As naturalizações e o futuro do futebol russo

O experiente guarda-redes do FC Lokomotiv Moscovo é tido por muitos como um dos melhores da sua posição a actuar no futebol russo e é, ao mesmo tempo, visto como uma alternativa segura a Igor Akinfeev, guardião do PFC CSKA Moscovo, que está longe de estar a viver os melhores anos da sua carreira. Guilherme, por sua parte, está também longe de ser um guarda-redes capaz de reunir consensos e algumas das suas exibições mais recentes têm deixado muito a desejar. Há um par de semanas atrás, aquando da visita da sua equipa ao terreno FC Terek, Guilherme contribuiu, e de que forma, para a vitória do emblema tchetcheno com uma abordagem extremamente infeliz ao lance que deu origem ao segundo golo da equipa caseira apontado pelo versátil médio polaco Maciej Rybus.

A chamada de Guilherme torna-se um pouco mais questionável se considerarmos a quantidade de guarda-redes russos de qualidade que estão ou estariam à disposição de Leonid Slutsky, caso este assim o entendesse. Para além de Yuri Lodigin, do FC Zenit, e de Stanislav Kritsyuk, do FC Krasnodar, que também integram o lote de escolhidos para os jogos de preparação da próxima semana, Slutsky tem ainda à disposição guarda-redes como Artem Rebrov, capitão e titular indiscutível do FC Spartak Moscovo, Aleksandr Selikhov, titular do FC Amkar e presença habitual na selecção de Sub-21, Soslan Dzhanaev, dono da baliza do FC Rostov e também ele antigo internacional russo noutros escalões (é o guarda-redes menos batido da liga russa, com apenas 16 golos sofridos em 21 jogos), e até mesmo Anton Mitryushkin, titular indiscutível em todos os escalões de formação russos nos últimos anos, que, apesar de não ter minutos esta temporada, mudou-se recentemente para o FC Sion em busca de relançar a sua carreira longe do seu país natal.

A temática das naturalizações não deixa indiferentes os jogadores da selecção russa e mesmo entre eles as opiniões estão claramente divididas. O gigante do FC Zenit Artem Dzyuba e o poderoso médio defensivo do FC Lokomotiv Moscovo Dmitriy Tarasov são totalmente contra a entrada de jogadores estrangeiros na Sbornaya, enquanto Alan Dzagoev e Aleksandr Kokorin olham com bons olhos para essa possibilidade.

Vitaly Mutko, o homem à frente dos destinos do futebol russo Fonte: alchetron.com
Vitaly Mutko, o homem à frente dos destinos do futebol russo
Fonte: alchetron.com

Independentemente da qualidade daqueles que já chegaram e de outros que irão eventualmente chegar em breve, há no caso particular da selecção russa um ou outro aspecto a reter. A Federação Russa em toda a sua imensidão conta com umas boas dezenas de academias de futebol de elevada qualidade, com clubes de dimensão mundial que já conquistaram e/ou atingiram finais ou fases avançadas de competições internacionais e, acima de tudo, conta com um número de praticantes da modalidade bastante elevado, o que logo à partida proporciona uma renovação permanente da estrutura, não só da selecção principal como de todas as selecções jovens. O problema russo é, no entanto, estrutural, e, à semelhança daquilo que acontece noutros países europeus, muitos desses jovens nunca atingem o seu pleno potencial porque não lhes são dadas as oportunidades necessárias nas primeiras equipas dos seus respectivos clubes, acabando os mesmos muitas das vezes emprestados a emblemas de escalões secundários, onde acabam por ter uma margem de evolução muito baixa.

O futebol russo carece de uma estrutura capaz e de uma liderança coerente, algo que não acontece desde que Vitaly Mutko assumiu o poder. Uma que não procure esconder os embaraços de uma gestão, que chega a ser ruinosa, com faits divers como este da naturalização de jogadores (que pouco ou nada contribui ou contribuirá para o engrandecimento da selecção nacional e do futebol do país), passando para o exterior uma imagem de harmonia, organização e planificação para o futuro que na verdade não existe.

Foto de Capa: varvara.wordpress.com 

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes confirma contrato à espera de Bernardo Silva no Benfica: «Não vamos parar por aqui»

João Noronha Lopes confirmou que se for eleito presidente do Benfica vai avançar para a contratação de Bernardo Silva.

Surpresa: Lamine Yamal esteve perto do Bayern Munique por 5 milhões de euros

Lamine Yamal esteve perto de rumar ao Bayern Munique quando tinha apenas 14 anos, mas foi convencido a manter-se no Barcelona.

Sporting começa com vitória participação na Champions League de Andebol

O Sporting foi à Roménia bater o Dínamo Bucareste por 33-30 durante esta quarta-feira, num encontro da Champions League de Andebol.

Os jogos que Amar Dedic deve falhar pelo Benfica

Amar Dedic vai falhar os próximos compromissos do Benfica, depois de ter regressado da seleção da Bósnia e Herzegovina com uma lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba: João Noronha Lopes quer garantir Bernardo Silva para o Benfica e jogador pode chegar em janeiro

João Noronha Lopes está interessado em fazer regressar Bernardo Silva ao Benfica, estando já um contrato pronto para o internacional português.

Diego Simeone fala de jogador que foi apontado ao Benfica: «Apareceu como uma oportunidade»

Diego Simeone falou sobre a contratação de Marc Pubill, jogador que pertence ao Atlético Madrid, mas esteve no radar do Benfica.

Manchester City com baixa de peso para o encontro frente ao Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester City comunicou que não vai poder contar com Omar Marmoush no embate contra o Manchester United, para a Premier League.