Um novo Igor Shalimov do outro lado da barricada

    Uma derrota caseira diante do Lokomotiv Moscovo e um empate fora de portas perante o FC Ufa de Viktor Goncharenko marcaram o fim do reinado de Kononov em Krasnodar e abriram as portas a Igor Shalimov, que na temporada passada havia comandado o FC Krasnodar-2 (equipa B dos verde-negros, que milita nos escalões secundários do futebol russo). Shalimov, um confesso amante de xadrez na sua juventude, cortou com a racha negativa de resultados e tem sido capaz de colocar as peças da sua equipa no lugar certo, mantendo-se para já invicto nos quatro jogos oficiais que disputou, tanto no plano doméstico, como na Liga Europa.

    Uma vitória na Áustria diante do RB Salzburg ao fim de apenas dois ou três dias de trabalho com os jogadores na condição de técnico interino (será porventura importante lembrar que Shalimov fazia, desde o início desta temporada, parte da equipa técnica do FC Krasnodar) lançou o mote para uma caminhada que até ao momento tem sido um verdadeiro conto de fadas. Três dias após a vitória em solo austríaco a contar para a Liga Europa, Shalimov consegue os seus primeiros três pontos na Liga Russa ao liderar a sua equipa, debaixo de chuva quase diluvial, num triunfo por 2-1 perante o FC Rostov.

    – Shalimov ao serviço do FC Internazionale Milano, clube com o qual venceu a Taça UEFA em 1993-94 Fonte: yuga.ru
    Shalimov ao serviço do FC Internazionale Milano, clube com o qual venceu a Taça UEFA em 1993-94
    Fonte: yuga.ru

    Sem tempo para trabalhar convenientemente o seu estilo de jogo, Shalimov viu a sua equipa fazer uma viagem sempre arriscada à capital da República de Cabardino-Balcária para o enfrentar o Spartak Nalchik em jogo a contar para a Taça da Rússia, mas isso não impediu os seus homens de manter a concentração e de arrancar uma vitória suada, mas justa, por duas bolas a zero.

    Shalimov, um admirador confesso de futebol de cariz ofensivo, viajou até à capital russa no passado Sábado para medir forças com o actual campeão CSKA Moscovo e mais uma vez não se saiu nada mal conseguindo arrancar um empate a uma bola e alargando assim o seu estado de graça ao leme do FC Krasnodar por mais um jogo. Apesar de não ter conseguido aplicar em campo o futebol ofensivo que tanto preza, os Byki jogaram olhos nos olhos com o emblema moscovita e nem o golo madrugador de Lacina Traoré os demoveu da tarefa de levar pelo menos um ponto da visita a Moscovo. Aos 15′ minutos de jogo, o suspeito do costume, Fyodor Smolov, empatou a partida com um golo de belo efeito, conseguido através de um pontapé de fora da área, que não deu hipóteses de defesa ao experiente Igor Akinfeev. Após uma primeira parte algo equilibrada, o CSKA Moscovo apertou a malha a seguir ao intervalo, altura em que o guarda-redes do FC Krasnodar, Stanislav Kritsyuk, que já defendeu as cores do Sporting de Braga, abriu o livro e impediu, com um par de excelentes defesas, que os Armeitsy chegassem à vitória.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...

    Liverpool pode avançar por desejo de Arne Slot

    Arne Slot já trabalha na montagem do plantel do...
    Joel Amorim
    Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
    Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.