Guerra na Ucrânia: Contra os canhões marchar, marchar

- Advertisement -

NESTA SEMANA, O NOSSO CRONISTA VIP PEDRO AFONSO ESCREVE SOBRE O IMPACTO DO FUTEBOL NA GUERRA NA UCRÂNIA

É sempre difícil falar de guerra e futebol ao mesmo tempo. Por mais que algumas pessoas queiram misturar estas palavras, elas não têm qualquer tipo de relação. Contudo, o futebol não deve ficar alheado do que se passa na sociedade. É o desporto mais popular do mundo e tem um impacto muito forte sobre tudo o que se passa neste planeta.

O MUNDO DO FUTEBOL UNE-SE POR UM BEM MAIOR.
CONSULTA OS PRÓXIMOS JOGOS NA BWIN.PT!

Il calcio non fa politica, ma reclama a gran voce la pace!”(O Futebol não faz política, mas reclama a voz alta pela paz). Esta frase foi dita por todos os speakers da Serie A na última jornada. É uma frase que descreve na perfeição o papel do futebol neste momento que vivemos.

Nos primeiros dias de guerra, vimos várias manifestações a surgirem, que tiveram peso nas decisões políticas e económicas de cada país em relação aos invasores. A guerra não vive numa redoma e numa época de partilha global, todos os grandes gestos podem influenciar o dia seguinte deste conflito.

O futebol também tem uma voz, assim nos provaram Sócrates, Rashford, Ruud Gullit, Megan Rapinoe, entre muitos outros. Uma voz cheia de casos de sucesso que tem lutado contra uma série de preconceitos e que tem mudado o mundo para melhor.

Nesta guerra, o futebol não tem nenhuma obrigação moral, mas tem a obrigação social. A obrigação de educar, de consciencializar, de mostrar o que o mundo precisa para evoluir, para o próprio futebol crescer, porque só com sociedades fortes é que o futebol se torna ainda mais forte.

O futebol não pode aceitar ser liderado por uma FIFA sem valores e que toma decisões à espera que ninguém repare na deliberação ridícula que determinou (e que felizmente teve de se redimir). Claro que o futebol também erra, mas deve lutar todos os dias para ser um exemplo.

Por isso, nesta guerra que se prevê longa, espero que o futebol não se enfie no buraco e se junte à luta pela paz. Só assim… todos venceremos.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga é oficialmente reforço do Galatasaray

O Galatasaray anunciou a contratação de Renato Nhaga. O médio de 18 anos tornou-se a venda mais cara da história do Casa Pia.

Fafe x Torreense começou atrasado: eis o motivo insólito

O encontro entre o Fafe e o Torreense estava marcado para as 20h15 desta quarta-feira, mas começou 10 minutos atrasado.

Portugal elimina a França e está na final do Euro Futsal 2026

Portugal conseguiu qualificar-se para a final do Euro Futsal 2026, depois de vencer a França por quatro bolas a uma.

Presidente da Turquia teve de intervir para a transferência de N’Golo Kanté para o Fenerbhçe se concretizar

O Fenerbahçe agradeceu ao presidente Recep Erdogan pela sua viagem à Arábia Saudita que confirmou a transferência de N'Golo Kanté.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vence Braga e está mais perto da final da Taça de Portugal Feminina

O Benfica foi ao norte do país vencer o Braga por uma bola a zero, em jogo da meia-final da Taça de Portugal Feminina.

Mariano Díaz já ‘tramou’ o Real Madrid e está a dar dores de cabeça ao Deportivo Alavés: a situação do avançado

Mariano Díaz chegou ao Deportivo Alavés no começo da época, mas não entra nos planos de Eduardo Coudet nos bascos.

Liga 3: jogador do Atlético CP chamado à seleção de Portugal Sub-19

Catarino Pascoal, jogador que representa o Atlético CP, foi convocado por Emílio Peixe para a seleção de Portugal Sub-19.