Jürgen Croy e o futebol em Zwickau

Cabeçalho Futebol Internacional

Zwickau, cidade alemã e capital de um distrito com o mesmo nome, serve de base a um clube modesto chamado FSV Zwickau, que se encontra actualmente a disputar a 3. Liga (terceira escalão da pirâmide futebolística alemã). Longe dos grandes escaparates mediáticos, o FSV Zwickau, que outrora viveu momentos de glória nos tempos da extinta RDA (República Democrática Alemã), tem uma história recente curiosa e vive momentos de grande optimismo. 32 pontos conseguidos nos últimos 13 jogos à conta de 10 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota permitiram ao FSV Zwickau dar um salto gigantesco na tabela classificativa, que os coloca às portas dos lugares de subida a seis jogos do final da temporada. Contudo, ainda que matematicamente possível, uma eventual subida de divisão não se irá realizar, uma vez que o clube não entregou à DFL (Deutsche Fussball Liga) a documentação necessária para se inscrever na 2. Bundesliga na próxima temporada. O porta-voz do clube Tobias Leege explicou há umas semanas atrás o porquê disto ter acontecido e a razão prende-se com o simples facto de o FSV Zwickau, no dia 1 de Março (data limite para a entrega da documentação), estar literalmente afundado no penúltimo lugar da tabela classificativa.

Os jogadores do FSV Zwickau a agradecer aos adeptos depois da vitória sobre o FSV Frankfurt Fonte FSV Zwickau
Os jogadores do FSV Zwickau a agradecer aos adeptos depois da vitória sobre o FSV Frankfurt
Fonte FSV Zwickau

Os problemas financeiros são outra razão para este impasse administrativo, uma vez que o clube, que subiu esta temporada à 3. Liga, tem apresentado algumas dificuldades em fazer face aos custos que acarreta disputar este escalão do futebol alemão. A ajuda de clubes amigos, como o SG Dynamo Dresden, tem sido uma peça chave para manter o FSV Zwickau a competir nas ligas profissionais.

Apesar deste renascer das cinzas, que tem permitido ao FSV Zwickau subir na pirâmide do futebol alemão, o sucesso dos dias que correm em nada, ou quase nada, pode ser comparado com os momentos de glória que a equipa conseguiu durante as décadas de 1960 e 1970. O sucesso desses tempos, quando ainda jogavam sob o nome BSG Sachsenring Zwickau, confunde-se em toda a linha com o nome de Jürgen Croy, um guarda-redes brilhante e à frente do seu tempo, unanimemente colocado pela crítica especializada no mesmo patamar de Dino Zoff e Sepp Maier.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roy Keane sem pena de Nuno Espírito Santo: «Já era um morto a deambular»

Nuno Espírito Santo foi despedido do Nottingham Forest. Roy Keane comentou a saída e deixou uma mensagem forte aos treinadores da Premier League.

Arne Slot e Jack Grealish premiados pela Premier League no mês de agosto

Arne Slot foi eleito o treinador do mês de agosto da Premier League. Já Jack Grealish venceu o prémio de jogador do mês da competição.

FC Porto quer renovar contrato com Diogo Costa e aumentar cláusula de rescisão: eis os valores

O FC Porto tem como um dos objetivos para os próximos meses renovar com Diogo Costa. Renovação permitiria subida da cláusula de rescisão para os 100 milhões de euros.

Pep Guardiola compara Erling Haaland a Alexander Isak: «Está um pouco acima»

Em antevisão ao Manchester City x Manchester United, Pep Guardiola comparou os avançados Erling Haaland e Alexander Isak.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola confirma 3 ausências para o Manchester City x Manchester United

Pep Guardiola projetou o encontro do Manchester City diante do Manchester United de Ruben Amorim, relativo à 4.ª jornada da Premier League.

João Mário deixa Besiktas e é reforço do AEK por empréstimo

João Mário já foi apresentado como novo jogador do AEK. Médio internacional português deixa o Besiktas na condição de emprestado e ruma à Grécia.

Francesco Farioli e o regresso a Itália: «Não excluo, mas sair foi fundamental para saltar a fase em que te dizem que és demasiado...

Francesco Farioli, técnico do FC Porto, comentou sobre a possibilidade de regressar ao futebol italiano no futuro.