La vergüenza del fútbol mundial

- Advertisement -

Bem-vindos à “Melhor final do Mundo”. Assim ficou conhecida a final da Libertadores de 2018 entre River Plate e Boca Juniors. Mas o que tinha tudo para se tornar a maior final de Libertadores da história, acabou por se tornar a maior vergonha da história da competição. Então vamos corrigir a nomeação. Bem-vindos à “Final mais vergonhosa do Mundo”.

O episódio que ocorreu na tarde de sábado em Buenos Aires é de conhecimento de todos. Então não precisamos de continuar a mencionar as ações dos “selvagens”, pois todos viram o covarde ataque que sofreu o autocarro da comitiva do Boca Juniors quando se aproximava do Monumental de Núñez. Este não foi o primeiro, nem será o último episódio de ataques bárbaros que acontecem no futebol argentino. Há poucos dias, um torcedor do San Martín de Tucumán foi assassinado por adeptos do Boca Juniors e, na última quarta-feira, 50 adeptos do All Boys (clube da terceira divisão nacional) agrediram policias e afugentaram-nos do local onde trabalhavam. Todos esses lamentáveis episódios refletem bem a podridão que existe no futebol argentino e, inclusive, na atual sociedade argentina. Atualmente, Boca Juniors contra River Plate deixou de ser uma rivalidade, para se tornar numa questão de ódio.

A Conmebol também teve a sua parcela de culpa no fiasco desta final se ter se tornado ainda maior. Após as agressões que os jogadores do Boca Juniors sofreram, era evidente que não haviam condições de jogo. O Mundo sabia disso. O próprio River Plate sabia disso. Mas parece que a Conmebol não. A entidade queria forçar o Boca a entrar em campo. O locutor do estádio anunciava constantemente que o jogo iria ocorrer, o que gerou euforia e aumentou as expectativas dos 60 mil espetadores presentes no Monumental de Núñez. Após duas horas e meia de atraso, a Conmebol anunciou o adiamento da partida. Houve uma revolta nas arquibancadas e armou-se uma grande confusão. Por sorte, não houve relatos de pessoas feridas com maior gravidade.

Fonte: River Plate

Na próxima terça-feira, dia 27, os dirigentes dos dois clubes e a Conmebol vão reunir-se na sede da entidade, no Paraguai. Dessa reunião saíra a decisão sobre o desfecho da Libertadores. O Boca Juniors exige ser declarado campeão e relembra o episódio que ocorreu em 2015 entre as duas equipas rivais, na Libertadores: dois adeptos xeneizes lançaram gás de pimenta nos atletas do River Plate, quando os mesmos iam para o balneário no intervalo do jogo. Como punição, a Conmebol excluiu o Boca da competição e o River avançou. A grande questão que a Conmebol enfrenta é que essa final foi vendida ao mundo inteiro. Até o dia e o horário do jogo foram adequados para se adequarem ao mercado europeu. A final também aqueceu o calejado mercado argentino, gerando empregos e impostos. Agora resta aguardarmos o que acontecerá. A única certeza que temos é que a “maior final da história” se tornou na maior vergonha da história do futebol mundial.

Foto de capa: River Plate

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Richard Ríos elogia José Mourinho e atira: «Real Madrid? Espero que não vá e que continue comigo»

Richard Ríos deixou muitos elogios para José Mourinho. O médio internacional colombiano garantiu que espera que o técnico não assine pela equipa do Real Madrid.

Ricardo Sá Pinto vai ser treinador do Pafos: eis os detalhes

Ricardo Sá Pinto vai ser oficializado em breve como treinador do Pafos. O técnico português vai assinar um contrato até ao final da época.

Já é conhecido o valor da indemnização para Domenico Tedesco após ser despedido do Fenerbahçe

Domenico Tedesco foi despedido do Fenerbahçe, quando faltam jogar três jogos para acabar o campeonato da Turquia. O técnico recebeu 500 mil euros de indemnização.

Bruno Fernandes recebe elogios: «É um prazer saber que tenho um colega com esta qualidade»

Bruno Fernandes foi alvo de muitos elogios após o último jogo do Manchester United. Benjamin Sesko enalteceu as qualidades do médio internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Catarino e a possibilidade de o Benfica não se qualificar para a Champions League: «Temos como nos reajustar»

Nuno Catarino refletiu sobre a operação 'Benfica SAD 2026-2031' e abordou a possibilidade de os encarnados falhar a qualificação para a Champions League.

Boas notícias para o PSG: Vitinha e Nuno Mendes estão convocados para o jogo frente ao Bayern Munique

O PSG anunciou a lista de convocados para o encontro desta terça-feira, frente ao Bayern Munique. Vitinha e Nuno Mendes, que estavam em dúvida, foram chamados por Luis Enrique.

Burnley de Florentino prepara-se para despedir Scott Parker após a despromoção e já tem sucessor em mente

O Burnley já prepara a próxima temporada no Championship. Scott Parker deve sair do clube inglês e Steven Gerrard é o favorito para assumir a equipa.