📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paulo Fonseca em busca da consolidação da hegemonia ucraniana

- Advertisement -

Esta sexta-feira temos jogo grande logo à terceira jornada do campeonato ucraniano. Cerca de duas semanas depois da Supertaça, os dois maiores emblemas do país de leste voltam a medir forças.

No encontro que marcou o início da época oficial, as coisas não correram bem para a equipa orientada por Paulo Fonseca, que se viu derrotada pela margem mínima no primeiro troféu da temporada (1-0).

Quanto ao campeonato, a formação de Donetsk busca conquistar o tricampeonato, o que seria igualmente o pleno para o treinador português que, em 2016/17, abraçou o projeto que o emblema ucraniano lhe confiou e interrompeu o ‘bi’ do Dínamo de Kiev, revalidando o título na última temporada.

Prevejo, como a grande maioria dos amantes do futebol concordará, que a luta seja entre os dois clubes que já aludi. A título de exemplo, foram dois pontos os que separaram Shakhtar e Dínamo, por esta ordem, no topo da classificação, mas foram 24 os que ficaram entre o segundo e o terceiro, Vorskla Poltava, em 2017/18.

O rival de Kiev derrotou o campeão e detentor da Taça, Shakhtar, no jogo da supertaça, no passado dia 21, em Odesa
Fonte: FC Dynamo Kyiv

Com mais golos marcados e sem nenhum sofrido, a equipa de Paulo Fonseca já está no topo da classificação depois de bater Desna (2-0) e Arsenal Kyiv (3-0). Já o arqui-rival ainda não sofreu qualquer golo. Depois da vitória (1-0) na supertaça, o conjunto comandado pelo bielorusso Aliaksandr Khatskevich, que cumpre a segunda época no clube, derrotou Vorskla e FC Lviv pelos mesmos números.

Com os mesmos seis pontos, o Oleksandriya venceu Karpaty e Zorya e abeira-se dos lugares cimeiros, mas, numa altura tão inicial da temporada, não será mais do que uma situação temporária e o fosso bicéfalo entre os dois do topo e os restantes vai acabar por se solidificar com o tempo. Vorskla Poltava e Zorya, adversário do Braga na Liga Europa, são os mais fortes candidatos a ocupar o terceiro e quarto lugares mais uma vez.

Voltando ao assunto que abriu este artigo, remeto-me para o jogo que abre a terceira jornada esta sexta-feira. Dínamo Kiev -Shakhtar Donetsk. Na época passada, Paulo Fonseca venceu a Supertaça, depois perdeu em casa com o rival à segunda jornada. Este ano, a história pode repetir-se inversamente. A nossa costela portuguesa assim o deseja.

 

 

Foto de Capa: FK Shakhtar Donetsk

Artigo revisto por: Jorge Neves

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira ataca arbitragem e insurge-se após 5º jogo consecutivo sem vencer do Palmeiras: «As pessoas agora querem criar a narrativa de que o...

Abel Ferreira deixou duras críticas após a derrota do Palmeiras diante do Grémio. Treinador contestou data do jogo e expulsão de Giay.

Palmeiras e Flamengo tropeçam, Abel Ferreira fica mais longe e Cruzeiro de Leonardo Jardim aproxima-se: luta pelo Brasileirão ao rubro

Antes da final da Taça Libertadores, nem o Palmeiras nem o Flamengo venceram. Decisões do Brasileirão ficam adiadas.

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

PUB

Mais Artigos Populares

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

José Mourinho quebra enguiço e vence pela 1ª vez na Champions League desde 2019

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Esta é a primeira vitória de José Mourinho na Champions League desde 2019.

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.