📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Zimbru Chisinau – O emblema moldavo com sotaque português

- Advertisement -

Simão Freitas apanhou a equipa durante a paragem de inverno e tem, neste ainda pouco tempo que leva de trabalho, tentado moldar a equipa à sua imagem, algo que naturalmente não é fácil em tão curto espaço de tempo. Duas vitórias, um empate e uma derrota são para já o saldo do técnico português ao leme do FC Zimbru Chisinau, mas, como o próprio reconheceu recentemente, há ainda muito a fazer. Depois de um empate a zero no seu jogo de estreia frente ao FC Academia UTM Chisinau, a equipa de Simão Freitas conseguiu uma vitória gorda por 4-0 frente ao Dinamo-Auto Tiraspol, na qual um dos outros portugueses da equipa, o talentoso médio de ataque, ex- FC Paços de Ferreira e Vitória SC, Rui Miguel e o versátil avançado brasileiro Talles Cunha, que em Portugal já representou o Leixões SC e o CF União da Madeira, estiveram em especial destaque.

Rui Miguel é, aliás, um jogador de importância capital na formação de Chisinau e um dos atletas em maior destaque na liga moldava, onde já apontou oito golos e realizou cinco assistências para golo esta temporada. Aos 32 anos de idade, o talentoso médio natural de Viseu, tem conseguido relançar a sua carreira num cenário que à partida poderia parecer improvável, mas que está definitivamente a ocupar um lugar de destaque na já longa carreira do médio português.

Numa entrevista concedida ao www.zerozero.pt no ano passado, Rui Miguel não escondeu a felicidade por esta nova fase da sua carreira e deixou no ar a possibilidade de terminar a sua carreira naquela antiga república soviética: “No futebol nunca se sabe o dia de amanhã, mas eu vejo-me aqui por muitos anos. Não digo que vou acabar aqui a carreira mas vamos ver. Tenho contrato de dois mas vamos ver. O projeto do Zimbru agrada-me muito. (…) O clube tem grandes condições de trabalho. Às vezes as pessoas pensam que isto aqui é o ‘fim do mundo’ e de verdade há aqui estádios que [pausa e risos] mas o Zimbru tem um centro de estágio moderno, o hotel é muito porreiro e o estádio tem grandes condições. Aliás, joga lá a seleção.”

Rui Miguel, o “Viriato” de Chisinau, na companhia de Jaló e Spataru na vitória de 1-0 frente ao Petrocub Fonte: moldova.sports.md
Rui Miguel, o “Viriato” de Chisinau, na companhia de Jaló e Spataru na vitória de 1-0 frente ao Petrocub
Fonte: moldova.sports.md

Além de Rui Miguel fazem parte do plantel do FC Zimbru Chisinau vários atletas que de uma outra forma têm ligações com Portugal: Ludovic, antigo extremo do CD Feirense e GD Chaves, Álvaro Jaló, avançado que já passou pelo Real Sport Club e pelo Casa Pia AC, Edivândio, avançado cabo-verdiano que já representou o SC Beira-Mar, e Hélio, defesa brasileiro que teve uma curta passagem pelo GD Estoril Praia em 2010, são todos atletas que já representaram emblemas portugueses e que por um motivo ou outro escolheram a desconhecida liga moldava para dar seguimento às suas carreiras.

Além destes jogadores conhecidos no panorama futebolístico português, Simão Freitas conta com alguns jogadores moldavos de boa qualidade, como são os casos de Dan Spataru, um talentoso jovem médio de 21 anos, que capitaneou até há bem pouco tempo a selecção de Sub-21 moldava, Gheorghe Anton, outro médio, actualmente com 23 anos, também internacional pelas selecções jovens da Moldávia, que reúne condições para atingir voos mais altos num futuro próximo e o lateral direito e capitão de equipa, Ion Jardan.

O “novo” FC Zimbru Chisinau de Simão Freitas tem dado boa conta de si, mas no passado dia 2 de Abril sofreu uma pesada derrota por 4-1 às mãos do inconstante e actual campeão moldavo FC Milsami Orhei, que se deu a conhecer à Europa na pré-eliminatória da Liga dos Campeões da UEFA esta temporada. Embora o futuro não aparente ser fácil, Simão Freitas, que demonstrou coragem ao abraçar um projecto como o do FC Zimbru, tem todas as condições de devolver à formação de Chisinau as glórias do passado, ao mesmo tempo que poderá deixar o seu nome positivamente ligado a um clube que quer crescer, não só a nível doméstico, mas também no plano internacional.

Foto de capa: FC Zimbru Chisinau

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gabriel desperta agora interesse na Premier League

Tiago Gabriel, defesa português de 20 anos, entra na lista do Brentford e continua a ser seguido de perto pela Juventus e Inter Milão.

Rui Patrício apontado a mais uma equipa da Serie A

Rui Patrício, guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube e surge como alvo do Parma para reforçar a baliza.

Presidente da FIFA felicita Portugal pela qualificação para o Mundial 2026: «Será este o vosso ano?»

Gianni Infantino felicitou Portugal pela presença em mais um Mundial de Seleções que será disputado no Canadá, México e Estados Unidos.

Santa Clara e Leixões atentos a jovem promessa do Cruzeiro de Leonardo Jardim

Luis Fernando, avançado de 20 anos do Cruzeiro de Leonardo Jardim, pode rumar a Portugal. O Santa Clara e Leixões estão interessado em adquirir o jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Zakaria Taifi já se apresentou a Vasco Botelho da Costa no Moreirense

Zakaria Taifi, defesa de 20 anos, chegou ao Moreirense através do acordo com o Black Knight FC e já se apresentou aos trabalhos.

Taça de Portugal: Francesco Farioli define guarda-redes titular para o FC Porto x Sintrense

Cláudio Ramos será o guarda-redes titular no jogo do FC Porto diante do Sintrense, a contar para os 16 avos da Taça de Portugal.

Selecionador dinamarquês admite que Victor Froholdt não estava nos planos para o jogo da Dinamarca frente à Bielorrússia

Brian Riemer, selecionador dinamarquês, explicou que não contava utilizar Victor Froholdt, no jogo contra a Bielorrússia.