Cabeçalho Liga Italiana

AC Milan, o nome de um histórico do futebol italiano e europeu. Quem não se lembra de jogadores como Kaká, Seedorf, Maldini, Pirlo, Nesta, Inzaghi, Gattuso, Gullit, Baresi, Rijkaard e até mesmo Van Basten? Um dos melhores clube do mundo onde jogaram várias das maiores e melhores estrelas do futebol mundial. O clube de Milão conta com um vasto palmarés, sendo que é o segundo clube com mais titulos da Serie A juntamente com o eterno rival Inter – 18 contra 31 da Juventus. É também o segundo clube com mais conquistas da prestigiada Liga dos Campeões, contando com 7 troféus. A última vez que se sagrou campeão italiano foi na época de 2010-2011, tendo nas duas épocas a seguir feito 2º e 3º lugar respectivamente.
Foi no ano de 2013 que o Milan se viu numa situação que outrora não tinha conhecido. Começou a ter algumas dificuldades pois foi perdendo alguns dos seus melhores jogadores e realizou de seguida duas das piores épocas de uma história com mais de 100 anos de história. Em 2013-2014 acabaram o campeonato fora da zona de qualificação europeia, acabando em 8º lugar onde ficaram a uns expressivos 45 pontos da campeã Juventus. Em 2014-2015 conseguiram piorar o seu registo, ficando mais longe ainda da zona europeia terminando em 10º lugar a 35 pontos da campeã Juventus.

O adolescente Donnaruma é candidato a figura do dérbi Fonte: UEFA
Donnarumma defende o rumo à regeneração milanesa
Fonte: UEFA

Hoje a conjuntura milanesa é diferente daquela que se vivia há uns anos atrás. Depois de perder recentemente algum prestígio e uma equipa de super-estrelas, a equipa de Milão está a tentar reerguer-se procurando voltar o mais cedo possível às provas europeias. Actualmente encontra-se em 3º lugar na Serie A a 8 pontos da lider Juventus. Após começar a sua campanha de forma positiva com vitórias sobre Lazio, Sassuolo e até Juventus, é altura de perceber se a boa forma é algum renascimento temporário ou um verdadeiro sinal de melhoria a longo prazo. Actualmente e sabendo que o futebol moderno não será nem de perto o que foi o futebol nos tempos mais antigos, o Milan procura formar um bom plantel mas sobretudo formar e desenvolver os seus jovens jogadores com maior potencial. Conta no seu plantel com jovens de enorme valor tais como Niang, Pasalic, Locatelli e o nome mais sonante e que já é visto como um dos mais influentes apesar de só ter 17 anos de idade, falo de Gianluigi Donnarumma.

Hoje o AC Milan vai ter pela frente mais um bom teste para provar a sua força e se realmente tem capacidade para chegar ao tão desejado título italiano. Defrontam o seu eterno rival Inter que recentemente trocou de treinador, estando ainda sem as ideias do mesmo a 100%, podendo então o Milan tirar proveito disso. Encontram-se também numa das suas piores fases e de orgulho ferido estando apenas num modesto 10º lugar. O Milan é aqui dado como favorito para o jogo e irá procurar vencer o encontro continuando assim à procura de garantir o seu principal objectivo: a qualificação para a Liga dos Campeões, correndo para o título como outsider dando esse principal protagonismo à Juventus e à Roma. Os adeptos querem o título mas sabem que o clube querendo voltar ao seu auge tem que estar na Liga dos Campeões e isso é a prioridade para este ano. Apesar de uma equipa algo jovem, apresenta um bom conjunto de jogadores que certamente num projecto mais a médio prazo, poderá vir a dar os frutos desejados e voltar então a aumentar o palmarés de um dos melhores clubes do mundo.

 

Anúncio Publicitário

Foto de capa: AC Milan

Comentários