O Ballon d’Or deixou de premiar o melhor jogador do mundo

- Advertisement -

Luka Modrić é o vencedor do Ballon d’Or 2018 atribuído pela revista France Football. O médio croata já tinha de resto vencido o prémio da FIFA para o melhor jogador do ano e o prémio da UEFA para o melhor jogador europeu do ano.

A atribuição deste prémio veio confirmar assim, a viragem que aconteceu este ano no que aos prémios individuais diz respeito. Pela primeira vez, desde 2008, nem Ronaldo nem Messi conquistaram qualquer prémio individual, que vise a coroação do melhor futebolista do mundo. Ainda assim, Messi conseguiu conquistar a Bota de Ouro, sagrando-se o melhor marcador europeu.

Modrić vê assim o falhanço da conquista do Mundial, ao serviço da Cróacia, ser compensado com o pleno em prémios individuais.

Não colocando em causa a qualidade do médio croata, que é inegável, podemos, no entanto, colocar em causa a qualidade destas decisões e qual é afinal o objetivo destes prémios individuais. Luka Modrić teve uma época 2017/2018 excepcional a nível coletivo. Conquistou a Liga dos Campeões e foi finalista vencido do Mundial 2018. A nível individual terá sido o melhor jogador do mundo em 2017/2018? Não me parece, por muito boa época que o croata tenha feito.

Na minha opinião, estas atribuições a Modrić não representam nada mais nada menos do que a urgente necessidade que havia de deixar a luta Messi/Ronaldo para trás, ao mesmo tempo que se atribui assim um espécie de prémio-carreira ao croata.

Nem me vou alongar muito quanto ao facto do português ter-se classificado em segundo lugar, quando a sua influência individual é muito mais vincada do que a de Modrić, o Real Madrid esta época é o perfeito exemplo disso mesmo. Para mim, o pior é mesmo ver Lionel Messi fora do top3 destes prémios individuais, que supostamente coroam o melhor futebolista do mundo.

Messi é o grande injustiçado da noite
Fonte: La Liga

Ronaldo e Messi, apesar da idade, continuam a ser os melhores do mundo.

Parabéns Modrić, és um excelente jogador e mereces todos os elogios que te possam ser feitos, estás no entanto um patamar abaixo dos dois “monstros” que são Messi e Ronaldo.

Os prémios individuais, como o Ballon D’Or, têm que repensar muito bem os seus critérios e objetivos, ou correm o risco de deixarem de ser levados a sério, pois estas classificações colocam em causa a credibilidade dos mesmos.

Foto de capa: France Football

 

 

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ernesto Valverde responde ao Bola na Rede: «Podíamos ter um plano individual com o Luis Suárez, com o Trincão, com os avançados…»

Ernesto Valverde fez a antevisão do Athletic x Sporting da Champions League. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Pep Guardiola volta a elogiar Bernardo Silva: «Durmo melhor quando o coloco em campo»

Pep Guardiola encheu Bernardo Silva de elogios, antes do embate com o Galatasaray na última jornada da Champions League.

José Mourinho chama 5 jovens e conta com 7 lesionados no treino antes do Benfica x Real Madrid da Champions League

O Benfica realiza esta manhã o último treino antes do jogo contra o Real Madrid. Águias vão jogar continuidade na Champions League.

Campeão do Euro 2024 regressa aos treinos do Athletic Bilbao mas é baixa confirmada para o duelo com o Sporting

O Athletic Bilbao contará com o regresso de Aymeric Laporte para o embate com o Sporting da próxima quarta-feira, na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede e explica diferenças entre Martim Fernandes e Alberto Costa: «Acrescentam nuances diferentes ao nosso jogo»

O FC Porto venceu o Gil Vicente por 3-0 na 19.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

César Peixoto responde ao Bola na Rede e explica estratégia frente ao FC Porto: «A ideia era nós termos os nossos médios para os...

O FC Porto venceu o Gil Vicente por 3-0 na 19.ª jornada da Primeira Liga. César Peixoto respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

FC Porto tem mais um concorrente na corrida pela contratação de Cyril Ngonge

Cyril Ngonge foi apontado ao FC Porto nas últimas horas. Além dos dragões, também o Espanyol está interessado no extremo.