CR Flamengo 3-1 Al Hilal SFC: Show de Bruno Henrique e bilhete para a final garantido

- Advertisement -

O Flamengo de Jorge Jesus está na final do Mundial de Clubes, depois de vencer os sauditas do Al Hilal por 3-1. No Khalifa International Stadium, o Al Hilal adiantou-se primeiro por Al Dawsari mas o Flamengo deu a volta ao resultado com golos de Arrascaeta, Bruno Henrique e um autogolo de Albulayhi. A equipa de Jorge Jesus garantiu a presença na final do próximo sábado e espera agora pelo desfecho da meia-final entre Liverpool e Monterrey para saber quem irá defrontar.

Para este jogo, a equipa de Jorge Jesus manteve a saída a jogar a três, com Arão a descer e a surgir ao lado dos centrais Rodrigo Caio e Pablo Mari, e os laterais a oferecerem profundidade à equipa. Talvez por ser expectável que o Mengão começasse a construir desta forma, o Al Hilal conseguiu anular bem a saída a jogar do adversário e o Flamengo apresentou dificuldades em manter a bola na sua posse nos primeiros minutos. A equipa saudita assumiu então a iniciativa de jogo e chegou com frequência à área adversária, com o seu jogo a passar todo pelos pés de Carlos Eduardo, ex-FC Porto.

Apesar do maior domínio do Al Hilal, o primeiro lance claro de golo surgiu aos 15’ dos pés de Gerson, numa recarga após saída em falso de Al Muaiouf. A bola passou a centímetros da baliza e colocou em sobressalto a equipa saudita, que não demorou a responder. No minuto seguinte, Al Dawsari surgiu na cara de Diego Alves mas o guarda-redes do Flamengo foi enorme e negou o golo com uma grande mancha. No seguimento da jogada, Gomis atirou por cima quando tinha a baliza escancarada.

Dois minutos depois, repetiram-se os intervenientes do lance anterior mas o destino ditou que a “sorte” trocasse de lado: Al Dawsari surgiu bem no coração da área a rematar para o fundo das redes, sem hipótese para Diego Alves. O Al Hilal chegou ao golo com alguma justiça, numa jogada em que o ex-Benfica Carrillo movimentou-se para dentro e arrastou a defesa com ele, permitindo a Al Burayk surgir solto no corredor direito para assistir Al Dawsari.

De Arrascaeta marcou o primeiro golo do CR Flamengo
Fonte: FIFA Club World Cup

Depois do golo, o Al Hilal baixou as linhas e instalou-se no seu meio-campo, ocupando bem e com muitos jogadores os espaços interiores, o que acabou por originar mais confrontos físicos e faltas. Neste aspeto, o árbitro Ismail Elfath assumiu durante demasiado tempo um critério largo, perdoando alguns amarelos a jogadores do Flamengo por entradas mais ríspidas.

Na procura pelo empate, o Mengão não conseguia circular a bola com a rapidez necessária e via o Al Hilal bloquear bem os corredores, impedindo as habituais triangulações da equipa de Jorge Jesus. Até ao intervalo, o jogo atravessou uma fase mais física e menos bem jogada, obrigando Ismail Elfath a mostrar três cartões amarelos no espaço de dois minutos.

No regresso para o segundo tempo, o Flamengo surgiu determinado em mudar o rumo dos acontecimentos e com uma alteração posicional que viria a ser determinante. Jorge Jesus deslocou Bruno Henrique do corredor para o centro do terreno e esta mudança demorou pouco a dar frutos: aos 48’, Gabigol iniciou a jogada, Bruno Henrique assistiu e Arrascaeta finalizou para o empate.

O Flamengo soltou-se com o golo marcado e jogava com mais confiança, mas sem conseguir desbloquear o compacto bloco defensivo do Al Hilal. Leu bem o jogo Jorge Jesus novamente e percebeu que o jogo pedia alguém com mais rasgo e criatividade no meio-campo. Aos 74’, Gerson deu o lugar a Diego e o brasileiro foi o responsável por abrir o muro defensivo da equipa de Răzvan Lucescu. Quatro minutos depois de entrar, o médio recebeu em zona adiantada e contemporizou com a bola no pé, à espera da subida de Rafinha no corredor direito. Quando o lateral surgiu solto, Diego tocou na direita e assistiu com calma ao centro teleguiado do ex-Bayern para a cabeçada de Bruno Henrique que só parou no fundo das redes.

Aos 81’, Diego voltou a abrir o livro e assistiu Bruno Henrique, com o médio a centrar para a pequena área e a ver Albulayhi desviar para a própria baliza, quando Gabigol já preparava o remate certeiro. O azar de Albulayhi foi a sorte da equipa de Jorge Jesus, que com o 3-1 resolveu as contas de uma meia-final que começou com sabor amargo mas acabou com um travo doce a vitória e com o bilhete para a final do Mundial de Clubes.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

CR Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luís, Arão, Gerson (Diego, 74’), De Arrascaeta (Piris da Motta, 90+3’), Everton Ribeiro, Bruno Henrique (Vitinho, 89’) e Gabriel Barbosa.

Al Hilal SFC: Al Muaiouf, Al Burayk, Jang, Albulayhi, Al Shahrani, Eduardo, Cuellar, Carrillo, Giovinco (Khrbin, 71’), Al Dawsari (Al-Abed, 82’) e Gomis (Otayf, 90+2’).

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Esquecido? Cristiano Ronaldo fora de onze ideal histórico da Champions League

Cristiano Ronaldo ficou fora dos eleitos do onze inicial histórico da Champions League, elaborado por Vincent Duluc.

AC Milan de Ruben Amorim prepara novo ataque a jogador de José Mourinho

O AC Milan de Ruben Amorim prepara-se para apresentar uma nova proposta por Endrick, avançado do Real Madrid.

Sporting já treinou e Rui Borges contou com grande novidade

O Sporting já realizou o treino desta terça-feira. João Simões voltou a trabalhar com o restante do plantel, estando recuperado de uma operação.

James Tavernier deixa o Rangers e ruma ao Maccabi Tel Aviv

Depois de onze temporadas, James Tavernier deixou o Rangers para se juntar ao Maccabi Tel Aviv. O lateral direito assinou um contrato válido por uma época.

PUB

Mais Artigos Populares

Ibrahima Diaby reforça o Al Ahli da Arábia Saudita

O Al Ahli e o Cercle Brugge chegaram a acordo por Ibrahima Diaby. O médio de 19 anos juntou-se ao clube da Arábia Saudita a troco de 12 milhões de euros.

Grémio perde com o Vitória e Luís Castro reage: «Não merecíamos a derrota»

O Grémio, de Luís Castro, perdeu por 1-0 frente ao Vitória num jogo a contar para a 26.ª jornada do Brasileirão. O técnico lamentou o desaire.

Antigo internacional alemão rendido: «Se o PSG defrontasse a campeã mundial Espanha, apostaria no PSG»

Em entrevista ao Die Welt, Dietmar Hamann demonstrou-se confiante para que o PSG revalide o título da Champions League.