5 jovens em destaque fora das «big-5»

3. Mykhaylo Mudryk (FC Shakhtar Donetsk)

Num país destroçado pela guerra, Mudryk é sinónimo de esperança, de orgulho e da resistência de todos os que, por 90 minutos, se podem apagar do mundo para ver brilhar o jovem ucraniano.

Com apenas 21 anos, tem sido destaque do Shakthar esta temporada, tanto num atípico campeonato nacional, como na Liga dos Campeões, onde acumula lances de génio, golos e assistências. No entanto, quem o acompanha há mais tempo já estava preparado para o furacão que aí vinha. Aproveitou a época passada para beber do sumo de De Zerbi e para aprender ao lado dos virtuosos Solomon, Pedrinho e Tetê (não chegou a jogar com Neres) e esta época é o destaque maior do Shakthar.

Num ano em que o clube perdeu a base brasileira, Mudryk não deixou o samba esquecido. Tem jinga nos movimentos e a inclinação corporal denuncia o drible (só não denuncia qual Mudryk escolherá dentro da sua panóplia alargada). Ainda assim, é em campo aberto que ucraniano é mais perigoso. Vertiginoso na corrida e acutilante nas mudanças de velocidade, deixa com facilidade os adversários para trás. Muito forte na condução e com capacidade associativa para procurar combinar com os colegas, estamos na presença de um diamante em bruto. Com as lapidações corretas chegará ao topo.

Esta temporada, em 10 jogos, tem cinco golos, sete assistências e inúmeros aplausos. Se o ano passado foi ovacionado em pé num Bernabéu apaixonado pelas suas fintas, este ano Mudryk é aplaudido na sua terra natal. Aplausos que mostram que o futebol nunca será só um jogo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

PUB

Mais Artigos Populares

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...

Nuno Espírito Santo deixa o Nottingham Forest

O Nottingham Forest deverá anunciar nas próximas horas a saída de Nuno Espírito Santo do cargo de treinador principal.