Marchisio é trunfo para acabar com o jejum

Este artigo que agora começo a redigir tinha como objetivo falar das mais recentes chegadas das estrelas Claudio Marchisio e John Terry ao campeonato russo, mas como o anterior internacional inglês rejeitou entretanto o FK Spartak de Moscovo, abordarei o caso do italiano, a transferência mais sonante até agora do futebol do país dos czares.

O médio transalpino, de 32 anos, estava livre depois de deixar a Juventus, clube onde se formou e jogou ao longo de 12 anos como sénior – entre 2006 e 2018, incluindo um período de empréstimo ao Empoli em 2008 – e em Portugal correu tinta na imprensa este verão sobre o interesse dos crónicos três candidatos ao título no internacional italiano.

A escolha recaiu no FK Zenit, clube com forte pujança financeira e fome de títulos, desde logo domésticos. É que o emblema de São Petersburgo não ganha o campeonato desde 2014/15, na altura orientado pelo português André Villas-Boas. Desde aí o título mudou de mãos três meses, mas nunca saiu de Moscovo, com CSKA Moskovo, Spartak e FC Lokomotiv Moscovo a levantarem o troféu, respetivamente. A última conquista do Zenit foi a supertaça russa em 2016…

O presente, podemos dizê-lo, é positivo. No banco esta temporada senta-se Sergei Semak, ele que terminou a carreira no clube em 2013 e passou a adjunto até 2016. Nas duas últimas épocas orientou o FK Ufa e agora, aos 42 anos, decidiu voltar ao Zenit, mas com mais responsabilidades.

Em 2008, o Zenit ergueu a Taça UEFA e Supertaça Europeia. Protagonismo que procura agora recuperar
Foto de Capa: FK Zenit

A equipa de Luís Neto é por agora a líder da liga russa ao cabo de seis jornadas, cinco vitórias e um empate. Na Europa, está na fase de grupos da Liga Europa depois de uma recuperação ‘milagrosa’ na 3.ª pré-eliminatória frente ao FK Dinamo Minsk – de 0-4 para 8-1 – e de uma eliminatória apertada com os noruegueses do Molde FK – vitória por 3-1 e derrota por 2-1, no playoff. Desse ponto de vista, cumpriu os requisitos mínimos e salvou-se do enorme revés de uma eliminação precoce.

Na Rússia, há quem defenda que Claudio Marchisio, o novo número 10, é o substituto de Axel Witsel. Domingo, frente ao FK Orenburg, para a sétima jornada do campeonato, o italiano poderá dar os primeiros toques de classe ao meio-campo petersburguês.

Foto de Capa: FK Zenit

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Países Baixos derrotam Lituânia em tarde de recorde para Memphis Depay

Os Países Baixos venceram a Lituânia por três bolas a duas durante a tarde deste domingo, em jogo da qualificação para o Mundial 2026.

Segunda Liga: quem é o jogador mais valioso do segundo escalão?

A Segunda Liga conta com várias promessas e alguns nomes conhecidos do futebol nacional. Um deles é Ricardo Velho, que atua no Farense.

Uli Hoeness responde a críticos de contratação do Bayern Munique: «Ele nunca fará isso»

O Bayern Munique tem sido criticado pelos moldes da contratação de Nicolas Jackson, avançado que chegou emprestado pelo Chelsea.

Surpresa: Luís Filipe Vieira está a assistir no estádio a um jogo da Taça de Portugal

Luís Filipe Vieira encontra-se a assistir à partida entre o Sacavenense e o Rabo de Peixe, relativa à Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola revela quem foi o melhor jogador do Manchester City e admite o seu maior erro: «Devia terficado mais tempo connosco»

Pep Guardiola admitiu que Ilkay Gundogan foi o melhor jogador que orientou no Manchester City e confessou que deveria ter aproveitado melhor Jesús Navas.

Fabrizio Romano garante que André Onana vai deixar o Manchester United

André Onana vai deixar o Manchester United nas próximas horas. O jogador prepara-se para assinar com o Trabzonspor.

Gerda Konst empata Benfica x Torreense da Supertaça Feminina

Tudo empatado no António Coimbra da Mota. O Torreense marcou o golo da igualdade diante do Benfica por Gerda Konst.