📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Guerra na Ucrânia: Contra os canhões marchar, marchar

- Advertisement -

NESTA SEMANA, O NOSSO CRONISTA VIP PEDRO AFONSO ESCREVE SOBRE O IMPACTO DO FUTEBOL NA GUERRA NA UCRÂNIA

É sempre difícil falar de guerra e futebol ao mesmo tempo. Por mais que algumas pessoas queiram misturar estas palavras, elas não têm qualquer tipo de relação. Contudo, o futebol não deve ficar alheado do que se passa na sociedade. É o desporto mais popular do mundo e tem um impacto muito forte sobre tudo o que se passa neste planeta.

O MUNDO DO FUTEBOL UNE-SE POR UM BEM MAIOR.
CONSULTA OS PRÓXIMOS JOGOS NA BWIN.PT!

Il calcio non fa politica, ma reclama a gran voce la pace!”(O Futebol não faz política, mas reclama a voz alta pela paz). Esta frase foi dita por todos os speakers da Serie A na última jornada. É uma frase que descreve na perfeição o papel do futebol neste momento que vivemos.

Nos primeiros dias de guerra, vimos várias manifestações a surgirem, que tiveram peso nas decisões políticas e económicas de cada país em relação aos invasores. A guerra não vive numa redoma e numa época de partilha global, todos os grandes gestos podem influenciar o dia seguinte deste conflito.

O futebol também tem uma voz, assim nos provaram Sócrates, Rashford, Ruud Gullit, Megan Rapinoe, entre muitos outros. Uma voz cheia de casos de sucesso que tem lutado contra uma série de preconceitos e que tem mudado o mundo para melhor.

Nesta guerra, o futebol não tem nenhuma obrigação moral, mas tem a obrigação social. A obrigação de educar, de consciencializar, de mostrar o que o mundo precisa para evoluir, para o próprio futebol crescer, porque só com sociedades fortes é que o futebol se torna ainda mais forte.

O futebol não pode aceitar ser liderado por uma FIFA sem valores e que toma decisões à espera que ninguém repare na deliberação ridícula que determinou (e que felizmente teve de se redimir). Claro que o futebol também erra, mas deve lutar todos os dias para ser um exemplo.

Por isso, nesta guerra que se prevê longa, espero que o futebol não se enfie no buraco e se junte à luta pela paz. Só assim… todos venceremos.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Quarta-feira recheada de surpresas da Taça do Rei: várias equipas profissionais eliminadas

Realizaram-se durante esta quarta-feira vários jogos dos 32avos da Taça do Rei e aconteceram várias surpresas.

Francesco Farioli pode estrear reforço no FC Porto x Vitória SC

João Costa pode ser titular no encontro entre o FC Porto e o Vitória SC, para os quartos de final da Taça da Liga.

«Está cada vez mais difícil para o treinador em Portugal» – Entrevista Bola na Rede a Nuno Pereira

Com o peso da experiência e a ambição intacta, Nuno Pereira revisita a carreira para mostrar porque se sente pronto para abraçar um desafio a solo.

Não é só Gonçalo Inácio: internacional alemão na lista do Barcelona

Nico Schlotterbeck é um dos alvos do Barcelona para o centro da defesa. Gonçalo Inácio também está a ser apontado aos blaugrana.

PUB

Mais Artigos Populares

Florian Wirtz estreia-se a marcar mas Liverpool tropeça contra o Sunderland

O Liverpool e o Sunderland empatou a uma bola na noite desta quarta-feira, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.

Benfica x Sporting: Chat GPT indica resultado do dérbi e aponta jogo com 3 golos

O Benfica x Sporting realiza-se na noite de sexta-feira e é uma partida que conta para a 13.ª jornada da Primeira Liga.

Diogo Leite marca auto-golo e Bayern Munique alcança os quartos de final: Eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

O Bayern Munique ganhou 3-1 ao Union Berlin e segue na Taça da Alemanha. Diogo Leite marcou um autogolo e desfez o empate ainda antes do intervalo.