Aleksandr Hleb: O regresso do mágico de Minsk

Hleb foi e ainda é dono de um talento ímpar. Futebolista do ano na Bielorrússia em seis ocasiões, Aleksandr foi o primeiro jogador daquele país a estar presente numa final da Liga dos Campeões da UEFA (2006) e foi também o primeiro a vencê-la, aquando da sua passagem por Barcelona em 2009.

Na temporada passada, Hleb representou durante uma parte da época o clube no qual, de certa forma, se deu a conhecer ao futebol internacional, o FC BATE Borisov. Longe da forma de outros tempos, o peso de Aleksandr na equipa, era cada vez menor, algo que não impediu ainda assim, que o seu clube se sagrasse campeão da Bielorrússia pela décima-primeira vez consecutiva.

Os irmãos Hleb nos tempos em que representavam o VfB Stuttgart Fonte: sports.ru
Os irmãos Hleb nos tempos em que representavam o VfB Stuttgart
Fonte: sports.ru

Em conjunto com o seu irmão Vyacheslav, Aleksandr começou a sua carreira no FC Dinamo Juni (Uni) Minsk, uma espécie de equipa de reservas, da formação do FC Dinamo Minsk. Enquanto Aleksandr se mudou para o FC BATE Borisov em 1999, Vyacheslav manteve-se no satélite do Dinamo, mas em 2000, mudaram-se ambos de malas e bagagens para o VfB Stuttgart, que seguia as suas carreiras há já algum tempo.

Com percursos futebolísticos bastante díspares, os irmãos voltaram a coincidir na Liga Bielorrussa na temporada passada e só não se encontraram em campo no dia 28 de Outubro de 2016, porque Aleksandr não fez parte da convocatória para o encontro frente ao FC Krumkachy, onde joga actualmente Vyacheslav.

O percurso de Aleksandr Hleb tem sido tudo menos brilhante desde que deixou os Gunners em 2008 e é, de certa forma, descabido pensar-se, que irá relançar a sua carreira aos 35 anos no frio da cidade de Samara. Apesar de tudo, Aleksandr continua talvez a ser jogador bielorrusso mais conhecido de todos os tempos e porventura mesmo o melhor, e o facto de regressar ao futebol russo depois de todo este tempo traz-nos certamente à memória momentos de inspiração e golos brilhantes como aquele que apontou ao Reading FC na temporada 2007-08 enquanto se encontrava ao serviço do Arsenal FC.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Díaz reage à morte de Diogo Jota: «Tínhamos uma rivalidade sã e era importante»

Luís Diaz reagiu ao falecimento de Diogo Jota. Os dois jogadores eram colegas de equipa no Liverpool e o colombiano admitiu que chorou depois de ser informado.

FC Porto B começa a pré-temporada com novidades

O FC Porto B apresentou-se ao trabalho durante esta segunda-feira. Os jogadores foram liderados pela equipa técnica de João Brandão.

Estrela da Amadora já recebeu abordagem por avançado angolano

O Zamalek está interessado em garantir a contratação de Chico Banza no mercado de verão. O jogador atua no Estrela da Amadora.

Sporting já conhece preço exigido pelo Almería para vender Luis Suárez

O Almería quer receber 25 milhões de euros por Luis Suárez. Avançado é a prioridade do Sporting para render Viktor Gyokeres.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United dá semana extra de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot após falecimento de Diogo Jota e André Silva

O Manchester United deu mais uma semana de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Internacionais portugueses eram próximos de Diogo Jota.

José Sá recorda Diogo Jota: «Choro por ti, pela falta que fazes e pelo vazio que vais deixar nas nossas vidas»

José Sá deixou uma mensagem para Diogo Jota nas redes sociais. Guarda-redes destaca saudade do internacional português.

A ausência sonante da apresentação de Francesco Farioli como novo treinador do FC Porto

Andoni Zubizarreta não esteve na apresentação de Francesco Farioli. Técnico italiano é o novo treinador do FC Porto.