internacional cabeçalho

Claro que poderia ir para o Barcelona, tirar uma selfie porreira com o Lionel Messi, colocar as imagens no Instagram e conseguir milhões de likes ficando satisfeito comigo próprio… Mas eu não sou assim. Seria melhor jogar pelo Everton. –  Andriy Yarmolenko

Foi desta forma que, sem papas na língua e com uma grande dose de honestidade, Andriy Yarmolenko, a estrela mais cintilante do futebol ucraniano na actualidade, abordou um possível ingresso no clube catalão no próximo Verão. Numa entrevista recente a um órgão de comunicação social do seu país, Yarmolenko abordou não só a possibilidade de deixar o FC Dynamo Kyiv no final da temporada, assim como uma eventual mudança para o FC Barcelona ou para um emblema da Premier League, neste caso concreto, o Everton FC. Os Toffees são, de acordo com os media, uma das equipas mais bem colocadas para assegurar a contratação do versátil extremo ucraniano no próximo Verão e, a julgar pela afirmação de Yarmolenko, tudo poderá estar bem encaminhado para que isso aconteça.

Na passada edição da UEFA Europa League, o número 10 do Dynamo Kyiv foi um dos responsáveis pela eliminação do emblema da cidade de Liverpool nos 16 avos-de-final da competição, apontando um golo e contribuindo com duas exibições de elevado nível em ambas as eliminatórias. Desde esses jogos, o treinador do emblema inglês, Roberto Martínez, ficou com excelentes referências relativamente a Yarmolenko e, na conferência de imprensa da passada semana de antevisão do encontro com o Stoke City FC para a Premier League, quando o questionaram sobre as afirmações de avançado ucraniano, Martínez respondeu assim: “Todos sabemos que o Yarmolenko é um dos melhores futebolistas da sua geração no seu país. Ele é um capitão e um líder e tem as suas próprias ambições. (…) Esse tipo de afirmações agrada a todos aqueles que fazem parte do Everton, mas não podemos falar de um jogador que não faz parte da nossa equipa.”

Yarmolenko, a estrela do futebol ucraniano, que preferiria jogar com regularidade no Everton FC do que ser suplente de luxo no FC Barcelona~ Fonte: static.independent.co.uk
Yarmolenko, a estrela do futebol ucraniano, que preferiria jogar com regularidade no Everton FC do que ser suplente de luxo no FC Barcelona
Fonte: static.independent.co.uk

Yarmolenko nasceu em Leninegrado (actual São Petersburgo), filho de pais ucranianos naturais do Oblast de Chernigov, no norte da Ucrânia. A sua permanência na cidade fundada por Pedro “O Grande” foi relativamente curta, uma vez que, pouco depois do seu nascimento, a sua mãe abandonou o emprego que lhe tinha sido oferecido em São Petersburgo para regressar à sua cidade natal. Yarmolenko, que nasceu ainda durante a era soviética, representou sempre a Ucrânia ao mais alto nível, quer nos escalões mais jovens, Sub-19 e Sub-21, quer na selecção principal, mas nem tudo foi fácil para o versátil extremo do FC Dynamo Kyiv.

Anúncio Publicitário

Yarmolenko teve a sua primeira passagem pelas academias do Dynamo após ter completado 13 anos de idade, mas o sonho de representar o outrora gigante europeu cedo se desvaneceu, uma vez que o jovem Andriy não se mostrava à altura dos índices físicos exigidos pelo clube. Foi com uma elevada dose de descrença e desânimo que Yarmolenko regressou aos clubes da região onde vivia, e foi ao serviço do FC Desna Chernigov que teve a sua estreia a nível profissional. Em 2006, no entanto, Yarmolenko, que continuou a ser seguido de perto pelos olheiros do Dynamo, regressou ao emblema de Kiev, primeiro para representar a equipa de reservas e para, passado apenas um ano, se estabelecer na primeira equipa, onde chegou a ser apelidado de o “novo Sheva”, alcunha dada ao antigo Bola de Ouro ucraniano Andriy Shevchenko.

Yarmolenko é actualmente um dos melhores futebolistas do leste da Europa. O internacional ucraniano é extremamente versátil e pode assumir várias posições no sector atacante, podendo actuar como extremo, do lado direito ou do lado esquerdo, ou assumindo porventura posições mais interiores, actuando como segundo avançado no apoio ao ponta de lança. Andriy já realizou quase 300 jogos pelo Dynamo Kyiv, onde apontou mais de uma centena de golos, 32 dos quais na última temporada e meia.

O que reserva o futuro a Yarmolenko? Será ele o grande reforço do Everton FC na próxima temporada? Fonte: liverpoolecho.co.uk
O que reserva o futuro a Yarmolenko? Será ele o grande reforço do Everton FC na próxima temporada?
Fonte: liverpoolecho.co.uk

Yarmolenko prometeu aos responsáveis do clube manter-se ao serviço do Dynamo Kyiv até que o clube voltasse a adquirir o estatuto que teve no passado e conseguisse voltar a ser campeão da Ucrânia, feito que foi alcançado na temporada passada pela mão de Serhiy Rebrov. Andriy é um atleta leal ao clube que o fez crescer enquanto futebolista e já garantiu que não irá forçar a sua saída, procurando, em vez disso, uma oferta que seja não só atractiva para ele, mas também para o emblema de Kiev.

As possibilidades de mercado para um atleta com a qualidade de Yarmolenko parecem ser infindáveis, mas é quase certo que Andriy não estará disponível para fazer parte de uma equipa onde não jogue com regularidade ou para se contentar em ser suplente de luxo de um qualquer gigante do velho continente. O actual camisola 10 do Dynamo é, acima de tudo, um jogador ambicioso que, segundo as suas próprias palavras, quando não joga duas vezes por semana, não consegue libertar as suas emoções e a sua energia, e por isso deixa a sua família à beira de um ataque de nervos.

Foto de Capa: 90min.com