Análise das meias-finais do Euro Sub-19 2024 e breve antevisão da Final

    A Espanha eliminou a Itália, a França eliminou a Ucrânia, e assim defrontar-se-ão numa final deste escalão pela segunda vez na história dos Europeus de Sub-19 (2010 e 2024) – já se tinham defrontado em 1996, com moldes diferentes. La Roja é a seleção mais titulada da prova com oito títulos em nove finais (única perdida para a França), num total de catorze participações. Já a França participou por treze vezes na prova, tendo chegado a quatro finais e vencido três.

    • Itália vs Espanha

    Bernardo Corradi apresentou algumas nuances táticas para este encontro a eliminar. Em fase de construção colocou Luca Lipani entre centrais para causar superioridade na construção e permitir que Davide Bartesaghi se projetasse no flanco esquerdo, tendo este último sido, provavelmente, a melhor unidade italiana em campo no plano ofensivo e a condicionar defensivamente Dani Rodríguez.

    Outra nuance prende-se com as colocações de Kevin Zeroli e Aaron Ciammaglichella. O médio do AC Milan esteve demasiado ligado à construção e muito longe do último terço e de Francesco Camarda, com quem combina muito bem, normalmente. Já, o médio do Torino esteve inexplicavelmente restringido ao setor ofensivo e não pudemos ver os seus pontos fortes, nomeadamente as recuperações de bola e arrancadas em drible em zonas de pressão. A não aposta em Vittorio Magni também suscitou algumas dúvidas.

    Do lado espanhol, José Lana apesar do abaixar do nível de jogo apresentado frente à França, voltou a apostar no duplo pivô com Chema Andrés e Gerard Rodríguez, que voltou a não funcionar, pelo menos no plano ofensivo não tendo criado uma circulação de bola ativa nem qualquer desequilíbrio. No entanto, defensivamente falando, pode dizer-se que foi uma exibição a roçar a perfeição. Yarek Gasiorowski já vinha sendo o defesa mais estável e voltou a comprová-lo, mas a grande surpresa foi a exibição do lateral esquerdo Julio Díaz, defensivamente impenetrável e com a derradeira assistência para golo.

    Aquando da entrada de Pol Fortuny (mais uma vez) o jogo mudou de figura, apesar de uma exibição individualmente pouco conseguida.  A equipa fechou-se em 4-4-2 subindo Rayane Belaid para junto de Iker Bravo e encontrou a sua zona de conforto. Pol Fortuny, como médio de chegada, voltou a decidir o jogo para La Roja.

    O jogo terminou com a vitória pela margem mínima, mas poderiam ter existido mais golos já que Kevin Zeroli de um lado e Jesus Rodríguez do outro tiveram, nos seus pés, a oportunidade de balançar as redes.

    • França vs Ucrânia

    Bernard Diomède embora tenha tentado premiar as exibições de Saïmon Bouabré, não teve a coragem de prescindir de Senny Mayulu, que fez (mais) uma exibição pouco conseguida. Permutaram entre o centro e a meia esquerda e, no final de contas, ninguém saiu beneficiado.

    A França entrou muito forte, superou as linhas de pressão ucranianas por diversas vezes e chegou à baliza de Krapyvtsov que, como fez ao longo de todo o torneio, manteve a sua equipa em jogo com enormes defesas. Outro ponto de segurança prendeu-se na exibição de Ivan Yermachkov, que anulou Steve Ngoura de todas as formas e feitios, não lhe tendo permitido jogar em apoio que é o seu ponto forte.

    Poucas foram as vezes em que a Ucrânia conseguiu criar uma jogada identitária, faltou a referência Matvii Ponomarenko para receber a bola e pausar o jogo e Daniil Vashchenko para ligar o setor mais recuado ao setor intermediário. Ambos estiveram ausentes por acumulação de amarelos.

    Ainda assim todos os louros têm que ir para a brutal exibição protagonizada por Valentin Atangana Edoa. Um exímio recuperador de bolas, com um raio de ação brutal e uma disponibilidade física assinalável. Apesar dos seus 173 centímetros, tem uma impulsão invulgar e foi através dessa característica que arrancou o nulo do marcador e enviou a França para a final.

    • Final do Euro Sub-19 2024

    A final do Euro Sub-19 realizar-se-á a 28 de junho, às 19:00 no Windsor Park, em Belfast, com capacidade para 18 500 espectadores onde França e Espanha reencontrar-se-ão após o empate a duas bolas, na terceira jornada. É difícil tirar ilações visto que são condições distintas e Bernard Diomède, de jogo para jogo, traz sempre uma cartada na manga e, naquele encontro, tendo já a qualificação assegurada apresentou uma segunda linha de opções.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Portugal entra na Champions League em grande: ocupa os lugares de vaga extra para 2025/26

    Portugal viu Sporting e Benfica a vencerem na primeira jornada da Champions League. As equipas representam o país na competição.

    Champions League: eis a classificação ao final da primeira jornada

    A Champions League já se encontra a ser disputada, tendo esta quinta-feira finalizado a primeira jornada da competição.

    Bruno Lage sobre reforço de verão: «Não há jogadores do mister Roger Schmidt ou do Bruno Lage»

    Bruno Lage sucedeu a Roger Schmidt no comando técnico do Benfica. O português abordou a utilização de Jan-Niklas Beste.

    Espelho meu, espelho meu, o Real Madrid não jogou melhor do que eu | Sporting

    O Sporting foi derrotado pelo Real Madrid na primeira mão do playoff de acesso à Champions League Feminina.

    Eis o ranking UEFA depois da primeira jornada da Champions League

    O ranking UEFA é fundamental para se decidirem quantos postos nas competições europeias são entregues a cada país.