A omnipresença de Kurban Berdyev no FC Rostov

    Alheio a estes negócios, o FC Rostov, com Dmitri Kirichenko ao leme da equipa, pelo menos no papel, inscreve na UEFA Kurban Berdyev como adjunto do outrora seu adjunto e, para mal dos pecados do frágil AFC Ajax de Peter Bosz, o técnico natural do Turcomenistão estava determinado em levar os Selmashi até à fase de grupos da Liga dos Campeões. Após o empate a uma bola em Amesterdão, os comandados por Kirichenko e Berdyev esmagaram o outrora gigante holandês por 4-1 em Rostov carimbando pela primeira vez na sua história o passaporte para a liga milionária.

    Desta força da natureza que tem sido o FC Rostov, fazem parte para além dos acima referidos Noboa e Azmoun, uma mescla quase perfeita de jogadores, uns que já contam nas pernas com muitas primaveras futebolísticas, como são os casos do poderoso médio moldavo e capitão de equipa Alexandru Gatcan (32 anos), o experiente defesa central espanhol César Navas (36 anos), o altamente versátil médio-ala bielorrusso Timofei Kalachev (35 anos) e o intermitente ponta-de-lança russo Aleksandr Bukharov (31 anos), e outros que ainda têm pela frente uma carreira que será certamente interessante, como são os casos do versátil extremo russo Dmitri Poloz (25 anos), o competente defesa central russo Ivan Novoseltsev (25 anos), os também eles defesas Fyodor Kudryashov (29 anos) e Denis Terentjev (24 anos) e o médio de ataque Aleksandr Erokhin (26 anos). Seria injusto não lembrar também Soslan Dzhanaev, o guarda-redes russo de 29 anos, que relançou a sua carreira com Kurban Berdyev e assinou exibições verdadeiramente notáveis nas partidas diante do RSC Anderlecht e do AFC Ajax.

    Dmitri Kirichenko, que viu sair Bastos para a SS Lazio há duas semanas e tem, a cada dia que passa, um plantel mais curto, mantém-se fiel ao 3-5-2 ou 5-3-2, se preferirem, de Kurban Berdyev e os resultados, pode dizer-se, são excelentes no plano internacional e bons na vertente doméstica, tendo em conta a realidade complicada que o  clube atravessa.

    O que esperar deste FC Rostov no futuro próximo?  Fonte: Sport Express
    O que esperar deste FC Rostov no futuro próximo?
    Fonte: Sport Express

    Embora não tenha sido visto nas bancadas na partida frente ao AFC Ajax em Rostov na passada semana, Kurban Berdyev e as suas ideias estiveram presentes em campo e foram elas que levaram os Selmashi a uma vitória histórica diante daqueles que foram, em tempos, um colosso do futebol europeu.

    O futuro de Kirichenko e Berdyev é incerto; o primeiro porque levará por tabela caso os resultados desportivos se comecem a degradar e o segundo porque caso deixe o FC Rostov em definitivo, a curta carreira do seu pupilo como treinador principal terminará certamente de forma abrupta.

    Aconteça o que acontecer, nada impedirá o FC Rostov de se estrear e medir forças na liga milionária com o FC Bayern Munique, o Atlético Madrid e o PSV Eindhoven, restando apenas saber se o vai fazer sob o olhar catedrático do mestre Berdyev, sob a coragem de um jovem treinador como Kirichenko, ou, no pior cenário possível, sob a égide de algum técnico que entre de súbito em cena, desvirtuando tudo aquilo que foi conseguido até agora.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Joel Amorim
    Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
    Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.