Jürgen Croy e o futebol em Zwickau

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Zwickau, cidade alemã e capital de um distrito com o mesmo nome, serve de base a um clube modesto chamado FSV Zwickau, que se encontra actualmente a disputar a 3. Liga (terceira escalão da pirâmide futebolística alemã). Longe dos grandes escaparates mediáticos, o FSV Zwickau, que outrora viveu momentos de glória nos tempos da extinta RDA (República Democrática Alemã), tem uma história recente curiosa e vive momentos de grande optimismo. 32 pontos conseguidos nos últimos 13 jogos à conta de 10 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota permitiram ao FSV Zwickau dar um salto gigantesco na tabela classificativa, que os coloca às portas dos lugares de subida a seis jogos do final da temporada. Contudo, ainda que matematicamente possível, uma eventual subida de divisão não se irá realizar, uma vez que o clube não entregou à DFL (Deutsche Fussball Liga) a documentação necessária para se inscrever na 2. Bundesliga na próxima temporada. O porta-voz do clube Tobias Leege explicou há umas semanas atrás o porquê disto ter acontecido e a razão prende-se com o simples facto de o FSV Zwickau, no dia 1 de Março (data limite para a entrega da documentação), estar literalmente afundado no penúltimo lugar da tabela classificativa.

Os jogadores do FSV Zwickau a agradecer aos adeptos depois da vitória sobre o FSV Frankfurt Fonte FSV Zwickau
Os jogadores do FSV Zwickau a agradecer aos adeptos depois da vitória sobre o FSV Frankfurt
Fonte FSV Zwickau

Os problemas financeiros são outra razão para este impasse administrativo, uma vez que o clube, que subiu esta temporada à 3. Liga, tem apresentado algumas dificuldades em fazer face aos custos que acarreta disputar este escalão do futebol alemão. A ajuda de clubes amigos, como o SG Dynamo Dresden, tem sido uma peça chave para manter o FSV Zwickau a competir nas ligas profissionais.

Apesar deste renascer das cinzas, que tem permitido ao FSV Zwickau subir na pirâmide do futebol alemão, o sucesso dos dias que correm em nada, ou quase nada, pode ser comparado com os momentos de glória que a equipa conseguiu durante as décadas de 1960 e 1970. O sucesso desses tempos, quando ainda jogavam sob o nome BSG Sachsenring Zwickau, confunde-se em toda a linha com o nome de Jürgen Croy, um guarda-redes brilhante e à frente do seu tempo, unanimemente colocado pela crítica especializada no mesmo patamar de Dino Zoff e Sepp Maier.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid já definiu alvo número 1 para o mercado de verão: vai haver reunião em breve

O Atlético Madrid está muito interessado em Éderson, jogador que representa a Atalanta. Vai haver uma reunião em breve sobre o tema.

Sunderland apresentou oferta próxima aos 25 milhões de euros por ex-Real Madrid

Víctor Muñoz foi alvo do Sunderland no último mercado de janeiro, chegando a existir uma oferta próxima aos 25 milhões de euros.

Rúben Dias recorda chegada ao Manchester City: «Tudo o que tinha conseguido no Benfica valia zero»

Rúben Dias representa o Manchester City desde 2020, depois de se ter destacado ao serviço do Benfica. O defesa recordou a sua chegada a Inglaterra.

Bayern de Munique procura sucessor para Manuel Neuer na Premier League

O Bayern de Munique está de olho em Bart Verbruggen. O clube alemão olha para o guarda-redes do Brighton como o candidato ideal para suceder a Manuel Neuer.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United já pensa em substituto para Marcus Rashford para a próxima temporada

O Manchester United está interessado em Iliman Ndiaye, avançado senegalês de 25 anos do Everton, apontado como possível substituto de Marcus Rashford caso o internacional inglês saia para o Barcelona.

Real Madrid pensa em sucessor de Fran García e olha para lateral do Borussia Dortmund

O Real Madrid já pensa num substituto para Fran García. O clube espanhol está interessado em Daniel Svensson, lateral sueco de 23 anos que joga no Borussia Dortmund.

Portugal já conhece as datas dos jogos da Liga das Nações

Portugal ficou a conhecer as datas de todos os encontros da fase de grupos da Liga das Nações, que arranca em setembro de 2026.