internacional cabeçalho

Em Dezembro de 2015, aquando da visita do Liverpool FC ao terreno do FC Rubin Kazan em jogo a contar para a fase de grupos da Liga Europa (UEFA Europa League), o carismático treinador dos Reds, Jürgen Klopp, terá alegadamente estado à conversa durante cerca de quinze minutos com aquele que é talvez um dos mais promissores médios do futebol russo e um elemento de elevada importância na manobra ofensiva do emblema do Tartaristão: Magomed Ozdoev.

O teor da conversa entre ambos é desconhecido, mas sabendo-se da capacidade de persuasão do técnico alemão, será, talvez, legítimo dizer-se que terá conseguido deixar o jovem Ozdoev a pensar em como seria a sua vida em Anfield Road. Segundo o empresário do talentoso médio russo, existem actualmente diversas equipas interessadas em negociar a transferência de Ozdoev com o FC Rubin Kazan, que terá fixado para o efeito uma cláusula de cerca de seis milhões de euros. Equipas alemãs, mas também inglesas, estarão na frente da corrida para garantir os serviços do médio russo para a próxima temporada, mas também o Spartak Moscovo de Dmitry Alenichev terá manifestado interesse em contar com o jovem atleta a partir do próximo Verão.

Anúncio Publicitário

Ozdoev é oriundo de uma localidade rural e pobre com um nome verdadeiramente impronunciável, Ordzhonikidzevskaya, na República da Inguchétia no norte do Cáucaso, e surgiu no mundo do futebol num clube modesto da região chamado FC Angusht Nazran. As qualidades futebolísticas que já se conseguiam antever aos 16 anos de idade fizeram com que se mudasse de armas e bagagens para os escalões mais jovens do FC Terek Grozny, um clube com outro arcaboiço, que lhe proporcionou, primeiro, uma breve passagem pela segunda equipa do FC Dynamo Kyiv e, mais tarde, fixar-se em definitivo no FC Lokomotiv Moscovo. Foi no emblema moscovita que, em 2010 e com apenas 18 anos de idade, começou a dar conta de si e foi aos poucos procurando o seu espaço no meio-campo da equipa.

Magomed Ozdoev ao serviço do FC Lokomotiv Moscovo a fazer um jovem adepto ganhar o dia após ter recebido a sua camisola Fonte: sportri.ru
Magomed Ozdoev ao serviço do FC Lokomotiv Moscovo a fazer um jovem adepto ganhar o dia após ter recebido a sua camisola
Fonte: sportri.ru

As oportunidades, contudo, tardaram em chegar e uma média de 12 a 15 jogos por época, eram pouco condizentes com a sua enorme qualidade e potencial. Na temporada passada, talvez cansado de esperar, Ozdoev procurou outras paragens e saiu por empréstimo para o FC Rubin Kazan, o emblema de maior destaque da República do  Tartaristão. Com Rinat Bilyaletdinov, pai do antigo internacional russo e jogador do Everton FC, ao leme da equipa, Ozdoev rapidamente conquistou o seu espaço no meio-campo encaixando na perfeição na função de organizador de jogo em zonas mais recuadas e elemento de ligação entre a defesa e a linha intermédia. Rinat Bilyaletdinov é um técnico conhecido pela sua capacidade em trabalhar e desenvolver jovens jogadores e com Magomed as coisas não foram diferentes.

Ozdoev participou em 32 jogos na temporada passada, cerca de 2500 minutos de jogo, e foi da maior importância para a boa época realizada pelo FC Rubin Kazan. O jovem médio inguche joga e faz jogar e nem mesmo a turbulência vivida pela equipa na primeira metade desta temporada, que espoletou a saída de Rinat Bilyaletdinov, fez esmorecer todo o talento de Ozdoev. A mudança de técnico não abalou minimamente o antigo jogador do FC Lokomotiv Moscovo e Valeriy Chaly, antigo adjunto de Bilyaletdinov, tem conseguido retirar o melhor do talentoso médio.

As exibições consistentes ao serviço do FC Rubin Kazan, que no passado Verão comprou o seu passe em definitivo, não lhe valeram, contudo, de forma algo incompreensível, o regresso à selecção, que já representou nos tempos de Fabio Capello, mas uma possível mudança para um grande clube do velho continente no final da temporada poderá fazer com que Leonid Slutsky mude de ideias.

Ozdoev é um médio versátil que desempenha variadíssimas funções no centro do terreno,  podendo actuar como armador de jogo mais recuado ou um pouco mais à frente como apoio aos avançados. O seu bom posicionamento em campo permite-lhe também desempenhar funções de cariz mais defensivo caso assim seja necessário. Magomed é um médio russo clássico, dotado de uma capacidade de passe de calibre elevado e de um sentido de jogo absolutamente notável. Os seus movimentos em campo mostram-nos um jogador com uma inteligência tremenda dentro do terreno, capaz de arcar com as responsabilidades de carregar a equipa nos momentos mais complicados.

Ozdoev ao lado de Denis Glushakov numa das suas passagens pela equipa nacional do seu país Fonte: rfpl.org
Ozdoev ao lado de Denis Glushakov numa das suas passagens pela equipa nacional do seu país
Fonte: rfpl.org

Numa altura em que o FC Rubin Kazan parece estar a voltar a crescer, como deixou transparecer a exibição da Jornada 19 da Liga Russa perante o FC Kuban Krasnodar, Ozdoev volta a assumir-se como o patrão do meio-campo da equipa, mas conta agora com a preciosa ajuda do talentoso médio croata Mijo Caktas, que chegou à formação tártara na passada janela de transferências, proveniente do HNK Hajduk Split.

Ozdoev já marcou um golo esta temporada, curiosamente contra o FC Terek Grozny, clube que representou na sua juventude, mas, ainda mais importante, é que já contribuiu com uma mão cheia de assistências para golo, tanto na Liga Europa como na Liga Russa.

Magomed tem tudo para ser um caso sério de sucesso, mas as decisões que tem a tomar quanto ao seu futuro nos próximos anos ditarão seguramente o nível que poderá, eventualmente, atingir. Ozdoev é o “herdeiro” de uma geração de futebolistas russos que, apesar de terem prometido bastante, ficaram claramente aquém das expectativas muito por causa da manifesta falta de ambição que revelaram. Esta nova fornada de jovens jogadores, na qual Ozdoev se insere, parece porém diferente daquela que a antecedeu, deixando prever um futuro muito risonho para um futebol que parece mergulhado num esmorecimento constante, como é o caso do futebol russo.

Foto de Capa: news.sportbox.ru