A corrida até à primeira pausa

Na época 2016/17, o campeonato voltou a parar aquando da conclusão da terceira jornada. Aí, o Sporting CP de Jorge Jesus somava três vitórias no mesmo número de jogos e estava isolado na liderança. Por esta altura, a seleção nacional sofreu a primeira derrota no primeiro jogo da caminhada para o Mundial’18. Em Basileia, na Suíça, Portugal saiu derrotado por 2-0. Dias antes, tinha vencido Gibraltar num encontro amigável (5-0).

Salta à vista o facto de que quem seguia na liderança na altura da primeira paragem não chegou ao fim vencedor. É uma altura muito prematura da competição, claro está, mas vem provar que apesar de começar bem ser um objetivo, o importante é mesmo terminar da melhor forma. São exemplo disto os quatro anos do tetracampeonato do SL Benfica, onde os encarnados partiram sempre atrás, muitas vezes bem distantes e descartados, mas conseguiram recuperar a tempo de alcançar o primeiro posto.

Nos últimos seis campeonatos, o Sporting CP partiu no primeiro posto para a pausa internacional por três vezes
Fonte: Sporting CP

Na última época, o campeonato só parou à quarta jornada. Sporting CP e FC Porto seguiam na liderança só com vitórias (12 pontos) e no final da prova foram mesmo os dragões a sorrir. Por esta altura, Portugal realizou dois jogos a doer, ambos relativos ao apuramento para o Mundial da Rússia, e em ambos saiu a sorrir; goleou as Ilhas Faroé (5-1) e venceu na Hungria por 0-1.

Na temporada que agora decorre, e novamente ao fim da quarta jornada, o campeonato tem a sua primeira interrupção. À data, seguem na liderança Sporting CP, SL Benfica e SC Braga com 10 pontos. A prova será reatada depois de dois jogos da seleção nacional; um amigável frente à vice-campeã do Mundo, a Croácia, e a primeira jornada da Liga das Nações da UEFA, frente a Itália.

Apesar da maioria dos adeptos não concordar com a ‘intromissão’ das seleções no calendário dos seus clubes, é importante olhar pelo lado positivo. Esta é uma excelente oportunidade para recuperar algumas lesões e descansar pela última vez nos próximos tempos.

É preciso não esquecer que a partir do reatamento da prova, todos os clubes vão competir em múltiplas frentes; campeonato, taças domésticas e, porventura, competições europeias. Vão regressar os jogos de três em três dias, as lesões por cansaço acumulado, os castigos… E, não menos importante, é também uma oportunidade para reunir todos os adeptos em torno de um objetivo e consenso comum, como são os jogos da seleção portuguesa.

Foto de Capa: Selecções de Portugal

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham amplia vantagem diante do PSG com novo golo de bola parada

O Tottenham está a vencer o PSG por 2-0. Cristian Romero marcou o segundo golo dos spurs, na sequência de mais uma bola parada. A equipa inglesa está perto de conquistar a Supertaça Europeia pela primeira vez na história.

Liverpool fecha contratação de defesa de 18 anos por 35 milhões de euros

Giovanni Leoni está muito próximo de reforçar o Liverpool. Os reds estão dispostos a pagar 35 milhões de euros para garantir o defesa italiano.

Tottenham abre a contagem frente ao PSG na Supertaça Europeia

Micky van de Ven abriu o marcador e colocou o Tottenham em vantagem sobre o PSG na Supertaça Europeia. Na sequência de um livre, João Palhinha rematou para grande defesa de Chevalier e, na recarga, o defesa abriu o marcador para os spurs.

Axel Witsel termina ligação ao Atlético Madrid e assina pelo Girona

Axel Witsel terminou a ligação ao Atlético Madrid e assinou pelo Girona por uma temporada, com mais outra de opção. Axel Witsel também já representou o Borussia Dortmund, Tianjin Tianhai, Zenit, Benfica e Standard Liége.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique leva nova nega por Nick Woltemade: eis os valores em cima da mesa

O Bayern Munique voltou a ver rejeitada uma proposta por Nick Woltemade. O avançado internacional alemão pertence aos quadros do Estugarda.

AC Milan contrata internacional belga que chegou a ser associado ao Sporting

O AC Milan anunciou a contratação de Koni De Winter. O defesa belga assinou um contrato até 2030 com o conjunto rossoneri. O central de 23 anos chegou a ser associado ao Sporting neste mercado de transferências

Vitória SC encaminha saída de Toni Borevkovic para a Turquia

Toni Borevkovic está mais perto da saída do Vitória SC. O defesa-central croata deve ser reforço do Samsunspor.