📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Adebayor: Um hat-trick para os aplausos

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

“Quem sabe nunca esquece” é um lugar comum às gentes do futebol, e diz respeito a um momento brilhante de alguém cujos melhores dias, porém, já lá vão.

Esse ponto de encontro, do presente com um passado glorioso, faz confundir, naquele momento, o tempo. O passar dos anos é interrompido, e a nossa memória remete-nos para os tempos em  que vimos aquele ser driblar, cortar, passar ou marcar daquela maneira.

Depois disso acontecer, lembramo-nos do quão fugaz pode ser a glória no futebol. Que meia dúzia de anos podem fazer esquecer a forma grandiosa como alguém foi “pintado” e atirar alguém desde o pedestal do endeusamento directamente para uma sargeta.

O futebol, de tão bonito, pode dar-se ao luxo de ser cruel. Quem paga são os protagonistas, que se desabituam da vulgaridade da vida e já não se contentam com uma boa casa, um bom carro e uma boa família. Falta-lhes o louvor das bancadas.

Viver para o aplauso, claro, é perigoso. Ensinam-nos isso em séries, filmes e gabinetes de psiquiatria. Mas não se deixa de os perseguir. É um vício.

Há muitos exemplos deste género no futebol. Jogadores que não se importaram de regredir competitivamente (mas não financeiramente, importa referi-lo) para continuar a ter ovações de pé vindas de um estádio inteiro. Um deles é Adebayor.

Adebayor recuperou o sorriso competitivo na Turquia Fonte: DailyTelegraph
Adebayor recuperou o sorriso competitivo na Turquia
Fonte: DailyTelegraph

O ponta-de-lança togolês rejeitou o Lyon, não por não ter condições financeiras, competitivas ou relacionadas com vícios (whisky e tabaco) como se alegou. Mas por se ver remetido para segundo plano, dada a ascensão de um miúdo chamado Lacazzete e, também, por querer servir o seu país na CAN.

Serviu. Não tão bem quanto esperaria, de forma a poder receber os tais aplausos, mas serviu. Seguiu-se um convite de uma equipa turca cujo nome é impronunciável, mas que estava bem na Liga (era 1º), e onde podia ser a estrela da companhia. Aceitou, pois.

Depois de um período de adaptação no Basaksehir, normal para quem esteve sem competir durante alguns meses, marcou 2 golos em quatro jogos.

Na passada segunda-feira, disputou a 5ª partida com o emblema de Istambul ao peito,  num derby contra o Galatasaray, rival directo na (agora) luta pelo 2º lugar e cujo confronto não vinha nada a calhar dado o mau momento do Basaksehir (dois desaires seguidos na liga).

Estava montado o cenário ideal para Adebayor brilhar… como brilhou. O Basaksehir venceu os rivais por 4-0, e o togolês fez um hat-trick (dois golos servidos por jogadores made in Liga Portuguesa – Mossoró e Junior Caiçara).

No fim, toda a gente se rendeu, como ele queria. Aplaudiram-no de pé. “Quem sabe, nunca esquece”.

Foto de capa: Goal.com

Artigo revisto por: Diana Martins

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulinho Bóia e a derrota dramática com o Benfica: «É difícil digerir»

Paulinho Bóia, jogador do CD Nacional, recordou a derrota com o Benfica. Águias venceram com reviravolta nos últimos minutos.

Francisco Neto antevê Portugal x Brasil: «Será um jogo de muito desgaste»

Francisco Neto falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a antever o Portugal x Brasil, jogo particular.

Gonçalo Inácio prioritário para o Barcelona: eis a situação (preocupante) dos catalães no centro da defesa

Gonçalo Inácio é um dos grandes alvos do Barcelona para as próximas janelas de transferências. O jogador representa o Sporting.

Atenção, Sporting: Athletic pondera saída de ponta de lança

O Athletic vai enfrentar o Sporting para a Champions League. Urko Izeta pode não faz parte dessa ficha de jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecida a lesão de Kika Nazareth, que vai falhar duelo com o Benfica

Kika Nazareth sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo. Jogadora vai estar fora dos relvados cerca de três semanas.

Lionel Messi quer avançado da Bundesliga no Inter Miami

Timo Werner, avançado do RB Leipzig, está sem protagonismo na equipa e considera mudança para a MLS, a pedido do craque argentino.

Tempestade de críticas no Barcelona: Ronald Araújo pede tempo para se focar na saúde mental

Ronald Araújo pediu um tempo ao Barcelona para se focar na saúde mental. Defesa-central tem sido alvo de muitas críticas.