📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rangers FC: Do drama à glória em dez anos sofridos

- Advertisement -

O Rangers FC foi este domingo consagrado campeão escocês pela 55ª vez na sua história, reforçando o estatuto de clube com mais títulos nacionais no mundo. O clube volta a alcançar assim o patamar mais alto do futebol nacional, dez anos depois da última conquista. Esta conquista sabe ainda melhor se tivermos presente o delicado momento que viveu o clube.

A época de 2010/2011 marca a última vez que os “Gers” celebraram o título escocês. No ano seguinte, em 2012, a direção, envolvida em polémicas devido a contratos de jogadores na década anterior, viu-se proibida de se inscrever em competições profissionais. Foram relegados para a quarta divisão nessa temporada e aos graves problemas financeiros acresceram os desportivos. Abriu falência, vários jogadores rescindiram e a crise estalou de forma definitiva. O clube mais titulado do mundo estava agora fora da elite. Era necessária uma mão firme e os adeptos foram parte integrante do processo de reestruturação, nunca abandonando o clube e sem perder a esperança de que era possível dar a volta.

As dificuldades foram evidentes, mas a reestruturação foi ganhando forma e em 2016/17 o Rangers FC voltou a estar na Primeira Liga Escocesa. A adaptação foi bastante complicada e o domínio continuava a ser do Celtic FC, que aproveitou a falta de concorrência para somar nove (!) títulos consecutivos. Para se perceber a força destes dois clubes, é preciso recuar até à temporada de 1984/85 para ver um outro campeão: o Aberdeen FC.

Em 2018/19, Steven Gerrard, figura e lenda do Liverpool FC, assumiu o comando técnico, naquela que seria a sua primeira experiência como treinador principal de uma equipa sénior, depois de abandonar o cargo de treinador dos sub-18 do Liverpool FC. Gerrard tinha a possibilidade, pela sua reputação no futebol mundial, de começar em clubes certamente melhores. Mas a verdade é que preferiu traçar o seu percurso, começando por baixo, e tem todo o mérito exatamente por isso. Depois de duas épocas a ser “vice”, é campeão com um registo verdadeiramente impressionante. São nove golos sofridos e 77 marcados em 32 jogos. Pelo caminho, e este é outro dos méritos de Steven Gerrrard, conseguiu a valorização de atletas como Alfredo Morelos, Ryan Kent, James Tavernier, Goldson, Ianis Hagi, entre outros, que tiveram espaço para brilhar apoiados pela experiência e veterania de Allan McGregor, Steven Davies ou Jermain Defoe.

Desengane-se quem achar que o trabalho do treinador inglês termina com a conquista do título. Fora de portas, a passagem pela Liga Europa tem sido um sucesso, tendo-se qualificado em primeiro lugar do grupo D, onde encontrou o SL Benfica, por exemplo. Na fase a eliminar, já deixou pelo caminho o Royal Antuérpia FC e segue-se agora o SK Slavia Praga. O foco será agora total nesta competição e tem tudo para continuar a surpreender.

Para a semana temos novamente dérbi do Old Firm, um dos maiores e mais entusiasmantes confrontos do futebol mundial, ainda que sem adeptos. Desta feita, o vencedor vai ser outro que não o Celtic FC, para variar. O futebol escocês, e não só, precisa de um Rangers FC forte e capaz de lutar por objetivos maiores, como manda a sua história.

Gabriel Henriques Reis
Gabriel Henriques Reishttp://www.bolanarede.pt
Criado no Interior e a estudar Ciências da Comunicação, em Lisboa, no ISCSP. Desde cedo que o futebol foi a sua maior paixão, desde as distritais à elite do desporto-rei. Depois de uma tentativa inglória de ter sucesso com os pés, dentro das quatro linhas, ambiciona agora seguir a vertente de jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras disponível para vender promessa de 30 milhões de euros

Allan Elias é uma das grandes promessas do Palmeiras. O jogador pode deixar o clube por 30 milhões de euros.

Liverpool chega aos 43 milhões de euros por lateral

O Liverpool está interessado em Wilfried Singo e encontra-se disposto a oferecer 43 milhões de euros pelo jogador do Galatasaray.

Portugal já conhece os adversários na qualificação para o Euro Sub-19 2027

A Seleção Nacional de Sub-19 ficou inserida no Grupo A6 e terá pela frente a Sérvia, a Grécia e o Cazaquistão.

Bernardo Silva abre a porta à carreira de treinador: «Acho que vou ter as capacidades para o poder fazer»

Bernardo Silva admite o desgaste da carreira, mas confessa ter capacidades para assumir o comando técnico de uma equipa no futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Futsal: Os eleitos de Jorge Braz para o duplo teste com a Ucrânia de preparação para o Euro 2026

Seleção Nacional fecha o ano com estágio no Algarve e dois jogos de preparação, contra a Ucrânia, rumo ao Euro 2026.

FC Porto confirma que extremo já foi operado

Brayan Caicedo foi operado, depois de sofrer uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Morten Hjulmand esteve reunido com o empresário esta quarta-feira

Morten Hjulmand esteve reunido com o seu empresário durante esta quarta-feira, antes do Sporting regressar a Lisboa.