Jürgen Croy e o futebol em Zwickau

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Zwickau, cidade alemã e capital de um distrito com o mesmo nome, serve de base a um clube modesto chamado FSV Zwickau, que se encontra actualmente a disputar a 3. Liga (terceira escalão da pirâmide futebolística alemã). Longe dos grandes escaparates mediáticos, o FSV Zwickau, que outrora viveu momentos de glória nos tempos da extinta RDA (República Democrática Alemã), tem uma história recente curiosa e vive momentos de grande optimismo. 32 pontos conseguidos nos últimos 13 jogos à conta de 10 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota permitiram ao FSV Zwickau dar um salto gigantesco na tabela classificativa, que os coloca às portas dos lugares de subida a seis jogos do final da temporada. Contudo, ainda que matematicamente possível, uma eventual subida de divisão não se irá realizar, uma vez que o clube não entregou à DFL (Deutsche Fussball Liga) a documentação necessária para se inscrever na 2. Bundesliga na próxima temporada. O porta-voz do clube Tobias Leege explicou há umas semanas atrás o porquê disto ter acontecido e a razão prende-se com o simples facto de o FSV Zwickau, no dia 1 de Março (data limite para a entrega da documentação), estar literalmente afundado no penúltimo lugar da tabela classificativa.

Os jogadores do FSV Zwickau a agradecer aos adeptos depois da vitória sobre o FSV Frankfurt Fonte FSV Zwickau
Os jogadores do FSV Zwickau a agradecer aos adeptos depois da vitória sobre o FSV Frankfurt
Fonte FSV Zwickau

Os problemas financeiros são outra razão para este impasse administrativo, uma vez que o clube, que subiu esta temporada à 3. Liga, tem apresentado algumas dificuldades em fazer face aos custos que acarreta disputar este escalão do futebol alemão. A ajuda de clubes amigos, como o SG Dynamo Dresden, tem sido uma peça chave para manter o FSV Zwickau a competir nas ligas profissionais.

Apesar deste renascer das cinzas, que tem permitido ao FSV Zwickau subir na pirâmide do futebol alemão, o sucesso dos dias que correm em nada, ou quase nada, pode ser comparado com os momentos de glória que a equipa conseguiu durante as décadas de 1960 e 1970. O sucesso desses tempos, quando ainda jogavam sob o nome BSG Sachsenring Zwickau, confunde-se em toda a linha com o nome de Jürgen Croy, um guarda-redes brilhante e à frente do seu tempo, unanimemente colocado pela crítica especializada no mesmo patamar de Dino Zoff e Sepp Maier.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez e o México x Portugal: «Vai ser uma grande festa do futebol»

Roberto Martínez antevê México x Portugal. É o primeiros dos dois jogos da Seleção Nacional nesta pausa internacional.

Bruno Fernandes antevê México x Portugal: «O Mundial começa a aproximar-se e é bom termos este tempo para podermos aprimorar as nossas ideias»

Bruno Fernandes antevê México x Portugal. É o primeiros dos dois jogos da Seleção Nacional nesta pausa internacional.

Leandro Barreiro em contexto de seleção: «Saber que um jogo contra Malta tem o estádio completamente cheio é um orgulho para todos»

Leandro Barreiro prestou declarações depois do triunfo de Luxemburgo, que venceu a Malta por 2-0 nos playoffs da Liga das Nações.

Sudakov enaltece Viktor Gyokeres e admite após eliminação da Ucrânia: «Estou completamente envergonhado»

Georgiy Sudakov admite que está «completamente envergonhado» após a eliminação da Seleção da Ucrânia frente à Suécia.

PUB

Mais Artigos Populares

Nico Gaitán volta a jogar pelo Benfica e deixa mensagem aos adeptos: «Obrigado a todos os benfiquistas»

Após alinhar no empate (1-1) frente às lendas do Dortmund, Nico Gaitán recorreu às redes sociais para descrever o regresso ao Benfica como um momento mágico.

Trubin, Sudakov e companhia assaltados em Espanha antes do adeus ao Mundial 2026

A comitiva da Ucrânia, que integra os benfiquistas Anatoliy Trubin e Heorhiy Sudakov, foi assaltada no seu hotel em Benidorm, Espanha, onde preparava o jogo decisivo de qualificação para o Campeonato do Mundo.

Insólito: Jovem do FC Porto multado por alegados festejos no relvado num jogo em que não esteve presente

O Conselho de Disciplina da FPF aplicou uma multa de 306 euros a André Miranda por alegados festejos no relvado do SC Braga, num jogo para o qual o jovem extremo do FC Porto nem sequer tinha viajado devido a lesão.