Atalanta BC: O racionar da posse segundo Gasperini

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

Há uma cidade da Lombardia, em Itália, chamada Bergamo (Bergamaschi em italiano), da qual resplandece alegria pelo que a principal equipa de futebol vai conseguindo fazer num dos campeonatos mais competitivos do mundo, depois de épocas consecutivas marcadas pela sofreguidão exigida na luta pela manutenção na Serie A.

Este ano o rumo parece ser diferente, a avaliar pelo desempenho do clube. A Atalanta ocupa o 5º lugar do principal campeonato italiano, com vantagem sobre o Milan, Lazio e Fiorentina e é, neste momento, o conjunto em melhor forma da competição a seguir à pentacampeã Juventus, somando seis jogos consecutivos sem perder, nos quais conquistou cinco triunfos, o último dos quais no San Paolo, diante do Nápoles (0-2).

Na base destes resultados há um conceito muito simples que parte de um técnico que assume o purismo do futebol italiano (só podia) na estratégia de cada jogo – a racionalização da posse de bola. Cada segundo de posse tem de ser potenciado e maximizado rumo ao objectivo comum, o golo.

Recepção eufórica dos adeptos após a vitória em Nápoles (0-2) Fonte: Atalanta BC
Recepção eufórica dos adeptos após a vitória em Nápoles (0-2)
Fonte: Atalanta BC

Isto traduz-se, portanto, num futebol mais directo e objectivo, em que a perda da bola é algo expectável, mas, também nesse momento, a equipa também tem ferramentas para contrariá-la, revelando um entrosamento posicional que não nasceu da noite para o dia, e teve as suas dores de crescimento (quatro derrotas nos cinco primeiros jogos da Serie A) até atingir o nível de excelência actual, perto do exigido pelo “purista” Gian Pero Gasperini.

Neste contexto táctico, quando em posse, a saída de bola assume importância fundamental, e é algo que tem de ser trabalhado desde trás. A linha defensiva (a três, pois claro) está, pois, bem talhada para sair a jogar, preferencialmente em profundidade. Tolói e Masiello são, muitas vezes, pontos de origem ofensiva, explorando costas da defesa, através das alas ou de uma zona central adiantada que tem muito bem presente a noção de receção orientada e de “segunda bola”.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.