Renato Sanches: De bestial a besta, mas só para alguns!

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalPeça importante no tri campeonato do Benfica e na boa campanha dos encarnados na Liga dos Campeões, convocado para o Europeu de 2016 da Seleção Portuguesa, titular em quase toda a fase a eliminar, joga a final, eleito o melhor jogador jovem do torneio, transfere-se para o Bayern Munique, ganha o Golden Boy, tudo isto aos 18 anos. Tudo isto é Renato Sanches.

Um ano depois, apresenta-se no Euro Sub-21 muito longe daquilo que sabe e pode e teve uma época onde passou mais tempo entre a bancada e o banco do que propriamente em campo e o universo futebolístico não perde tempo a crucificá-lo.
A época menos fulgurante do Bulo não é difícil de explicar: no Benfica, era Renato mais 10; no Bayern, foi Renato mais Xabi Alonso, mais Vidal, mais Thiago e mais Kimmich.
Ora, isso só por si só já justifica alguma coisa, mas se tivermos em conta que o jovem ainda teve que se adaptar a um novo país, a um novo campeonato – com outras exigências – e, principalmente, a uma nova forma de jogar, é natural que o internacional português não tenha sido o Renato a que nos habituou.
Desde logo, desconfio que a cultura de jogo – ainda com muito de Guardiola – do Bayern não o favoreceu. No Benfica de Rui Vitória, não eram raras as vezes em que a equipa jogava em transições rápidas, permitindo a Renato ser o elo de ligação entre a defesa e o ataque, galgando metros como ninguém.

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

No clube da Baviera, apesar de Guardiola ter saído e Ancelotti ter chegado – o italiano também é fã de transições rápidas – a equipa não se desligou completamente do estilo do espanhol e o jovem formado no Seixal teve que se adaptar a um estilo mais pausado e cerebral e menos elétrico e rasgado, tendo mais dificuldade em mostrar todo o seu futebol.
Apesar de todas estas dificuldades e do menor fulgor, Carletto e os responsáveis do campeão alemão foram demonstrando, ao longo da época, muita confiança no jovem português. Renato pode ter passado de bestial a besta para muitos, mas para outros a qualidade continua a estar lá e é uma questão de tempo até voltar ao seu nível.

Pode ser no Bayern ou não, mas o Bulo já deu provas de que tem características únicas num médio e que tem tudo para singrar ao mais alto nível no futebol. Não é uma época menos positiva que o afasta do topo. Muito pelo contrário, desconfio que Renato voltará ainda com mais «fome».

Foto de Capa: Facebook oficial Renato Sanches

 

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid pondera avançar por Gonçalo Ramos e PSG abre porta de saída

Gonçalo Ramos é um dos principais alvos do Atlético Madrid para o mercado de verão, no qual esperam várias mudanças na frente de ataque.

André Villas-Boas dá novidades e revela nova aposta: «O FC Porto vai lançar futsal sénior»

O FC Porto vai começar também um projeto no futsal sénior. Revelação feita por André Villas-Boas, presidente azul e branco.

Jorge Mendes oferece internacional português ao Real Madrid e pode levar compatriota de José Mourinho para os merengues

Jorge Mendes ofereceu Rúben Dias ao Real Madrid. Conjunto merengue quer reforçar setor defensivo e José Mourinho pode reunir-se com internacional português.

Geovany Quenda emocionado na despedida do Sporting: «Tive noites em que não conseguia dormir»

Geovany Quenda não conteve as lágrimas numa entrevista de despedida do Sporting, na qual refletiu sobre os sete anos de ligação ao clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Preço exigido afasta FC Porto de Joaquin Seys e leva dragões a olhar para o mercado para reforçar posição

O FC Porto deu mostras de interesse em Joaquin Seys. Ainda assim, Club Brugge pede 30 milhões de euros e leva dragões a olhar para o mercado.

West Ham confirma continuidade de Nuno Espírito Santo após descida ao Championship

Nuno Espírito Santo vai continuar no West Ham. Clube inglês confirmou manutenção do português no comando técnico.

Grupo L fechado: Panamá anuncia a lista de 26 convocados para o Mundial 2026

Já é conhecida a convocatória do Panamá para o Mundial 2026. Seleção orientada por Thomas Christiansen vai enfrentar Inglaterra, Croácia e Gana.