Ralf Rangnick | Quem é o professor do futebol alemão?

O INÍCIO PRECOCE

Ralf Rangnick nasceu há 63 anos e começou a treinar há 38. Quer isto dizer que se estreou nos bancos com apenas 28 anos, em 1983. O clube não podia ser mais modesto: o FK Viktoria Backnang.

Durante quase 20 anos andou pelos escalões regionais do futebol alemão, com uma passagem de quatro anos como coordenador de formação do VfB Estugarda pelo meio. Foi aí que deu os primeiros passos rumo a uma filosofia que viria a ter sucesso anos mais tarde.

Na viragem do século, depois de levar o SSV Ulm 1846 da Liga Regional à Primeira Liga, regressou a Estugarda como técnico principal. Passou depois pelo Hannover 96 e integrou a equipa técnica do FCG Schalke 04. Ainda que sem grande protagonismo, foi deixando um selo de competência por onde passava.

Pelo meio, ficou popular em 1998 quando apareceu na televisão alemã a explicar a sua filosofia (já lá vamos). Na altura, acabou por dar mais nas vistas pela forma como estava vestido e foi apelidado, com muita ironia à mistura, como “professor do futebol”.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os clubes da carreira de Diogo Jota

Recorda os clubes da carreira de Diogo Jota. O internacional português destacou-se no Liverpool e Seleção Nacional.

A reação emotiva de Jurgen Klopp à morte de Diogo Jota: «Estou destroçado»

Jurgen Klopp reagiu à morte de Diogo Jota. O técnico alemão orientou o internacional português no Liverpool

As novas informações do acidente de viação de Diogo Jota

Já há novas informações acerca da morte de Diogo Jota. O internacional português seguia de carro com destino a Inglaterra.

Aleksander Ceferin reage à morte de Diogo Jota: «Tive a honra de entregar a medalha»

Aleksander Ceferin reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Horta recorda casamento de Diogo Jota: «Há 9 dias estávamos assim»

Ricardo Horta reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Éder reage à morte de Diogo Jota e de André Silva: «É muito difícil encontrar palavras num momento como este»

O antigo internacional português Éder reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

José Pedro Aguiar-Branco destaca Diogo Jota e André Silva: «Uma grande perda para o futebol nacional»

José Pedro Aguiar-Branco reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.