De Rossi: o capitão do futuro

- Advertisement -

Daniele De Rossi faz 31 anos este ano. Para muitos passou ao lado de uma carreira fenomenal, principalmente em termos de conquistas, muito por causa do seu amor incondicional à AS Roma – situação parecida com a de Francesco Totti. Não me verão a mim proferir uma palavra de desagrado com esta situação, pois folgo em saber que ainda existem jogadores que preferem o amor ao clube e à camisola ao dinheiro, isto apesar de De Rossi ser o jogador mais bem pago a actuar na Serie A, auferindo um salário anual de 6,5 milhões de euros. Já o pai de De Rossi, Alberto, foi jogador da Roma e subsequentemente treinador dos escalões de formação do clube, logo a paixão pela Roma é uma herança de família.

De Rossi juntou-se às camadas jovens da Roma em 2000, vindo do Ostia Mare, onde jogava como avançado. Estreou-se pela equipa principal dos giallorossi em 2001 num jogo da Liga dos Campeões contra o Anderlecht, mas o seu primeiro jogo na Serie A veio apenas em 2003 contra o modesto Como. A sua primeira titularidade, nesse mesmo ano, deu-se contra o Torino, jogo onde apontou também o seu primeiro golo pelo clube.

De Rossi é um dos médios mais completos da actualidade. Mais do que ele talvez apenas o gigante do meio-campo do Manchester City Yaya Touré. É um faz-tudo no meio-campo da Roma e da Itália. É forte e rápido e tanto rouba bolas como as passa e remata. Defende e ataca com mestria, constrói e destrói jogo com facilidade. O que quer que a equipa precise ele fornece. Arrisco dizer que é o melhor médio defensivo do mundo, o que explica as constantes propostas de Real Madrid, Chelsea ou Manchester United para a aquisição do jogador. Continua a ser importantissimo no meio-campo da Roma, estando a ser um dos maiores responsáveis pela excelente época que a Roma está a fazer este ano. É também figura fundamental no meio-campo da selecção italiana que disputa este Verão o Mundial no Brasil. Uma boa campanha da squadra azzurra passará com certeza pelos pés deste excelente jogador.

Daniele de Rossi é um dos pilares da Roma e da selecção italiana Fonte: Getty Images
Daniele de Rossi é um dos pilares da Roma e da selecção italiana
Fonte: Getty Images

De Rossi usa desde 2005/2006 o número 16 nas costas da sua camisola devido ao nascimento da sua filha a 16 de Julho de 2005. Antes disso usou os números 27 e 4.

O palmarés de De Rossi pela Roma inclui apenas duas Taças de Itália e uma Supertaça Italiana, mas junta a isso um Campeonato da Europa de sub-21 e o Mundial de 2006 pela selecção transalpina. Foi eleito o jovem do ano em Itália em 2006 e em 2009 ganhou o prémio de jogador italiano do ano.

Totti ganhou a sua única Serie A pela Roma na época de 2000/2001, jogando ao lado de jogadores como Samuel, Cafú, Emerson, Nakata, Montella ou Batistuta. De Rossi continua e continuará atrás desse título, tendo ficado em segundo lugar por seis ocasiões se contarmos com esta época. Contudo, a Roma está no bom caminho e com um pouco de sorte De Rossi conseguirá a tão cobiçada Serie A antes de pendurar as botas. Ninguém o merece mais que ele.

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reencontro de José Mourinho: Onde ver o Real Madrid x Inter Milão para a Champions League?

O Real Madrid x Inter Milão vai ser transmitido na DAZN 1. Jogo é referente à primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Começa a caminhada europeia: Onde ver o FC Porto x Manchester City para a Champions League?

O FC Porto vai jogar contra o Manchester City na primeira jornada da Champions League. Duelo será transmitido na Sport TV 5.

Gusttavo Sousa reforça Estoril Praia: «Podem ter a certeza que serei mais um adepto deste clube que estará dentro de campo»

Gusttavo Sousa foi emprestado pelo Flamengo ao Estoril Praia até ao final da temporada. Lê o que disse o jovem lateral de 20 anos.

FC Porto: Gabriel Verón tem 2 interessados no Japão e outro no Brasil

Gabriel Verón tem vários interessados: Remo (apesar de descarta, por agora, um regresso ao Brasil), FC Tokyo e o Vissel Kobe, do Japão.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Miami de Lionel Messi não segura vitória e empata com Atlanta United nos últimos minutos

O Inter Miami empatou 2-2 esta madrugada com o Atlanta United na MLS. Lionel Messi fez uma assistência na partida.

Cassiano Klein após Benfica perder a Supertaça de Futsal: «A nossa equipa deixou tudo em campo»

O Benfica perdeu com o Sporting por 3-2 na Supertaça de Futsal. Eis o que disse o treinador Cassiano Klein no final do jogo.

Nuno Dias: «Apesar de tudo, é um resultado que se ajusta ao que foi o nosso desempenho e somos uns justos vencedores desta Supertaça»

O Sporting venceu o Benfica por 3-2 e conquistou a Supertaça de Futsal. Eis o que disse o treinador Nuno Dias no final do jogo.