📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Histórico! Leonardo entra no Jardim dos campeões asiáticos

- Advertisement -

Está feita história em português. Leonardo Jardim é o primeiro treinador luso a conseguir vencer a Liga dos Campeões Asiática. A formação do Al Hilal SFC entrou praticamente a vencer na partida com um golo aos 16 segundos de jogo, marcado por Nasser Aldawsari. Aos 63 minutos, o conhecido Moussa Marega selou o resultado em 2-0 frente ao Pohang Steelers FC.

Depois de José Mourinho e Artur Jorge ganharem a Liga dos Campeões, de Manuel José vencer quatro “Champions africanas”, de Jorge Jesus e de Abel Ferreira conquistarem as Américas, Leonardo Jardim descobre o caminho para a Liga dos Campeões Asiática. O técnico coloca pela primeira vez o nome de um treinador português entre os vencedores.

Com 43 anos, o técnico vence um título importante na carreira, e continua a sua imaculada caminhada na Arábia Saudita. No plantel, o técnico conta com algumas caras conhecidas como Matheus Pereira, André Carrillo e Luciano Vietto, além do maliano Marega, que foi importante ao marcar o segundo golo na Final.

O CAMINHO ATÉ ÀS “ARÁBIAS”

Depois de, em 2019/2020, ter deixado o AS Monaco, o treinador português esteve uma temporada sem treinar. Durante a época transata foi associado a vários clubes desde o Brasil à Ásia, passando por Portugal e pelos principais campeonatos europeus. Foi indicado até a seleções, mas a verdade é que Leonardo Jardim só se decidiu em junho deste ano.

Foi com alguma surpresa, até, que surgiu a notícia da ida do timoneiro luso para a Arábia Saudita. O Al-Hilal SFC foi a porta de entrada na Ásia, clube que começa a ter algumas ligações a Portugal. Depois de Jesus ter assumido a formação saudita em 2018/2019, ainda passou por lá José Morais em 2020/2021.

Leonardo Jardim chegou aos Al-Zaeem, alcunha do clube na Arábia Saudita, com uma Liga Francesa, uma Liga e uma Taça Grega e, ainda, uma Segunda Liga Portuguesa vencida. Com 47 anos, espera-se que o caminho das Arábias seja breve (tem contrato de um ano), já que falamos de um técnico com capacidade para mais.

INVENCÍVEL

Com nove jornadas feitas, o Al-Hilal SFC tem cinco vitórias e quatro empates. A nível de golos, 15 marcados e nove sofridos. A turma de Leonardo Jardim está no quarto lugar, com 19 pontos, a cinco do topo da Liga.

A diferença pontual para o primeiro classificado deve-se ao facto de a equipa do treinador luso ter menos três jogos. O Al-Hilal SFC tem somado a maior parte dos pontos em casa, onde em cinco jogos tem quatro vitórias e um empate. Fora de portas, três igualdades e um triunfo. Os pupilos de Leonardo Jardim marcaram em todos os jogos, e sofreu em seis das nove partidas.

A destacar da formação saudita, Bafétimbi Gomis, que leva oito golos em 12 jogos e que foi o melhor marcador da liga saudita na época passada com 24 tentos. Atualmente, o Al-Hilal SFC é bicampeão da Liga da Arábia Saudita.

PRIMEIRO PORTUGUÊS A CONQUISTAR A “CHAMPIONS ASIÁTICA”

História feita, vamos ao rescaldo. Leonardo Jardim assumiu o clube já nos oitavos-de-final da competição. Com o brasileiro Rogério Micale no comando na fase de grupos, o Al-Hilal SFC terminou em segundo, com três vitórias, um empate e duas derrotas.

Desde a chegada do luso, os novos campeões asiáticos não perderam mais e passaram para os “quartos” após vencer por 2-0 o Esteghlal Tehran FC, do Irão. Na fase seguinte, mais uma formação iraniana, o Persepolis Tehran FC, eliminada por 3-0. Nas “meias”, o Al-Hilal despachou os conterrâneos do Al Nassr ASCC, treinado, na altura, por Pedro Emanuel, por 2-1.

Na derradeira final, Leonardo Jardim segurou firme no troféu com o 2-0 diante dos sul-coreanos do Pohang Steelers FC. Se aguentar até lá, teremos desde já um português no Mundial de clubes de 2021, nos Emirados Árabes Unidos. Esta é a quarta Liga dos Campeões do clube saudita.

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Gonçalves
João Pedro Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Quem conhece o João sabe que a bola já faz parte dele. A paixão pelo desporto levou-o até à Universidade do Minho para estudar Ciências da Comunicação. Tem o sonho de fazer jornalismo desportivo e viver todos os estádios.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.