Faltam seis jornadas para o fim da fase regular do campeonato e no nordeste da Polónia vive uma equipa que quer, de forma inédita, escrever o seu nome na lista de campeões da liga polaca.

Bialystok, maior cidade do nordeste, bem próximo da fronteira com a Bielorrússia, tem no seu Jagiellonia o líder da Ekstraklasa (Primeira Liga Polaca), título que o clube fundado em 1920 nunca conquistou.

O treinador é Ireneusz Mamrot, de 47 anos, que registou carreira muito modesta como jogador e foi ascendendo também discretamente como treinador, na maioria ao serviço de clubes de patamares secundários da Polónia. Como técnico, apresenta um palmarés composto por uma terceira e quarta divisões ganhas na pátria polaca. As duas conquistas aconteceram em 2013/14 e 2010/11, respetivamente, ao serviço do Chroby Glogów.

O plantel também não tem, de longe, nomes sonantes e é isso mesmo que torna esta história particularmente bela. Neste último fim de semana, o Lechia Gdansk de Mato Milos, Steven Vitória, João Nunes, Romário Baldé e dos gémeos Paixão sentiu bem na pele a determinação que existe no ‘Jaga’ (alcunha do Jagiellonia) para desafiar o destino, pois, no Municipal de Bialystok, os locais aplicaram um inapelável goleada de 4-1!

Anúncio Publicitário

São agora 11 as temporadas consecutivas do Jagiellonia Bialystok na principal divisão do futebol polaco e o crescimento do clube é também acentuado pelas conquistas da Taça, em 2009/10, e da Supertaça, em 2010, para além do 3º lugar no campeonato, em 2014/15, e o vice-campeonato almejado na temporada transata.

 

Adeptos do ‘Jaga’ querem ver equipa fazer o que ainda não foi feito!
Fonte: Jagiellonia Bialystok

O mais feroz adversário lá no topo tem os mesmos pontos do ‘Jaga’ e é o bicampeão Legia Warszawa que, nos últimos cinco anos, venceu quatro vezes o título. Empatou em casa do Cracovia Kraków no mais recente jogo e perdeu, assim, a liderança. Nos 3º e 4º postos, respetivamente, e também em igualdade pontual, estão Lech Poznan e Górnik Zabrze, a cinco pontos dos dois da frente, espreitando deslizes para lançarem emboscada.

Esta terça-feira há duelo lá dos de cima na capital da Polónia. Em Varsóvia, Legia Warszawa e Jagiellonia Bialystok, com os mesmos 45 pontos e a mesma diferença de golos, têm pela frente duelo de estofo de campeão depois do ‘Jaga’ ter vencido 1-0 a partida da primeira volta. Do lado da casa, reside uma equipa com o escudo de defesa do título de campeão, já do lado forasteiro está um outsider que quer fazer história…

A fase regular termina em abril, depois há o apuramento do campeão. Este é um tema que fica agora entreaberto. Voltaremos a ele, com certeza, dentro de algumas semanas.

Foto de capa: Jagiellonia Bialystok

 

Comentários