e 14 sofridos. É este o registo avassalador do Liverpool FC de Jurgen Klopp, na Premier League. O título parece garantido e agora fica a pergunta: será que o Tottenham Hotspur FC de José Mourinho terá argumentos para travar a marcha imperial dos reds?

O duelo entre Tottenham e Liverpool do próximo sábado (17h30) tem tudo para deixar mais marcas no conjunto londrino do que nos atuais líderes do campeonato, quer seja pela positiva ou pela negativa. Enquanto a formação de Merseyside tem a questão praticamente resolvida quanto à conquista da Premiership, do outro lado o Tottenham precisa de pontos como de pão para a boca para não perder o comboio do quarto lugar (última posição de acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada).

O desafio é talhado para equipas que gostam de se agigantar e este Tottenham tem sido tudo menos uma equipa de grande dimensão esta temporada. Mauricio Pochettino montou uma estrutura sólida, com uma ideia de jogo atraente, e levou os Spurs a um crescimento sustentado, mas o início de época irregular e sobretudo com vários problemas defensivos levou à aposta numa mudança de treinador.

José Mourinho entrou e se os indicadores iniciais pareceram promissores, logo o Tottenham caiu numa certa previsibilidade na forma como constrói o jogo, mostrando excessiva dependência do passe longo e do ataque à profundidade, quando as características de boa parte dos médios ofensivos do conjunto do Norte de Londres exigem um futebol rápido mas mais envolvente.

Mourinho é o treinador do vice-campeão da Europa
Fonte: Tottenham Hotspur

Ora, e o que deve fazer o Tottenham para conseguir travar uma máquina que parece imparável? Para começar, demonstrar uma coesão defensiva que não tem revelado, regra geral, na presente temporada. Fruto de lesões, mudanças, adaptações e erros individuais, o rendimento coletivo da defesa dos Spurs tem sido inconstante. Coesão não significa necessariamente defender muito recuado, embora cortar o ataque à profundidade seja uma forma de minimizar os perigos que possam surgir do lado dos líderes da Premier League.

O Liverpool é possivelmente, neste momento, a equipa taticamente mais completa do mundo e possui uma panóplia de recursos para ferir os adversários. Tanto sabe atacar de forma organizada, em posse, como estica com grande voracidade e destreza no trio da frente, bem alicerçado por um meio-campo robusto e pressionante e uma dupla de laterais (Alexander Arnold-Robertson) que parece voar em campo.

Mourinho vai variando entre um esquema com três ou quatro defesas e a equipa ainda não encontrou os equilíbrios. Ndombélé podia parecer encaixar na perfeição no modelo do técnico português mas voltou a lesionar-se. No empate perante o Middlesborough, na FA Cup, viu-se um meio-campo bastante ofensivo, fruto também das circunstâncias.

A questão para o jogo do próximo sábado, com o Liverpool, é perceber qual o enquadramento tático dos Spurs perante um adversário tão forte e num cenário adverso para José Mourinho na construção da própria equipa. A aposta num 5-3-2 flexível (com os laterais a projetarem-se em fase ofensiva) pode ser a melhor arma, numa altura em que a equipa fica mais dependente da criatividade de Eriksen e dos rasgos de Son, com o craque Kane afastado por lesão.

APOSTA VIP: +2.5 golos

A irregularidade defensiva do Tottenham, aliada à capacidade do Liverpool faturar em todos os contextos, leva a crer que este vai ser um jogo com pelo menos três golos. E apesar de se tratar de um clássico, a diferença de estabilidade revelada pelas duas equipas ao longo da temporada faz dos reds favoritos para este desafio.

Foto de Capa: Liverpool FC

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Francisco Sousa
Francisco Sousahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em jornalismo, o Francisco esteve no Maisfutebol entre 2014 e 2017, ano em que passou para a A BOLA TV. Atualmente, é um dos comentadores da Eleven.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.