serie a

Por muitos é conhecida como Juventus, mas em Itália são muitos os que a conhecem como “La Fidanzata d’Italia”, que em italiano significa “a namorada de Itália”. A expressão nasceu por ser o clube italiano com mais adeptos. Partindo desse pressuposto, parece realmente irracional que o clube transalpino tenha um estádio que apenas suporta 41 000 expectadores enquanto o San Siro, por exemplo, tem uma lotação de cerca de 80 000 expectadores. Mas é tudo menos irracional. Arrisco-me a dizer que foi um dos atos mais brilhantes de gestão da história do calcio em Itália.

La Fidanzata d'Italia - o clube com mais adeptos em Itália  Fonte: 45football.com
La Fidanzata d’Italia – o clube com mais adeptos em Itália
Fonte: 45football.com

Com fortes ligações à família Agnelli, proprietária da Fiat, a Juventus conquistou desde cedo o coração dos Italianos. Porém, o clube tinha dificuldades em encher os 67 000 lugares do Stadio Delle Alpi, que mesmo mais recente na era de ouro da Juventus rondava pouco mais de metade da ocupação em média. Isto é fruto de uma conjuntura complexa que se resume à reduzida densidade populacional da cidade de Turim quando comparada com Milão, por exemplo, à existência de outro clube na mesma cidade (Torino) e ainda à catástrofe que foi a mudança para o Stadio Delle Alpi, que foi amplamente criticada pelos fãs da vechia signora devido à má acessibilidade e à grande distância entre bancadas e relvado.

A baixa taxa de ocupação fazia a Juventus menos forte em casa do que fora. A Juventus contornou com brilhantismo a contrariedade, percebeu que às vezes menos é mais e no seu novo estádio reduziu a lotação em 26 000 lugares. Assim se explica por que um clube com cerca de 12 milhões de adeptos em Itália tenha um estádio com 41 000 lugares. O Juventus Stadium é um regalo para os olhos de qualquer adepto de futebol ou fã de arquitectura moderna e um inferno para as equipas visitantes, devido à reduzida distância entre relvado e bancadas e às suas elevadas taxas de ocupação.

O antigo Delle Alpi não conseguia encher nem em dias de  hampions  Fonte: curvafiladelfia.files.wordpress.com
O antigo Delle Alpi não conseguia encher nem em dias de Champions
Fonte: curvafiladelfia.files.wordpress.com

O clube contornou a diminuição da possibilidade de receitas de bilheteira com a criação de zonas VIP, de um museu, de um hotel e de um centro comercial. O estádio foi inaugurado num jogo contra o histórico Notts County, clube que tem uma ligação longínqua com a Juventus, sendo o responsável pelo facto de a equipa piemontesa equipar de preto e branco. O primeiro golo no estádio foi marcado pelo lendário avançado italiano Luca Toni. Deste então o Juventus Stadium viu a vechia signora recuperar o domínio perdido e conquistar o tricampeonato italiano.

Anúncio Publicitário

Os adeptos de La Fidanzata d’Italia choraram quando o caos do Calciopoli se abateu sobre o clube e desmantelou uma das mais fascinantes equipas que tive o prazer de jogar, mas agora têm novamente motivos para sorrir e um desses motivos é a sua fantástica nova casa!