A Bulgária de Hubchev que espremeu a laranja holandesa

De trás para a frente, com o experiente Mihaylov entre os postes e com um bloco defensivo sustentado pela poderosa dupla de centrais formada pelo jovem de 21 anos Bozhidar Chorbadzhiyski do CSKA Sofia e pelo versátil Vasil Bozhikov do Kasimpasa SK, a Bulgária demonstrou uma solidez defensiva admirável e nem mesmo os 70% de posse de bola da formação holandesa foram capazes de fazer mossa no muro defensivo da equipa búlgara. É justo dizer-se, no entanto, que também os laterais Strahil Popov do Kasimpasa SK e o experiente Petar Zanev do FC Amkar tiveram a sua quota-parte de responsabilidade no triunfo do combinado búlgaro na fria noite de Sófia.

A Bulgária entregou propositadamente o controlo do jogo à formação holandesa, mas soube aproveitar da melhor forma a pouca posse de bola da qual usufruiu. Com uma mistura de passes curtos e bolas longas para cima do bloco defensivo holandês, a Bulgária explorou sempre, ou quase sempre bem, o mau posicionamento da defesa e do meio-campo dos visitantes. Foi aliás, recorrendo às bolas em profundidade, que a Bulgária chegou à vitória, marcando dois golos em lances algo semelhantes. Spas Delev, jogador do Pogon Szczecin da Polónia, que foi tido como uma das maiores promessas do futebol búlgaro há uns anos a esta parte, foi o homem do jogo ao apontar os dois golos golos (os seus primeiros ao serviço da Bulgária) com que o combinado búlgaro afundou a desorientada armada holandesa.

A festa búlgara na noite fria de Sófia Fonte: Mail Sport One
A festa búlgara na noite fria de Sófia
Fonte: Mail Sport One

Fugindo por duas vezes à marcação do jovem De Ligt, Delev trouxe ao de cima toda a sua versatilidade e facilidade de movimentos na frente de ataque e acabou por apontar dois golos de belo efeito, com particular destaque para o segundo, onde armou um disparo colocado da fora da área após um corte incompleto de De Ligt e bateu sem apelo nem agravo o desamparado guarda-redes holandês Jeroen Zoet.

Esta nova Bulgária de Hubchev é uma selecção, que mistura experiência com alguma juventude e que parece querer acordar de um sono profundo em que vive mergulhada desde a segunda metade da década de 1990. Com 9 pontos somados em 5 jogos no Grupo A de apuramento para o Mundial de 2018, a Bulgária alimenta ainda o sonho de marcar presença na Rússia no próximo ano necessitando para isso de continuar a somar vitórias nos próximos jogos de apuramento onde irá enfrentar a Bielorrússia (em Junho) e a Suécia (em Agosto).

Foto de capa: Fussball Bild

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FPF e mortes de Diogo Jota e André Silva: «Perdemos dois campeões»

A FPF reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

FC Porto despede-se de Diogo Jota e André Silva, antigos jogadores do clube

O FC Porto reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Luís Montenegro e morte de Diogo Jota: «Um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional»

Luís Montenegro reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

André Silva, irmão de Diogo Jota e avançado do Penafiel, também seguia no carro e morreu aos 25 anos

André Silva, irmão de Diogo Jota e avançado do Penafiel, também foi vítima do acidente de viação. Jogador faleceu aos 25 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Cédric Nuozzi apresentado como reforço do Alverca

Cédric Nuozzi é reforço do Alverca para a próxima temporada. O médio ofensivo chega a Portugal proveniente da formação do Genk.

Diogo Jota morre aos 28 anos após acidente de viação

Diogo Jota sofreu um acidente de viação mortal em Zamora, Espanha. Internacional português faleceu aos 28 anos de idade.

Nacional da Madeira oficializa 4 reforços para a nova temporada

O Nacional da Madeira oficializou quatro contratações. Emblema madeirense com muitas mudanças com vista a 2025/26.