📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ucrânia | O dia em que a bola deixou de rolar

- Advertisement -

Era previsível e é agora uma certeza, o campeonato ucraniano foi suspenso devido à situação de guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

A prova estava em pausa de inverno e tinha recomeço marcado para sexta-feira. Esta suspensão nunca será inferior a um período de 30 dias. Depois das interrupções por causa da Covid-19, a duração da paragem poderá sentenciar o futuro do futebol ucraniano.

Um pouco mais de meio campeonato jogado, este ano, a Federação Ucraniana de Futebol tinha conduzido algumas alterações ao modelo competitivo. Alargamento de equipas e, também, desde a temporada passada, o fim dos play-offs. Alterações que pareciam trazer resultados. No topo uma luta acesa, a meio de tabela e nos lugares de despromoção tudo muito próximo. Esta temporada, a Ucrânia já não tinha presença nas competições europeias o que coloca em perigo a sua posição no ranking da UEFA.

Com a suspensão e o impasse futuro, a Liga ucraniana poderá estar por um fio. A nível financeiro os clubes podem não sobreviver a mais uma pausa, depois do choque da pandemia, e parece ser impossível as equipas continuarem com o mesmo nível sem entrada de dinheiro, até porque o mais certo é os patrocinadores abandonarem os emblemas. Além disso, com o impasse e com muita dúvida no ar, e num exercício de futurologia desconhece-se a capacidade dos clubes para marcarem presença em competições europeias e tornar o país atrativo a nível futebolístico – que até vinha a ser para o mercado brasileiro, especialmente -.

Com recursos financeiros em perigo, os ativos, mais propriamente os jogadores internacionais, poderão abandonar os seus clubes – dependendo do desenrolar dos acontecimentos – como já tem sido dado conta -. Esta perda de algumas estrelas, além de significar o não retorno de um investimento feito nas equipas, manda também uma mensagem que coloca a Ucrânia fora da rota dos mercados apetecíveis para os jogadores.

O FC Shakhtar Donetsk, talvez o principal clube nos últimos anos, é quem mais poderá sofrer já que 14 dos 29 atletas são estrangeiros, e uma equipa técnica maioritariamente italiana. As restantes formações são equipas que vivem muito das academias, que vão estar um tempo indeterminado com paragem.

Com este risco até de falência, mas neste momento, de paragem de competição, o ranking da UEFA, onde a Ucrânia tem a Sérvia, a Bélgica e a Suíça muito perto, poderá colocar em Xeque-Mate a presença ucraniana nos próximos anos nas três competições europeias. No que diz respeito ao ranking da FIFA e com o apuramento para o mundial a começar em março, estará a Ucrânia preparada para poder jogar? Na última convocatória quase 70% da formação vinha do campeonato ucraniano.

Tudo depende do tempo de paragem, mas o futuro do futebol da Ucrânia não se augura próspero. Com a possibilidade de os clubes não resistirem a mais uma crise, ao facto de escalões jovens demorarem o seu tempo a retomar, aos próprios rankings terem quedas abruptas e até o próprio risco da Ucrânia não disputar um lugar no Mundial, o efeito dominó poderá tornar um campeonato em expansão e uma seleção que parecia rejuvenescer em anos travessia do deserto do futebol.

João Pedro Gonçalves
João Pedro Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Quem conhece o João sabe que a bola já faz parte dele. A paixão pelo desporto levou-o até à Universidade do Minho para estudar Ciências da Comunicação. Tem o sonho de fazer jornalismo desportivo e viver todos os estádios.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.