Totti, novo Deus da mitologia romana

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

 

“É impossível resumir 28 anos em algumas frases”

Foram as primeiras palavras da arrebatadora que Francesco Totti leu, ontem, em pleno Stadio Olimpico de Roma, após ter dado a volta ao estádio acenando aos adeptos por entre lágrimas e suspiros mútuos, após ter entrado aos 54 minutos de uma partida em que a Roma recebeu e venceu, por 3-2, o Génova e garantiu acesso direto à Liga dos Campeões. Mas alguém se lembra disso?

Que melhor imagem encontrar do que esta? A lenda romana, acompanhada pela mulher Ilary e os três filhos, Isabel, Chanel, Cristian, a percorrer todo o estádio, olhando para os adeptos ‘giallorossi’ como que para os 25 anos anteriores, com muito amor. Afinal de contas, estava entre duas famílias, a verdadeira, digamos assim, e a do futebol, aquela que construiu com a bola nos pés.

Verdade seja dita, são 28 anos na Roma, desde os sub-14, desde 1989, mas 25 anos assinalam o seu vínculo profissional ao clube fundado em 1927.

O momento da noite de ontem em que Francesco Totti leu uma emocionante carta de despedida a todos os adeptos ‘giallorossi' Fonte: DailyMail
O momento da noite de ontem em que Francesco Totti leu uma emocionante carta de despedida a todos os adeptos ‘giallorossi’
Fonte: DailyMail

A 28 de março estreava-se na Serie A italiana, num Brescia-Roma. Ontem, também 28, mas de maio, e de 2017…chegou o dia que ele não queria que chegasse, nem os amantes do futebol.

Confesso que (e eu que gosto de me afirmar como uma pessoa pouco sentimentalista) me arrepiei a ver tudo. E se não chorei, a verdade é que as lágrimas tiveram vontade de se expressar.

Jogou 619 vezes na Serie A, tantas quanto Gianluigi Buffon e só Paolo Maldini ultrapassa a marca (647). Golos foram, ao todo, na Roma, 307, tendo arrecadado o prémio de melhor marcador em 2006/07 e esses 26 golos que faturou na Série ‘A’ valeram-lhe igualmente a Bota de Ouro nessa época. Individualmente, registe-se igualmente o prémio Golden Foot em 2010 e ter feito parte da Equipa do Euro 2000. Na seleção, 58 foram as internacionalizações que realizou, 9 golos, mais 16 tentos em 41 jogos nas seleções jovens.

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Araújo na lista do Bayern Munique para reforçar a defesa bávara

O Bayern Munique já iniciou contactos por Tomás Araújo, central do Benfica blindado por 80 milhões, que é visto como prioridade para a defesa bávara.

Championship: Tudo em aberto entre Hull City e Millwall na luta pela subida à Premier League

Após empate a zero na primeira mão, Hull e Millwall adiam a decisão do acesso à final do play-off para 11 de maio. O outro finalista sairá do duelo entre Middlesbrough e Southampton.

Português de 16 anos coloca o Lens na Champions League e confirma despromoção do Nantes

Na 33.ª jornada da Ligue 1, o Lens venceu por 1-0 com um golo do jovem português de 16 anos, Mezian Soares.

Joe Cole aconselha regresso de José Mourinho ao Chelsea: «É a melhor decisão»

Joe Cole defendeu que a contratação de José Mourinho é a «melhor decisão» e a opção mais 'realista' para o Chelsea, acreditando que o atual técnico do Benfica seria capaz de reerguer a equipa londrina num prazo de três anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Recuperação épica: Palma Futsal anula desvantagem de cinco golos e defronta Sporting na final da Champions League de Futsal

O Palma Futsal venceu o Etoile Lavalloise por 5-4 nos penáltis e garantiu a passagem à final da Liga dos Campeões de futsal, onde vai enfrentar o Sporting.

Eduardo Quaresma celebra 100 jogos pelo Sporting e atira: «Sinto-me muito mais completo»

Aos 100 jogos pelo Sporting, Eduardo Quaresma recordou o golo do bicampeonato frente ao Gil Vicente e destacou o jogo com o FC Porto como o relançar da sua carreira.

Torino regressa às vitórias com triunfo caseiro frente ao Sassuolo

O Torino venceu por 2-1 frente ao Sassuolo com Rafael Obrador no onze inicial, num encontro da 36.ª jornada da Serie A.