Os Filhos de la Boca

- Advertisement -

A par do Boca Juniores, também o River Plate é oriundo de La Boca, mas, com a profissionalização do futebol argentino Los Millonarios, mudaram-se para norte, para a elegante e elitista zona de Nuñez, passando a actuar no maior estádio da Argentina, o Monumental de Nuñez.

Estádio Monumental de Nuñez tem capacidade para cerca de 61 mil espectadores Fonte: mademoisellevoyage.com.br
Estádio Monumental de Nuñez tem capacidade para cerca de 61 mil espectadores
Fonte: mademoisellevoyage.com.br

Sediado numa zona rica de Buenos Aires, conhecida pelas suas grandes mansões, o River rapidamente se distanciava do pobre bairro operário de que era originário, motivando, desse modo, um grande choque social entre os dois clubes.

No entanto, e apesar deste significativo choque social, a verdade é que o Boca se tornou no clube do povo, dos operários e das gentes de raízes humildes, em claro contraste com a elite e a classe alta argentina, que torcia pelo River. O Boca cativou adeptos, despertou infinitas paixões e entrou no coração do povo, tornando-se no clube com maior número de adeptos de toda a Argentina.

A sua casa, La Bombonera, que adoptou este nome numa clara alusão a uma caixa de bombons, devido à disposição vertical das bancadas, é o orgulho de La Boca. Como em todos os templos sagrados, pelo seu tapete verde desfilaram alguns dos mais emblemáticos jogadores de sempre, como Walter Samuel, Riquelme, Palermo, Tevez, Palácio, Oscar Córdoba, entre tantos outros.

No histórico de duelos entre as duas equipas, o River Plate conta com 62 vitórias contra 67 do Boca Juniores. No entanto, Los Millonarios já foram 36 vezes campeões argentinos, ao passo que o grande rival soma 31 títulos.

A nível internacional, destaque, ainda, para o Boca Juniores, que conquistou por seis vezes a Copa Libertadores da América, o dobro das conquistas do seu rival.

Foto de Capa: imortaisdofutebol.com

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jamie Carragher critica comentários de José Mourinho: «É um pouco hipócrita vindo de Mourinho»

Jamie Carragher criticou a posição de José Mourinho sobre os festejos de Vinícius Júnior, apontando que o português faz o mesmo.

Trent Alexander-Arnold comenta a acusação de racismo de Vinícius Júnior: «Isto arruinou a nossa noite. É uma vergonha para o desporto, é uma vergonha...

Trent Alexander-Arnold falou após o Benfica x Real Madrid, da primeira-mão dos playoffs da Champions League. O lateral inglês comentou a polémica com Vinícius Júnior.

Vinícius Júnior foi capa na imprensa espanhola: «Executor e Vítima»

A imprensa espanhola defendeu Vinícius Júnior no caso de acusações de racismo a Gianluca Prestianni. O brasileiro foi descrito como «Executor e Vítima».

André Lima ataca Vinícius Júnior: «Por estas e por outras é que dificilmente vai ganhar uma Bola de Ouro»

André Lima deixou críticas para Vinícius Júnior, após o encontro entre o Benfica e o Real Madrid nos playoffs da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

UEFA emite comunicado após acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Gianluca Prestianni

A UEFA já emitiu um comunicado sobre a acusação de racismo entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni e garantiu que os relatórios de jogo já estão a ser analisados.

Luisão comenta acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Gianluca Prestianni: «Foi ato racista sim e eu estou envergonhado com isso»

Luisão garantiu que a ação entre Vinícius e Gianluca Prestianni conteve um ato de racismo. O antigo capitão do Benfica afirmou estar envergonhado com a situação.

Nicolás Otamendi mostrou tatuagem de campeão do mundo a Vinícius Júnior e a imprensa brasileira reagiu

Nicolás Otamendi tentou provocar Vinícius Júnior mostrando-lhe a sua tatuagem de campeão do mundo. Imprensa brasileira veio em defesa do extremo.