As 10 melhores contratações do Campeonato Saudita

A Arábia Saudita decidiu investir fortemente no desenvolvimento do futebol no país, e, a partir do momento em que se deu a primeira contratação desta nova era do desporto rei, jogadores chegam todos os dias para aquele que é um campeonato em ascensão no panorama mundial.

Numa lista que tem em conta vários parâmetros, tanto a nível desportivo, como a nível financeiro e até de impacto, o Bola na Rede selecionou as 10 maiores contratações do campeonato da Arábia Saudita até ao momento.

10.

Roberto Firmino Al Ahli
Fonte: Al Ahli FC

Roberto Firmino (Al Ahli) – O avançado brasileiro de 31 anos trocou este verão o Liverpool pelos sauditas do Al-Ahli depois de sete temporadas em Inglaterra, onde conquistou igualmente sete títulos, incluindo a Liga dos Campeões e a Liga Inglesa.

Em solo britânico realizou 362 partidas, onde faturou por 114 vezes ao serviço dos Reds. Roberto Firmino foi definitivamente um jogador que marcou uma geração do Liverpool e a sua ida para a Arábia Saudita surge assim como uma das mais influentes tendo em conta o seu histórico, muitas vezes desvalorizado.

Na sua estreia pelo novo clube, o brasileiro marcou um hat-trick com a braçadeira de capitão.

9.

Rúben Neves Al Hilal
Fonte: Al Hilal FC

Ruben Neves (Al Hilal) Surge no contexto saudita como um dos jogadores mais importantes para o impulsionamento que acabou por haver após a sua transferência.

Até à sua contratação, os sauditas seguiam um modelo de contratação de jogadores mais velhos, mais experientes, em fim de contrato, e que não implicava montantes de transferências muito avultados relativamente aos ordenados concedidos.

Contudo, o panorama mudou quando a equipa treinada por Jorge Jesus ofereceu 55 milhões pela sua contratação e a partir desse momento ditou-se um novo capítulo na história saudita.

8.

Aymeric Laporte é reforço do Al Nassr
Fonte: Al Nassr FC

Aymeric Laporte (Al Nassr) – É a contratação mais recentemente anunciada desta lista. Depois de se sagrar campeão europeu pelo Manchester City, o defesa central de 29 anos vai agora ser treinado por Luís Castro no Al-Nassr e prosseguir a sua carreira num novo continente.

O impacto desta transferência dá-se através da questão financeira, pois, mesmo sendo titular numa das melhores e mais ricas equipas do mundo, o espanhol vai receber três vezes mais ainda.

Por ser um defesa central, a sua movimentação não trouxe tanto furor como outras, mas, de facto, é certo que a extravagância existe igualmente.

7.

N'Golo Kanté Al Ittihad
Fonte: Al Ittihad

N’Golo Kanté (Al- Ittihad) – O francês foi um dos primeiros jogadores a seguir o caminho para a Arábia, mas, apesar da sua qualidade, não foi uma das contratações mais surpreendentes tendo em conta o tempo que havia estado afastado por lesão, a sua idade e até a sua religião.

Depois de um longo tempo fora dos relvados e com a reestruturação em força no Chelsea, a sua transferência surgiu quase de forma natural.

Apesar de tudo, aos 32 anos o francês vai agora ser um dos jogadores mais bem pagos do mundo ao receber cerca de 100 milhões de euros por ano.

6.

Milinkovic-Savic Lazio
Fonte: Serie A

Sergej Milinković-Savić (Al Hilal) – Ao contrário do nome anterior, a ida do sérvio para a Arábia Saudita surgiu como uma das mais surpreendentes neste verão.

Aos 28 anos, com bastante mercado e no auge da sua carreira, o médio trocou o futebol italiano pelo árabe e acabou assim com os rumores que o ligavam a clubes de maior calibre a nível europeu.

Depois de anos e anos com uma grande movimentação na calha, a mesma acabou por acontecer agora para um destino improvável. Assim sendo, Milinković-Savić leva muito talento para terras árabes.

5.

Mahrez
Fonte: Al Ahli

Riyad Mahrez (Al Ahli) – Tal como Laporte, o argelino proveniente dos azuis de Manchester também foi campeão europeu antes de se transferir e por isso chega à Arábia como um jogador de alto calibre mundial.

Apesar de não se titular indiscutível na equipa de Pep Guardiola, como grande parte da mesma, a qualidade e irreverência do canhoto colocam-no como uma das maiores referências na nova liga árabe.

4.

Sadio Mané
Fonte: FC Bayern

Sadio Mané (Al Nassr) – Aos 31 anos o senegalês chega à Arábia depois de uma passagem menos feliz pela Alemanha e já sem o brilho de anos passados.

Contudo, a figura do jogador ainda se mantém, por isso a sua transferência não deixa de ser uma das maiores e mais importantes.

Numa equipa recheada de estrelas, Sadio Mané aparece como a segunda referência no conjunto e a quarta na liga Saudita.

3.

Benzema será uma das maiores atrações do campeonato saudita
Fonte: Al-Ittihad

Karim Benzema (Al-Ittihad) – Depois de 14 anos no Real Madrid onde conquistou quase tudo o que poderia ter conquistado, incluindo a Bola de Ouro, o avançado francês surge como uma das contratações mais sonantes, que, tal como outras, foram decisivas para o desenvolvimento rápido da liga e da atenção mundial.

Ao serviço de Nuno Espírito Santo, Benzema tem agora a oportunidade de continuar o seu legado num ambiente diferente onde surge de forma ainda mais destacada como um das principais figuras do futebol árabe.

2.

Neymar Al Hilal
Fonte: Al Hilal FC

Neymar (Al Hilal) – Mesmo com o mediatismo no expoente máximo durante toda a sua carreira, o sentimento de que algo mais poderia ter acontecido a nível desportivo continua a persistir com esta transferência.

Sem outra opção, Neymar chega a Arábia como um dos maiores nomes a nível mundial, mas sem o palmarés e reputação de outros, que, apesar de acabarem no mesmo lugar, chegaram com um estatuto diferente.

No entanto, o brasileiro aos 31 anos reforça ainda mais a força da Arábia Saudita e traz ao mesmo mais ainda mais garantias de audiências para a liga e para o país.

1.

Cristiano Ronaldo em jogo do Al Nassr
Fonte: Al Nassr FC

Cristiano Ronaldo (Al Nassr) – Indiscutivelmente o grande impulsionador de todo o desenvolvimento do futebol árabe.

Cristiano foi a primeira grande contratação da nova era do desporto rei e a partir da sua transferência todo um país se dedicou a transformar o mesmo numa potência do futebol, que a partir de Ronaldo, conseguiu cativar jogadores para além da questão financeira.

Surge sem sombra de dúvidas como a maior contratação do campeonato da Arábia Saudita e possivelmente como uma das mais impactantes da história do futebol.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus querem levar mais um internacional português para o Al Nassr

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus estão a tentar convencer Bruno Fernandes a rumar ao Al Nassr neste mercado de transferências.

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira critica manutenção do Estádio da Luz: «Os arcos estão todos amarelados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.