O FC Ufa de Viktor Goncharenko

- Advertisement -

Goncharenko é um homem letrado e, ao contrário daquilo que acontece em muitos outros cenários europeus, frequentou mesmo uma escola superior de desporto nos arredores de Minsk, tendo sido lá que, ainda jovem, adquiriu grande parte dos conhecimentos sobre a arte do futebol.

No Verão passado, Goncharenko abraçou um projecto que à partida poderia parecer pouco aliciante para alguém que já esteve ao mais alto nível na Liga dos Campeões e levou de vencida equipas como FC Bayern München. O FC Ufa é uma equipa de parcos recursos, mas Goncharenko tem sabido lidar com esse “problema” desde o primeiro minuto. A temporada, não obstante todo o entusiasmo inicial que rondou a sua chegada à cidade da Basquíria, não começou da melhor forma e à 4ª jornada o FC Ufa tinha já encaixado três derrotas e não havia vencido nenhuma partida.

A lesão prolongada de um dos seus jogadores mais experientes e um dos elementos mais importantes nas manobras do meio-campo da equipa, Azamat Zaseev, deixava a equipa órfã de uma voz de comando dentro do terreno de jogo; as ordens que Goncharenko ia passando para dentro das quatro linhas durante os jogos pareciam não ir de encontro às ideias dos jogadores e o FC Ufa era uma equipa apática e sem fio condutor.

Goncharenko enquanto membro do staff técnico de Leonid Slutsky no PFC CSKA Moscovo Fonte: sport.tut.by
Goncharenko enquanto membro do staff técnico de Leonid Slutsky no PFC CSKA Moscovo
Fonte: sport.tut.by

Tudo parecia correr mal a Goncharenko, mas, em diversas entrevistas, vários jogadores do FC Ufa asseguravam que tudo estava bem dentro do balneário, enquanto deixavam rasgados elogios à personalidade e métodos de trabalho do seu treinador. Um desses jogadores foi o próprio Azamat Zaseev, que afirmava, de forma convicta, que todos os jogadores, incluindo ele próprio, estavam encantados com a forma humana e ao mesmo tempo profissional com que Goncharenko liderava a equipa, ao mesmo tempo que assegurava que os bons resultados não tardariam em aparecer. E na verdade não tardaram. Uma magra vitória por 1-0 em Samara diante do FC Krylya Sovetov do ex-Sporting CP Frank Vercauteren, foi o que bastou para catapultar o FC Ufa numa senda de resultados absolutamente fantástica, com a equipa a averbar apenas uma derrota nos últimos nove jogos oficiais.

A meio da passada semana, o FC Ufa encheu o peito de coragem e foi à Akhmat Arena em Grozny derrotar o FC Terek através das grandes penalidades, garantindo assim um lugar nos quartos-de-final da Taça da Rússia.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo pode deixar Al Nassr e já é conhecido o valor da cláusula de rescisão do português

Cristiano Ronaldo pode deixar o Al Nassr. Avançado não está satisfeito com diferença de tratamento para com o Al Hilal.

João Henriques e o embate com o Sporting na Taça de Portugal: «Somos ‘outsiders’ e tudo pode acontecer»

João Henriques marcou presença na conferência de imprensa de antevisão aos quartos-de-final da Taça de Portugal entre o AVS SAD e o Sporting.

Álvaro Arbeloa sob fogo no balneário do Real Madrid e com problemas para ganhar o respeito de alguns jogadores

Não está a ser fácil a caminhada de Álvaro Arbeloa no Real Madrid. Balneário tem dúvidas quanto à continuidade do técnico no clube.

Adriano Firmino deixa o Santa Clara e ruma à Liga da China

O Santa Clara anunciou a saída do médio Adriano Firmino, depois de três temporadas e meia no clube. O brasileiro assinou pelo Wuhan Three Towns.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes criticado por antigo internacional norueguês: «Seleção não é para quando apetece»

Fredrik Aursnes foi criticado por Yaw Amankwah por mostrar interesse em voltar à seleção para o Mundial 2026, depois de não ter participado na qualificação.

Diretor do Al Hilal responde a Cristiano Ronaldo: «Têm de lhe perguntar o que se passa»

Esteve Calzada, diretor executivo do Al Hilal, falou da atualidade do clube. Dirigente respondeu a Cristiano Ronaldo.

Darwin Núñez pode deixar o Al Hilal depois de apenas 6 meses e tem interessado com urgência para fechar negócio

Darwin Núñez é alvo do Fenerbahçe. O avançado uruguaio chegou ao Al Hilal no verão e pode voltar a trocar de clube neste mercado.