Será feita história na SuperLiga Chinesa

Futebol na China? Há quem não ligue ao futebol para os lados asiáticos ou mesmo quem não saiba que este existe na China. Mas existe desde 1994. No entanto, só a partir de 2002 é que a CFA (Associação Chinesa de Futebol) estabeleceu a Super Liga Chinesa, a primeira liga de futebol profissional no país, que continua em vigor até aos dias de hoje.
A primeira edição da Siemens Mobile Chinese Super League, na altura devido ao patrocínio assinado com a empresa alemã, começou em 2004 e contou com a participação de 12 equipas. O primeiro vencedor foi o Shenzhen FC, equipa que atua na China League One, segundo escalão do futebol chinês.

Depois de alguns anos entre casos de corrupção, de manipulação de resultados e de envolvimento de profissionais em apostas desportivas, eis que em 2011 a Super Liga Chinesa ganhou um novo estatuto com o movimento anti-corrupção. A partir deste ano o futebol chinês atingiu um novo patamar. Um dos grandes contributos foi o investimento feito por alguns clubes em estrelas internacionais, como Didier Drogba, Seydou Keitá ou Nicolas Anelka. Esta política de transferências não só tornou a competição mais atrativa, como também conduziu mais adeptos aos estádios chineses.

E foi precisamente nesse mesmo ano – em 2011 – que começou o reinado do Guangzhou Evergrande no futebol chinês. Primeiro com o sul coreano, Lee Jang-Soo, à frente da equipa e depois com Marcello Lippi e mais tarde Luiz Felipe Scolari a tomar as rédeas do clube, o Guangzhou venceu por sete vezes consecutivas a primeira liga. Poucos foram aqueles que tentaram fazer frente ao clube de Paulinho, Talisca e Fabio Cannavaro, técnico dos Tigres do Sul da China. Ainda assim, nos últimos anos o grande rival tem sido o Shangai SIPG, clube orientado pelo técnico português Vítor Pereira.

Oscar, Hulk e Elkeson constituem o trio de ataque do Shanghai SIPG, atual 1º classificado da CSL
Fonte: Globo

E é entre estes dois rivais que se disputa o título chinês esta temporada. Quando faltam três jornadas para o término do campeonato, Shanghai e Guangzhou encontram-se separados por apenas 2 pontos. Esta tem sido a edição mais equilibrada dos últimos anos e podemos ver história a ser feita na China. Por um lado, o Shanghai SIPG pode sagrar-se pela primeira vez campeão chinês, e logo com um português no comando técnico. Seria também uma estreia incrível para o Vítor Pereira no continente asiático. Do outro lado, podemos ver o Guangzhou a sagrar-se campeão pela oitava vez consecutiva, e com quatro treinadores diferentes.

Apesar de estar no segundo lugar, com menos dois pontos que o Shanghai SIPG, acredito que o Guangzhou Evergrande tem mais capacidade para vencer o campeonato. Para além der ser o atual campeão chinês, o clube com mais títulos e manter o melhor registo de vitórias consecutivas na Super Liga Chinesa, na próxima jornada recebe, no Tianhe Stadium, os rivais do Shanghai SIPG, naquele que será o jogo do título. De recordar que em casa e junto dos seus adeptos, o Guangzhou ainda não sabe o que é perder, daí estar mais do que preparado para levar a melhor sobre o atual primeiro classificado, o Shanghai. Mas se forem os visitantes a vencer o grande jogo, o título já não deve fugir aos Red Eagles, que fazem assim história no futebol chinês.

Foto de capa: Guangzhou Evergrande F.C

Artigo revisto por: Jorge Neves 

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estoril Praia confirma contratações de Antef Tsoungui e Luís Gomes e a saída de Finn Dicke

Antef Tsoungui e Luís Gomes são reforços confirmados pelo Estoril Praia. Em sentido contrário, Finn Dicke deixou os canarinhos.

Eis os bastidores da transferência falhada de Emiliano Martínez para o Manchester United de Ruben Amorim

Emiliano Martínez passou o último dia do mercado no Centro de Treinos do Aston Villa. Ainda assim, a transferência para o Manchester United não se realizou.

Benfica protagonizou o mercado: águias nunca gastaram tanto numa janela de transferências

O Benfica foi um dos protagonistas deste mercado de transferências, gastando um total de 135,8 milhões de euros em oito jogadores.

Xander Severina e Dailon Livramento confirmados como reforços do Casa Poa

O Casa Pia anunciou as contratações de Xander Severina e Dailon Livramento. Os dois jogadores foram confirmados nas últimas horas de mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Martín Anselmi já não vai ser o treinador do Atlético Mineiro

Martín Anselmi não vai ser o novo treinador do Atlético Mineiro. As duas partes até estavam perto de um entendimento, mas o argentino recuou.

Estrela da Amadora contrata Leandro Antonetti ao Sevilha

O Estrela da Amadora confirmou a contratação de Leandro Antonetti. O avançado de 22 anos deixou o Sevilha em definitivo.

Agente de Conrad Harder e Viktor Gyokeres deixa farpa a Frederico Varandas após negócios com o Sporting

Jonathan Chalkias, empresário envolvido nos negócios de Viktor Gyokeres e Conrad Harder, publicou fotografia com o dinamarquês. Na descrição, consta uma mensagem a Frederico Varandas.