📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Guerra na Ucrânia: Contra os canhões marchar, marchar

- Advertisement -

NESTA SEMANA, O NOSSO CRONISTA VIP PEDRO AFONSO ESCREVE SOBRE O IMPACTO DO FUTEBOL NA GUERRA NA UCRÂNIA

É sempre difícil falar de guerra e futebol ao mesmo tempo. Por mais que algumas pessoas queiram misturar estas palavras, elas não têm qualquer tipo de relação. Contudo, o futebol não deve ficar alheado do que se passa na sociedade. É o desporto mais popular do mundo e tem um impacto muito forte sobre tudo o que se passa neste planeta.

O MUNDO DO FUTEBOL UNE-SE POR UM BEM MAIOR.
CONSULTA OS PRÓXIMOS JOGOS NA BWIN.PT!

Il calcio non fa politica, ma reclama a gran voce la pace!”(O Futebol não faz política, mas reclama a voz alta pela paz). Esta frase foi dita por todos os speakers da Serie A na última jornada. É uma frase que descreve na perfeição o papel do futebol neste momento que vivemos.

Nos primeiros dias de guerra, vimos várias manifestações a surgirem, que tiveram peso nas decisões políticas e económicas de cada país em relação aos invasores. A guerra não vive numa redoma e numa época de partilha global, todos os grandes gestos podem influenciar o dia seguinte deste conflito.

O futebol também tem uma voz, assim nos provaram Sócrates, Rashford, Ruud Gullit, Megan Rapinoe, entre muitos outros. Uma voz cheia de casos de sucesso que tem lutado contra uma série de preconceitos e que tem mudado o mundo para melhor.

Nesta guerra, o futebol não tem nenhuma obrigação moral, mas tem a obrigação social. A obrigação de educar, de consciencializar, de mostrar o que o mundo precisa para evoluir, para o próprio futebol crescer, porque só com sociedades fortes é que o futebol se torna ainda mais forte.

O futebol não pode aceitar ser liderado por uma FIFA sem valores e que toma decisões à espera que ninguém repare na deliberação ridícula que determinou (e que felizmente teve de se redimir). Claro que o futebol também erra, mas deve lutar todos os dias para ser um exemplo.

Por isso, nesta guerra que se prevê longa, espero que o futebol não se enfie no buraco e se junte à luta pela paz. Só assim… todos venceremos.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.