cab serie a liga italiana

Com 14 jornadas disputadas, o Nápoles é líder isolado da Série A, feito que não acontecia há 25 anos, e os seus adeptos voltam a sonhar com o scudetto, que lhes foge desde a época 1989/90, quando o mítico Diego Maradona ainda deslumbrava com o seu futebol pelos relvados italianos.

Fator decisivo para a boa campanha desempenhada pelos napolitanos nesta temporada tem sido o contributo que Gonzalo Higuaín tem dado à equipa. El Pipita está a realizar o melhor arranque de época desde que chegou a Itália e leva já 12 golos em 14 partidas no campeonato, dados que fazem dele o melhor marcador da Série A. A acrescentar a esses números, é de salientar que o internacional argentino soma oito jogos consecutivos a fazer balançar as redes da baliza adversária no Estádio San Paolo e está perto de igualar o recorde protagonizado por Maradona em 1987/88 (nove jogos seguidos a marcar em partidas caseiras).

As exibições do avançado, que cumpre a terceira época em Itália, depois de ter passado pelo Real Madrid, têm sido fulcrais para a liderança isolada do emblema do sul de Itália no campeonato, facto que se refletiu na passada jornada, quando o Nápoles defrontou o Inter, estando em disputa o primeiro lugar da tabela. A veia goleadora de Higuaín, que apontou dois golos no encontro, deu o triunfo e a desejada liderança isolada aos azzurri.

Nápoles sonha com o scudetto que não vence desde 1990 Fonte: SSC Nápoles
Nápoles sonha com o scudetto que não vence desde 1990
Fonte: SSC Nápoles

O Nápoles tem realizado boas campanhas no campeonato em anos recentes, inclusive alcançou o segundo lugar em 2012/13, mas o poderio avassalador da Juventus por terras transalpinas tem sido indiscutível nos últimos anos. Ainda assim, com o mau começo de época protagonizado pela vecchia signora (está a sete pontos da liderança), esta é a oportunidade ideal para o Nápoles voltar a estar no topo do Calcio. Ainda que esta temporada esteja a ser pautada pelo equilíbrio no topo da tabela classificativa, pode valer aos napolitanos a inconsistência de resultados e falta de regularidade que clubes como o Inter ou a Roma têm apresentado em tempos recentes, e o facto de o Fiorentina não ter plantel para chegar e manter-se no posto cimeiro do campeonato durante toda a época.

Anúncio Publicitário

Se Higuaín conseguir manter este registo goleador e a equipa continuar com a consistência e senda vitoriosas que tem evidenciado sob o comando de Maurizio Sarri – técnico que está já a deixar a sua marca no clube, logo na primeira época -, o Nápoles, que conta nas suas fileiras com outros jogadores fulcrais no sucesso da equipa (casos de Marek Hamsik, José Callejón, Lorenzo Insigne, Dries Mertens, Pepe Reina, Albiol, entre outros), pode voltar a fazer os seus adeptos sorrir e festejar novamente, após a gloriosa passagem do lendário Diego Armando Maradona no clube.

Foto de Capa: SSC Nápoles

Comentários