Kabashi nasceu em Skenderaj, uma localidade no distrito de Mitrovica, no norte do Kosovo a 28 de Fevereiro de 2000, mas aos dois anos de idade mudou-se com a sua família para a Catalunha. Filho de pai kosovar e mãe finlandesa, Kabashi juntou-se há cinco anos às escolas de formação do FC Barcelona e é na famosa La Masia que tem crescido para o futebol.

Labinot Kabashi ao lado de Sergio Gómez, outro talentoso jogador da cantera do Barça Fonte: FC Barcelona
Labinot Kabashi ao lado de Sergio Gómez, outro talentoso jogador da cantera do Barça
Fonte: FC Barcelona

Labinot cumpre esta temporada o seu primeiro ano na categoria juvenil do Barça, mas o seu talento já não deixa ninguém indiferente. O seu percurso futebolístico em Espanha é, pelo menos para já, semelhante ao de Pep Guardiola, que tal como Kabashi saiu do Gimnástic Manresa para o Barcelona em tenra idade.

Jogar, nem que seja durante apenas um minuto, pela selecção kosovar numa das próximas partidas oficiais irá significar que Kabashi não poderá representar sob nenhuma condição nem o combinado espanhol, nem a selecção finlandesa. De acordo com os regulamentos da FIFA, que reconheceu autonomia à federação de futebol kosovar no passado dia de 13 de Maio, nenhum atleta de origem kosovar que tenha disputado um jogo com a selecção do Kosovo após essa data poderá voltar a representar outra selecção.

Tendo isto em consideração, entende-se a chamada, que porventura poderia parecer precipitada, do jovem Kabashi à selecção principal do seu país. Albert Bunjaki e a federação kosovar querem assim garantir que aquele que poderá bem vir a ser uma das suas joias da coroa não seja chamado a representar outro país, ficando assim impedindo de vestir a camisola do Kosovo.

Labinot Kabashi é um talento em potência, mas será de todo conveniente que todo este ruído em sua volta não atrapalhe a tranquilidade com que tem vivido os seus dias até agora, nem o transforme num verdadeiro foco de atenção negativa por parte dos media, como sucedeu com Martin Odegaard no Real Madrid CF.

Anúncio Publicitário

Foto de capa: Globo Esporte