Estrela Vermelha de Belgrado: O gigante adormecido dos Balcãs que tenta acordar

    O Estrela Vermelha lidera neste momento o campeonato sérvio com 57 pontos, mais 9 do que o segundo classificado e seu grande rival, Partizan. Passou pela primeira vez a fase de grupos de uma competição europeia desde 1992, tornando-se na primeira equipa a passar uma fase de grupos vinda da 1ª eliminatória de qualificação, e o sorteio dos 16 avos de final  da Liga Europa ditou um confronto entre Estrela Vermelha e CSKA de Moscovo, que apesar das tradicionais boas relações entre sérvios e russos, têm um “condimento” extra, é que a claque do Estrela Vermelha, Delije, tem uma relação de afinidade com a claque do Spartak de Moscovo, Fratria, enquanto que a claque do CSKA de Moscovo tem a mesma ligação, mas com a claque do rival Partizan, espera-se por isso um jogo especial e interessante dentro e fora das quatro linhas.

    O apoio dos adeptos apesar das dificuldades sentidas nos últimos anos é uma constante    Fonte: Estrela Vermelha
    O apoio dos adeptos apesar das dificuldades sentidas nos últimos anos é uma constante
    Fonte: Estrela Vermelha

    Há uma outra curiosidade que rodeia a participação europeia do Estrela Vermelha, é que o último golo marcado pela equipa sérvia nas fases após os grupos foi um auto-golo do antigo defesa-central do Bayern Munique, Klaus Augenthaler, na meia final de 1990/1991, que carimbou o acesso da equipa sérvia à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, final essa que ganharia nos penalties depois de um 0-0 no resultado final, na Sérvia há quem fale em maldição, terão aprendido com o Benfica?

    A Europa do futebol saúda o regresso do gigante dos Balcãs e espera que desta vez seja para ficar!

    PS: Escrevo este artigo após assistir a um dos mais apaixonantes derbies do futebol europeu, falo claro Partizan – Estrela Vermelha, 1-1 foi o resultado final. Dizer também que três portugueses deixaram a sua página, uns mais do que outros, na história deste grande clube: Hugo Vieira, Lucas , que faleceu em 2015, e Sá Pinto, como treinador.

    Foto de capa: Estrela Vermelha

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Pedro Cipriano
    Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
    Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.