📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Totti, novo Deus da mitologia romana

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

 

“É impossível resumir 28 anos em algumas frases”

Foram as primeiras palavras da arrebatadora que Francesco Totti leu, ontem, em pleno Stadio Olimpico de Roma, após ter dado a volta ao estádio acenando aos adeptos por entre lágrimas e suspiros mútuos, após ter entrado aos 54 minutos de uma partida em que a Roma recebeu e venceu, por 3-2, o Génova e garantiu acesso direto à Liga dos Campeões. Mas alguém se lembra disso?

Que melhor imagem encontrar do que esta? A lenda romana, acompanhada pela mulher Ilary e os três filhos, Isabel, Chanel, Cristian, a percorrer todo o estádio, olhando para os adeptos ‘giallorossi’ como que para os 25 anos anteriores, com muito amor. Afinal de contas, estava entre duas famílias, a verdadeira, digamos assim, e a do futebol, aquela que construiu com a bola nos pés.

Verdade seja dita, são 28 anos na Roma, desde os sub-14, desde 1989, mas 25 anos assinalam o seu vínculo profissional ao clube fundado em 1927.

O momento da noite de ontem em que Francesco Totti leu uma emocionante carta de despedida a todos os adeptos ‘giallorossi' Fonte: DailyMail
O momento da noite de ontem em que Francesco Totti leu uma emocionante carta de despedida a todos os adeptos ‘giallorossi’
Fonte: DailyMail

A 28 de março estreava-se na Serie A italiana, num Brescia-Roma. Ontem, também 28, mas de maio, e de 2017…chegou o dia que ele não queria que chegasse, nem os amantes do futebol.

Confesso que (e eu que gosto de me afirmar como uma pessoa pouco sentimentalista) me arrepiei a ver tudo. E se não chorei, a verdade é que as lágrimas tiveram vontade de se expressar.

Jogou 619 vezes na Serie A, tantas quanto Gianluigi Buffon e só Paolo Maldini ultrapassa a marca (647). Golos foram, ao todo, na Roma, 307, tendo arrecadado o prémio de melhor marcador em 2006/07 e esses 26 golos que faturou na Série ‘A’ valeram-lhe igualmente a Bota de Ouro nessa época. Individualmente, registe-se igualmente o prémio Golden Foot em 2010 e ter feito parte da Equipa do Euro 2000. Na seleção, 58 foram as internacionalizações que realizou, 9 golos, mais 16 tentos em 41 jogos nas seleções jovens.

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.