Aleksandr Hleb: O regresso do mágico de Minsk

Hleb foi e ainda é dono de um talento ímpar. Futebolista do ano na Bielorrússia em seis ocasiões, Aleksandr foi o primeiro jogador daquele país a estar presente numa final da Liga dos Campeões da UEFA (2006) e foi também o primeiro a vencê-la, aquando da sua passagem por Barcelona em 2009.

Na temporada passada, Hleb representou durante uma parte da época o clube no qual, de certa forma, se deu a conhecer ao futebol internacional, o FC BATE Borisov. Longe da forma de outros tempos, o peso de Aleksandr na equipa, era cada vez menor, algo que não impediu ainda assim, que o seu clube se sagrasse campeão da Bielorrússia pela décima-primeira vez consecutiva.

Os irmãos Hleb nos tempos em que representavam o VfB Stuttgart Fonte: sports.ru
Os irmãos Hleb nos tempos em que representavam o VfB Stuttgart
Fonte: sports.ru

Em conjunto com o seu irmão Vyacheslav, Aleksandr começou a sua carreira no FC Dinamo Juni (Uni) Minsk, uma espécie de equipa de reservas, da formação do FC Dinamo Minsk. Enquanto Aleksandr se mudou para o FC BATE Borisov em 1999, Vyacheslav manteve-se no satélite do Dinamo, mas em 2000, mudaram-se ambos de malas e bagagens para o VfB Stuttgart, que seguia as suas carreiras há já algum tempo.

Com percursos futebolísticos bastante díspares, os irmãos voltaram a coincidir na Liga Bielorrussa na temporada passada e só não se encontraram em campo no dia 28 de Outubro de 2016, porque Aleksandr não fez parte da convocatória para o encontro frente ao FC Krumkachy, onde joga actualmente Vyacheslav.

O percurso de Aleksandr Hleb tem sido tudo menos brilhante desde que deixou os Gunners em 2008 e é, de certa forma, descabido pensar-se, que irá relançar a sua carreira aos 35 anos no frio da cidade de Samara. Apesar de tudo, Aleksandr continua talvez a ser jogador bielorrusso mais conhecido de todos os tempos e porventura mesmo o melhor, e o facto de regressar ao futebol russo depois de todo este tempo traz-nos certamente à memória momentos de inspiração e golos brilhantes como aquele que apontou ao Reading FC na temporada 2007-08 enquanto se encontrava ao serviço do Arsenal FC.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

Diogo Leite quer jogar em clube da Serie A que ofereceu 8 milhões de euros

A Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros ao Union Berlin por Diogo Leite. Defesa português quer jogar no clube italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.

Nuno Borges arranca US Open com vitória clara frente a Brandon Holt

Nuno Borges entrou com o pé direito no US Open. O tenista português derrotou o norte-americano Brandon Holt na primeira ronda.