Os Filhos de la Boca

- Advertisement -

A par do Boca Juniores, também o River Plate é oriundo de La Boca, mas, com a profissionalização do futebol argentino Los Millonarios, mudaram-se para norte, para a elegante e elitista zona de Nuñez, passando a actuar no maior estádio da Argentina, o Monumental de Nuñez.

Estádio Monumental de Nuñez tem capacidade para cerca de 61 mil espectadores Fonte: mademoisellevoyage.com.br
Estádio Monumental de Nuñez tem capacidade para cerca de 61 mil espectadores
Fonte: mademoisellevoyage.com.br

Sediado numa zona rica de Buenos Aires, conhecida pelas suas grandes mansões, o River rapidamente se distanciava do pobre bairro operário de que era originário, motivando, desse modo, um grande choque social entre os dois clubes.

No entanto, e apesar deste significativo choque social, a verdade é que o Boca se tornou no clube do povo, dos operários e das gentes de raízes humildes, em claro contraste com a elite e a classe alta argentina, que torcia pelo River. O Boca cativou adeptos, despertou infinitas paixões e entrou no coração do povo, tornando-se no clube com maior número de adeptos de toda a Argentina.

A sua casa, La Bombonera, que adoptou este nome numa clara alusão a uma caixa de bombons, devido à disposição vertical das bancadas, é o orgulho de La Boca. Como em todos os templos sagrados, pelo seu tapete verde desfilaram alguns dos mais emblemáticos jogadores de sempre, como Walter Samuel, Riquelme, Palermo, Tevez, Palácio, Oscar Córdoba, entre tantos outros.

No histórico de duelos entre as duas equipas, o River Plate conta com 62 vitórias contra 67 do Boca Juniores. No entanto, Los Millonarios já foram 36 vezes campeões argentinos, ao passo que o grande rival soma 31 títulos.

A nível internacional, destaque, ainda, para o Boca Juniores, que conquistou por seis vezes a Copa Libertadores da América, o dobro das conquistas do seu rival.

Foto de Capa: imortaisdofutebol.com

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Uma nova novela africana | Senegal 1-0 Marrocos

Os adeptos do Senegal, a jogarem a mais de 2500 km do próprio país, não se inibiam de dançar, cantar e fazer barulho.

Thiago Silva reage a mais um triunfo do FC Porto: «Vitória muito batalhada para fechar uma semana positiva»

Thiago Silva deixou uma mensagem nas redes sociais. Central voltou a ser titular e publicou curta nota relativa ao triunfo contra o Vitória SC.

João Cancelo apoia David Simão após saída do Arouca: «As pessoas genuínas e verdadeiras são na maior parte das vezes os vilões da história»

David Simão anunciou a saída do Arouca. Entre os vários jogadores que responderam ao médio, destaque à mensagem de João Cancelo.

O sonho continua: Amarante escreve página bonita da sua história | Paredes 0-0 Amarante

O empate a zeros entre Paredes e Amarante foi exatamente isso: a certificação de uma época histórica para a formação amarantina.

PUB

Mais Artigos Populares

Anatoliy Trubin chega aos 100 jogos na carreira sem sofrer golos

Anatoliy Trubin atingiu uma marca importante na carreira. Guarda-redes atingiu patamar dos 100 jogos sem sofrer golos.

O PSG e os portugueses

Em apenas uma época, Nuno Mendes passou de herói em Alvalade, ao conquistar um título que fugia há duas décadas, para um PSG repleto de estrelas.

André Luiz tem preferência entre o Benfica e o Olympiacos e continua com o futuro em dúvida

André Luiz dá preferência ao Benfica. Evangelos Marinakis quer colocar o extremo no Olympiacos, mas jogador quer águias.