O Ballon d’Or deixou de premiar o melhor jogador do mundo

- Advertisement -

Luka Modrić é o vencedor do Ballon d’Or 2018 atribuído pela revista France Football. O médio croata já tinha de resto vencido o prémio da FIFA para o melhor jogador do ano e o prémio da UEFA para o melhor jogador europeu do ano.

A atribuição deste prémio veio confirmar assim, a viragem que aconteceu este ano no que aos prémios individuais diz respeito. Pela primeira vez, desde 2008, nem Ronaldo nem Messi conquistaram qualquer prémio individual, que vise a coroação do melhor futebolista do mundo. Ainda assim, Messi conseguiu conquistar a Bota de Ouro, sagrando-se o melhor marcador europeu.

Modrić vê assim o falhanço da conquista do Mundial, ao serviço da Cróacia, ser compensado com o pleno em prémios individuais.

Não colocando em causa a qualidade do médio croata, que é inegável, podemos, no entanto, colocar em causa a qualidade destas decisões e qual é afinal o objetivo destes prémios individuais. Luka Modrić teve uma época 2017/2018 excepcional a nível coletivo. Conquistou a Liga dos Campeões e foi finalista vencido do Mundial 2018. A nível individual terá sido o melhor jogador do mundo em 2017/2018? Não me parece, por muito boa época que o croata tenha feito.

Na minha opinião, estas atribuições a Modrić não representam nada mais nada menos do que a urgente necessidade que havia de deixar a luta Messi/Ronaldo para trás, ao mesmo tempo que se atribui assim um espécie de prémio-carreira ao croata.

Nem me vou alongar muito quanto ao facto do português ter-se classificado em segundo lugar, quando a sua influência individual é muito mais vincada do que a de Modrić, o Real Madrid esta época é o perfeito exemplo disso mesmo. Para mim, o pior é mesmo ver Lionel Messi fora do top3 destes prémios individuais, que supostamente coroam o melhor futebolista do mundo.

Messi é o grande injustiçado da noite
Fonte: La Liga

Ronaldo e Messi, apesar da idade, continuam a ser os melhores do mundo.

Parabéns Modrić, és um excelente jogador e mereces todos os elogios que te possam ser feitos, estás no entanto um patamar abaixo dos dois “monstros” que são Messi e Ronaldo.

Os prémios individuais, como o Ballon D’Or, têm que repensar muito bem os seus critérios e objetivos, ou correm o risco de deixarem de ser levados a sério, pois estas classificações colocam em causa a credibilidade dos mesmos.

Foto de capa: France Football

 

 

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fabrizio Romano confirma acordo iminente entre Benfica e Marco Silva

O Benfica está a ultimar os detalhes para fechar a contratação de Marco Silva para o comando técnico, com o acordo já na fase final.

Arouca: Clube da La Liga inicia negociações por Taichi Fukui

O Diário de Transferências avança que o Rayo Vallecano está disposto a oferecer 5 milhões de euros fixos, mais cinco milhões em variáveis.

Estrela do Casa Pia muito perto de tornar-se reforço do Rayo Vallecano

Jérémy Livolant está muito perto de chegar a um acordo com o Rayo Vallecano. Casa Pia receberá 1,2 milhões de euros pela transferência.

Senne Lammens eleito a melhor contratação da Premier League esta época

Senne Lammens foi eleito a melhor contratação da temporada da Premier League, após uma primeira época no Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulinho declara apoio para o Mundial 2026: «Se não for Portugal, quero que seja o México a ganhar»

Após a conquista da Champions League da CONCACAF, Paulinho elogiou o futebol mexicano e assumiu a forte ligação ao país.

Braga faz estágio de pré-época em Inglaterra no mesmo local que o FC Porto

O Braga vai realizar um estágio de pré-época em Inglaterra, no St. George’s Park, entre 4 e 10 de julho, onde também irá trabalhar o FC Porto.

Carolina Santiago destaca união da seleção portuguesa: «Estamos todos com o mesmo foco e objetivo»

Carolina Santiago afirma que a seleção portuguesa feminina está «muito unida» na reta final da fase de qualificação para o Mundial de 2027.