Renato Paiva | Mais um português a triunfar pelas Américas

- Advertisement -

A América do Sul tem-se mostrado um local fortuito para o sucesso luso no futebol, nos últimos anos. O grande trabalho de Renato Paiva, no Equador, vem depois da fantástica temporada de Jorge Jesus no Brasil, ao serviço do CR Flamengo, e do SE Palmeiras de Abel Ferreira, bicampeão da Libertadores.

Assim, o técnico português é cada vez mais visto como uma garantia de sucesso, naquela parte do mundo.

Renato Paiva, que deixou a equipa B do SL Benfica e partiu para o Equador para assumir os comandos do Independiente del Valle há uma temporada, eleva, uma vez mais, o nome de Portugal no continente americano, ao conquistar o título de campeão equatoriano pela primeira vez na história do clube.

Novo estrela portuguesa na América do Sul chama-se Renato Paiva

O tão ambicionado título chegou com Renato Paiva ao lema e após o empate a uma bola no terreno do CS Emelec, na segunda mão da final, que se seguiu ao triunfo caseiro por 3-1, que permitiu, de certo modo, chegar a essa derradeira final já com uma mão no “caneco”. Mas, ainda assim, o caminho não foi fácil.

Renato Paiva assumiu os destinos do clube equatoriano em dezembro de 2020. Em 2019, o Independiente tinha conquistado a Copa Sul-Americana – equivalente à Liga Europa no continente europeu –, mas não era, de todo, o favorito para ganhar o campeonato do seu país, tendo à sua frente equipas como o Barcelona SC (com 16 títulos), o CS Emelec (com 14 títulos) e o CD El Nacional (com 13 títulos).

 

Apesar do menor favoritismo, o técnico português assumiu que, desde a aceitação do cargo, a conquista do título era “um objetivo e não um sonho”. Com um plantel composto maioritariamente por jogadores equatorianos, complementado com alguns atletas argentinos, o Independiente del Valle classificou-se em terceiro lugar na primeira fase do campeonato, com 27 pontos, a uma distância de sete pontos para o primeiro, que foi do Emelec.

Já na segunda fase do campeonato, conquistaram o primeiro lugar, com 34 pontos, mais quatro que o Emelec, o que permitiu chegar à final, para a derradeira decisão do campeão.

Com esta enorme conquista, Renato Paiva inscreveu o seu nome na história do futebol sul-americano, equatoriano e, principalmente, na história do Independiente del Valle. Este triunfo foi também ele histórico para Portugal, pois aumentou o número de países onde um treinador luso se sagrou campeão nacional para 35.

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.