Liga Italiana, Jornada 6: domingo, 17h00, 26 de setembro de 2021

ANTEVISÃO: UM ‘DERBY DELLA CAPITALE’ PARA ESTREANTES

Anúncio Publicitário

Um dos jogos mais aguardados em solo italiano, época após época! O dérbi da capital de Itália opõe SS Lazio e AS Roma e conta já com um longo e recheado histórico de confrontos no mítico ‘Stadio Olimpico’, partilhado pelos dois emblemas.

CIRO IMMOBILE OU TAMMY ABRAHAM, ALGUM DOS DOIS IRÁ MARCAR O PRIMEIRO GOLO DO DÉRBI ROMANO? VÊ AS EXCELENTES ODDS E APOSTA COM A BET.PT?

Desde o seu regresso ao futebol italiano, José Mourinho já superou diversos desafios ao longo das últimas semanas, mas ainda nenhum tão exigente como este, considerado um dos duelos mais fervorosos da Europa. Da última jornada saiu uma dificuldade acrescida: a ausência do influente Lorenzo Pellegrini após expulsão.

Do outro lado, Maurizio Sarri tem feito praticamente todo o percurso enquanto técnico no campeonato de Itália, mas também nunca esteve no cerne de um dérbi de Roma. Por isso, frente a frente, estarão dois técnicos a estrear-se perante tal ambiente, eles que só por uma vez se defrontaram na carreira.

À entrada para a sexta jornada, as duas equipas estão separadas por cinco pontos, com a Roma no quarto lugar e a Lazio no sétimo posto, às portas da Europa. Ambos os conjuntos já conheceram o sabor da derrota por uma vez nesta reta inicial de temporada, mas ninguém vai querer repetir esse cenário, muito menos num jogo deste calibre. Será que alguém vai sair a sorrir?

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A Lazio chega ao dérbi sem ganhar há sensivelmente um mês, altura em que goleou o Spezia Calcio por 6-1. Desde então somou duas derrotas (uma no campeonato e outra na Liga Europa) e vem de dois empates consecutivos.
  2. A Roma venceu quatro das cinco jornadas disputados, tendo perdido apenas por 3-2 na deslocação ao reduto do Hellas Verona FC. Além disso, venceu ainda os três duelos da Conference League.
  3. Sarri e Mourinho apenas se defrontaram por uma ocasião, registando-se um empate a duas bolas entre o Chelsea FC (treinado pelo italiano) e o Manchester United FC (comandado pelo português), em outubro de 2018.
  4. Num histórico de 168 confrontos, a Roma soma 62 vitórias contra as 44 obtidas pela rival Lazio. Os outros 62 duelos terminaram em empate.
  5. Na condição de visitada, a Lazio soma 27 triunfos, os mesmos que os giallorossi, ao que se acrescenta o registo de 29 empates. Cenário mais equilibrado era impossível…
  6. Enquanto visitados, os biancocelesti não perdem com a rival desde 2016, altura em que se verificou um triunfo “forasteiro” por 2-0. Desde esse ano, registaram-se três vitórias caseiras sem sofrer golos e ainda dois empates.
  7. A Roma sorriu no último dérbi ao vencer por 2-0, mas não o tinha conseguido fazer nos quatro duelos anteriores (duas vitórias da Lazio por 3-0 e duas igualdades a uma bola).
  8. Esta será a 12ª vez que as duas formações se vão defrontar na jornada 6 da Liga Italiana, com a particularidade de todas terem acontecido no século XX: a Lazio venceu cinco jogos, empatou quatro e viu a Roma vencer apenas dois.
  9. A Lazio tem tido um início de caminhada semelhante ao de anos anteriores, chegando a esta altura da prova normalmente entre seis a dez pontos. Atualmente, tem oito pontos conquistados.
  10. A Roma soma agora 12 pontos e já não tinha um arranque tão positivo no campeonato italiano desde a época 2014/15, altura em que somava cinco triunfos em cinco jornadas. Desde essa temporada, oscilou entre os cinco e os dez pontos.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Ciro Immobile (SS Lazio) – Tem sido um dos jogadores mais decisivos da presente temporada, ao ponto de já levar seis golos apontados nas primeiras cinco jornadas. Os últimos dois tentos foram mesmo cruciais para que a Lazio resgatasse um ponto em cada um dos últimos dois jogos. O ponta de lança italiano destaca-se pela sua veia goleadora, bem como pelas movimentações que faz dentro da grande área, tanto a desmarcar-se como aos colegas de equipa. Conseguirá dar seguimento aos golos no dérbi?

 

Gianluca Mancini (AS Roma) – Essencial lá atrás, no eixo da defesa, mas igualmente importante para o processo ofensivo da equipa. O central italiano tem conseguido afirmar-se na Roma nas últimas temporadas e nesta época já leva um golo. Seguro a defender, Gianluca Mancini já demonstrou saber os timings certos de interceção e de saída para o ataque, além do bom jogo aéreo que possui, quer a afastar o perigo da baliza da sua equipa, quer a criá-lo na área oposta através de bolas paradas.

 

XI’S PROVÁVEIS

SS Lazio: Pepe Reina; Elseid Hysaj, Francesco Acerbi, Luiz Felipe, Adam Marusic; Luis Alberto, Danilo Cataldi, Milinkovic-Savic; Pedro, Felipe Anderson, Ciro Immobile

Treinador: Maurizio Sarri

“Vamos jogar contra uma equipa forte, não vai ser um jogo normal, é o derby de Roma e por isso um dos jogos mais importantes da Europa. A minha equipa está muito viva e a treinar bem, mas há algo que nos impede de nos expressarmos da melhor forma. A percentagem de passes bem-sucedidos é baixa para uma equipa que pretende ocupar o topo da tabela”

 

AS Roma: Rui Patrício; Riccardo Calafiori, Roger Ibañez, Gianluca Mancini, Rick Karsdorp; Jordan Veretout, Bryan Cristante; Henrikh Mkhitaryan, El Shaarawy, Nicolò Zaniolo; Tammy Abraham

Treinador: José Mourinho

“Estou aqui há alguns meses e tenho ainda que entender algumas dinâmicas mais detalhadamente, tenho que estar mais por dentro para entender tudo. A rivalidade é 100% bela. Além do significado que tudo isto tem, quero que a minha equipa tenha muito mais ambição do que vencer um dérbi.”

 

PREVISÃO DE RESULTADO: SS LAZIO 1-1 AS ROMA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome