Ralf Rangnick | Quem é o professor do futebol alemão?

    OS “TRÊS C’S” E O GEGENPRESSING

    Mas afinal, o que há de tão especial na filosofia de Rangnick? Alicerçado na implementação de um ADN forte e em equipas de trabalho supercompetentes, Rangnick define três “C’s” cruciais para o desenvolvimento de um clube: conceito; competência e capital.

    O conceito tem a ver, precisamente, com o ADN. O estilo de futebol do clube deve ser atrativo e bem vincado, para que “mesmo num dia mau, seja possível identificar a forma como a equipa joga”. Esse ADN estende-se depois aos jogadores, ao staff, aos adeptos e a tudo que rodeia o clube.

    Um dos pilares desse estilo de jogo é a teoria do “Gegenpressing”, seguida no RB Leipzig e por … Jurgen Klopp. Ragnick define-a como “muito simples” e tem como pontos-chave a pressão alta e intensa e, nos momentos de posse, tentar a progressão rápida e constante no terreno, sem passes para trás ou para o lado.

    Ao contrário do estilo popularizado por Guardiola, o “Gegenpressing” retira ao guarda-redes a responsabilidade de jogar com os pés, a não ser que estritamente necessário. Um estilo que pretende ser, ao mesmo tempo, altamente eficaz e atrativo.

     

    O segundo ponto, a competência é tão simples quanto parece, mas difícil de atingir. Para cada cargo no clube, contratar a melhor pessoa possível, dar-lhe formação e desafios constantes e recompensá-la pelo bom trabalho.

    Os treinadores e scouts devem ser não só especialistas na sua área, mas também em tudo o que influencia a equipa, incluindo a arte de realmente perceber os jogadores e as suas necessidades.

    Por fim, e sem grandes romantismos, defende que um clube precisa de sustentabilidade financeira para se desenvolver. É preciso planear a equipa, as infraestruturas, a rede de scouting, a formação e muitas outras coisas que necessitam de investimento.

    Acima de tudo, o alemão é um especialista em futebol moderno e é conhecido por estar sempre à procura de novas ideias e, assim, sempre um passo à frente do seu tempo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Borges
    Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
    Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.