Sensacional. Épica. Brilhante. Histórica. Podemos definir a temporada da Atalanta de qualquer uma destas formas.

O 3° lugar conquistado na Serie A, a consequente qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época e a presença na final da Taça de Itália dão à equipa, treinada por Gasperini, o “título” da equipa sensação do ano em Itália. Não esquecendo também que foram o melhor ataque da Serie A com 77 golos marcados. O colombiano Zapata de 28 anos foi o melhor marcador da equipa com 23 golos marcados, 2° melhor marcador da Serie A, ultrapassado em 3 golos pelo italiano Quagliarella, da Sampdoria. Curiosamente Zapata foi emprestado no início do ano pela Sampdoria, num empréstimo com a duração de 2 anos e com opção de compra na ordem dos 14M. Já se pode dizer que vale todo o dinheiro que será gasto na sua aquisição definitiva.

Mas esta época de sucesso teve também uma enorme contribuição por parte de jogadores como Iličić que marcou 12 golos e assistiu para outros 7 e Alejandro Gómez que marcou 7 e assistiu para 11, isto tudo somente na Serie A.

A 20 de janeiro Duván Zapata frente ao Frosinone marcou 4 golos na vitória por 0-5.
Fonte: Atalanta BC

De valorizar o enorme trabalho que Gasperini fez com estes jogadores pois estamos a falar se jogadores que desde sempre mostraram qualidade mas nunca foram aproveitados da melhor. Zapata de 28 anos, Iličić e Gómez de 31 tiveram uma época excelência.

Convém não esquecer também do suíço Remo Freuler e do holandês Marten de Ron, os dois meios-campistas que em muito contribuíram para a estabilidade defensiva e ofensiva do jogo praticado pela Atalanta.

Nunca os 111 anos de história do clube viram uma época tão bem conseguida como esta. A ansiedade em ver esta equipa jogar a “Liga Milionária” é grande. Será curioso também ver o que a equipa de Gasperini fará no mercado de verão. Conseguirá ele manter o núcleo forte da equipa? Rumores falam no interesse da Atalanta nos serviços de Tiquinho Soares, jogador do FC Porto, significando assim uma saída de Zapata?

Foto de Capa: Atalanta BC

Comentários