Labinot Kabashi – O menino de ouro do futebol kosovar

Kabashi nasceu em Skenderaj, uma localidade no distrito de Mitrovica, no norte do Kosovo a 28 de Fevereiro de 2000, mas aos dois anos de idade mudou-se com a sua família para a Catalunha. Filho de pai kosovar e mãe finlandesa, Kabashi juntou-se há cinco anos às escolas de formação do FC Barcelona e é na famosa La Masia que tem crescido para o futebol.

Labinot Kabashi ao lado de Sergio Gómez, outro talentoso jogador da cantera do Barça Fonte: FC Barcelona
Labinot Kabashi ao lado de Sergio Gómez, outro talentoso jogador da cantera do Barça
Fonte: FC Barcelona

Labinot cumpre esta temporada o seu primeiro ano na categoria juvenil do Barça, mas o seu talento já não deixa ninguém indiferente. O seu percurso futebolístico em Espanha é, pelo menos para já, semelhante ao de Pep Guardiola, que tal como Kabashi saiu do Gimnástic Manresa para o Barcelona em tenra idade.

Jogar, nem que seja durante apenas um minuto, pela selecção kosovar numa das próximas partidas oficiais irá significar que Kabashi não poderá representar sob nenhuma condição nem o combinado espanhol, nem a selecção finlandesa. De acordo com os regulamentos da FIFA, que reconheceu autonomia à federação de futebol kosovar no passado dia de 13 de Maio, nenhum atleta de origem kosovar que tenha disputado um jogo com a selecção do Kosovo após essa data poderá voltar a representar outra selecção.

Tendo isto em consideração, entende-se a chamada, que porventura poderia parecer precipitada, do jovem Kabashi à selecção principal do seu país. Albert Bunjaki e a federação kosovar querem assim garantir que aquele que poderá bem vir a ser uma das suas joias da coroa não seja chamado a representar outro país, ficando assim impedindo de vestir a camisola do Kosovo.

Labinot Kabashi é um talento em potência, mas será de todo conveniente que todo este ruído em sua volta não atrapalhe a tranquilidade com que tem vivido os seus dias até agora, nem o transforme num verdadeiro foco de atenção negativa por parte dos media, como sucedeu com Martin Odegaard no Real Madrid CF.

Foto de capa: Globo Esporte

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.