Alex Teixeira: De fantasista a goleador

- Advertisement -

internacional cabeçalho

Há clubes que, por estarem em ligas mais periféricas, não têm capacidade de manter os melhores jogadores por tanto tempo quanto gostariam. O Shakhtar Donetsk, apesar de não ser propriamente um clube vendedor, teve de lidar nos últimos anos com a perda de craques como Fernandinho, Willian, Mkhitaryan, Douglas Costa ou Luiz Adriano, que atraíram o interesse dos tubarões europeus. Mas a vantagem de ter um plantel recheado de qualidade é precisamente a facilidade de substituir os jogadores que são transferidos. A saída dos dois últimos, para Bayern e Milan, não se tem feito sentir devido a um momento de forma simplesmente incrível de Alex Teixeira. O brasileiro assumiu-se como a principal figura da equipa e tem estado on fire na finalização, somando 18 golos no campeonato. Os tubarões já piscam o olho ao craque, e o Shakhtar já sabe o que o espera.

A qualidade do médio ofensivo não apareceu de repente, bem pelo contrário. As boas exibições no Mundial Sub-20 de 2009, prova em que foi um dos melhores jogadores, impressionaram os dirigentes do Shakhtar, sempre atentos aos novos talentos canarinhos. Alex Teixeira deixou o Vasco da Gama para se aventurar no futebol europeu, mas a afirmação não foi propriamente imediata. Na primeira época praticamente não foi utilizado e só na segunda temporada conseguiu ganhar espaço na equipa, ainda que com um papel secundário. O percurso do brasileiro em Donetsk tem sido marcado por altos e baixos, sobretudo devido à enorme qualidade que sempre existiu à disposição de Mircea Lucescu. A concorrência de nomes como Alan Patrick, Ilsinho, Taison, Bernard e, claro, Willian e Douglas Costa nunca permitiu que Alex Teixeira tivesse o protagonismo que desejava.

Alex Teixeira é uma das grandes figuras do FC Shakhtar Donetsk Fonte: FC Shakhtar Donetsk
Alex Teixeira é uma das grandes figuras do FC Shakhtar Donetsk
Fonte: FC Shakhtar Donetsk

O último ano, já sem Willian no plantel, marcou a explosão definitiva do craque. Não foi certamente por Alex Teixeira que o Shakhtar perdeu o título para o Dínamo de Kiev, já que o brasileiro foi o melhor jogador da equipa, com uma influência superior ao próprio Douglas Costa. Foi uma época de grande regularidade para o médio ofensivo em termos exibicionais e também na marcação de golos – foram 17, que lhe valeram o estatuto de melhor marcador do campeonato. A relação com a baliza contrária atingiu números estratosféricos nesta temporada e esse registo já foi superado. Em apenas 12 jogos, Alex Teixeira apontou, imagine-se, 18 golos, sendo que nem sequer é avançado. Desde que passou a actuar preferencialmente sobre o corredor central, ao invés de jogar descaído sobre um flanco, o jogador de 25 anos passou a ter uma dimensão superior no seu futebol e juntou à velocidade, criatividade e qualidade técnica que sempre teve uma facilidade incrível de aparecer a finalizar. As esperanças do Shakhtar de recuperar o título passam muito pela capacidade do brasileiro de manter a boa forma durante toda a temporada.

Não admira que o médio ofensivo esteja a ser cobiçado por tantos emblemas. Para além da qualidade que está a demonstrar, tem a seu favor o facto de todos os jogadores que saíram do Shakhtar estarem a brilhar noutros clubes. Fernandinho é muito importante na manobra do Man City, Willian tem sido porventura o melhor do Chelsea nesta temporada, Mkhitaryan está a ter, finalmente, o ano de explosão em Dortmund e Douglas Costa está simplesmente a ser uma das figuras da época a nível europeu. Com esta valorização dos talentos que deixam Donetsk, é garantido que Alex Teixeira será um dos elementos mais apetecíveis na próxima abertura de mercado (veremos se fica até ao final da temporada). O salto para um campeonato mais mediático deverá abrir-lhe as portas da selecção brasileira, fechadas até agora por actuar numa liga como a ucraniana. Mas Coutinho, Firmino, Willian e Óscar que se preparem, porque em breve vão ter mais um adversário na luta pela titularidade.

Foto de Capa: FC Shakhtar Donetsk

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal já conhece possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações

Portugal já conhece leque de possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações. Seleção nacional está no pote 1 da Liga A.

Médio do Benfica B elogia Andreas Schjelderup: «Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível»

Tomás Cruz deixou elogios a Andreas Schjelderup, médio do Benfica B que tem sido chamado por José Mourinho para os treinos da equipa principal.

Mikel Arteta comenta despedimento de Thomas Frank e elogia Viktor Gyokeres: «Acho que tudo melhorou e agora está a dar certo»

Mikel Arteta fez a antevisão do Brentford x Arsenal. Técnico falou de Viktor Gyokeres e de Thomas Frank.

Irmão de Paul Pogba aborda estado físico do internacional francês: «É frustrante, não só para ele»

O irmão de Paul Pogba abordou o estado físico do médio francês e confessou as dificuldades sentidas na recuperação.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição volta aos treinos na Juventus e dá bons sinais na recuperação da lesão

Francisco Conceição poderá ser opção para o Inter Milão x Juventus. Extremo português voltou aos trabalhos com o grupo.

Al Nassr de Jorge Jesus derrota Arkadag na Champions League Asiática 2 sem Cristiano Ronaldo e João Felix

O Al Nassr de Jorge Jesus venceu o Arkadag por 1-0, na primeira mão dos oitavos de final da Champions League Asiática 2.

Real Madrid pondera vender jogador que ainda nem comprou por propostas de 80 milhões de euros

Nico Paz vai ser repatriado pelo Real Madrid, mas pode nem sequer voltar a jogar pelos merengues. Espanhóis abertos a venda choruda.