La vergüenza del fútbol mundial

- Advertisement -

Bem-vindos à “Melhor final do Mundo”. Assim ficou conhecida a final da Libertadores de 2018 entre River Plate e Boca Juniors. Mas o que tinha tudo para se tornar a maior final de Libertadores da história, acabou por se tornar a maior vergonha da história da competição. Então vamos corrigir a nomeação. Bem-vindos à “Final mais vergonhosa do Mundo”.

O episódio que ocorreu na tarde de sábado em Buenos Aires é de conhecimento de todos. Então não precisamos de continuar a mencionar as ações dos “selvagens”, pois todos viram o covarde ataque que sofreu o autocarro da comitiva do Boca Juniors quando se aproximava do Monumental de Núñez. Este não foi o primeiro, nem será o último episódio de ataques bárbaros que acontecem no futebol argentino. Há poucos dias, um torcedor do San Martín de Tucumán foi assassinado por adeptos do Boca Juniors e, na última quarta-feira, 50 adeptos do All Boys (clube da terceira divisão nacional) agrediram policias e afugentaram-nos do local onde trabalhavam. Todos esses lamentáveis episódios refletem bem a podridão que existe no futebol argentino e, inclusive, na atual sociedade argentina. Atualmente, Boca Juniors contra River Plate deixou de ser uma rivalidade, para se tornar numa questão de ódio.

A Conmebol também teve a sua parcela de culpa no fiasco desta final se ter se tornado ainda maior. Após as agressões que os jogadores do Boca Juniors sofreram, era evidente que não haviam condições de jogo. O Mundo sabia disso. O próprio River Plate sabia disso. Mas parece que a Conmebol não. A entidade queria forçar o Boca a entrar em campo. O locutor do estádio anunciava constantemente que o jogo iria ocorrer, o que gerou euforia e aumentou as expectativas dos 60 mil espetadores presentes no Monumental de Núñez. Após duas horas e meia de atraso, a Conmebol anunciou o adiamento da partida. Houve uma revolta nas arquibancadas e armou-se uma grande confusão. Por sorte, não houve relatos de pessoas feridas com maior gravidade.

Fonte: River Plate

Na próxima terça-feira, dia 27, os dirigentes dos dois clubes e a Conmebol vão reunir-se na sede da entidade, no Paraguai. Dessa reunião saíra a decisão sobre o desfecho da Libertadores. O Boca Juniors exige ser declarado campeão e relembra o episódio que ocorreu em 2015 entre as duas equipas rivais, na Libertadores: dois adeptos xeneizes lançaram gás de pimenta nos atletas do River Plate, quando os mesmos iam para o balneário no intervalo do jogo. Como punição, a Conmebol excluiu o Boca da competição e o River avançou. A grande questão que a Conmebol enfrenta é que essa final foi vendida ao mundo inteiro. Até o dia e o horário do jogo foram adequados para se adequarem ao mercado europeu. A final também aqueceu o calejado mercado argentino, gerando empregos e impostos. Agora resta aguardarmos o que acontecerá. A única certeza que temos é que a “maior final da história” se tornou na maior vergonha da história do futebol mundial.

Foto de capa: River Plate

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas comenta o pleno de títulos do FC Porto: «Traz-nos à memória as conquistas de 1985/86 e 1997/98»

André Villas-Boas felicitou a equipa Sub-15 do FC Porto pela conquista e descreveu o pleno de títulos dos dragões em 2025/26 como «histórico».

UFC Freedom 250: O Espetáculo na Casa Branca

UFC, 15 de junho, 02h00 O octógono ruma a um...

Já é conhecido o árbitro nomeado para a estreia de Portugal no Mundial 2026

Abulrahman AlJassim, do Catar, foi o árbitro nomeado para o Portugal x RD Congo, marcado para as 18h da próxima quarta-feira.

FC Porto completa pleno de títulos em 2025/26: Desde a Primeira Liga aos Sub-15

Os Sub-15 do FC Porto sagraram-se campeões nacionais, graças a uma derrota dos rivais Sporting. Dragões conquistaram o título em quatro escalões.

PUB

Mais Artigos Populares

Mohamed Ouahbi reage ao empate de Marrocos frente ao Brasil: «Queríamos ter vencido, mas o futebol é assim»

Mohamed Ouahbi analisou o empate de Marrocos com o Brasil. O técnico apontou em busca dos três pontos frente à Escócia.

Saída de César Peixoto trava planos do Gil Vicente para a próxima temporada

A saída de César Peixoto para o Wolverhampton condicionou os planos do Gil Vicente para a próxima temporada.

Conhece Ayyoub Bouaddi: o jovem marroquino que brilhou frente ao Brasil

Ayyoub Bouaddi brilhou por Marrocos contra o Brasil no Mundial. O médio de 18 anos atua no Lille em França.