A história de Portugal nos Mundiais

Mundial de 1986 – México

Fonte: Alamy

Vinte anos depois, a selecção nacional voltaria a marcar presença num campeonato do mundo. A chegada às meias-finais do Europeu em 1984 deixou as expetativas em alta, mas perante a retirada de alguns jogadores influentes como Nené e Rui Jordão, a equipa das quinas atravessaria um processo de renovação. A selecção orientada por José Torres teve uma fase de qualificação cheia de sobressaltos e na última jornada, a apuramento era praticamente uma miragem. No entanto, a “bomba” de Carlos Manuel em Estugarda contra a poderosa Alemanha Ocidental e a derrota da Suécia na Checoslováquia fizeram com que o sonho de José Torres se tornasse realidade.

Na convocatória para o Mundial no México, o destaque foi para a ausência de Manuel Fernandes, que se tinha sagrado no melhor marcador do campeonato em 1985/86, e também do defesa António Veloso, que estaria envolvido num escândalo de doping mal esclarecido, e no qual o jogador do Benfica viria mais tarde a comprovar a sua inocência.
Mas o pior ainda estaria por vir. A seleção portuguesa partiu para o México um mês antes do início do Mundial, realizando o estágio na cidade de Saltillo no motel “La Torre”. As condições do estágio de preparação fizeram com os jogadores organizassem uma rebelião contra o então presidente da Federação Portuguesa de Futebol Silva Resende.

Já dentro de campo, as coisas até nem começaram mal, com uma vitória por 1-0 sobre a Inglaterra de Gary Lineker, com mais um golo de Carlos Manuel. Porém, o guarda-redes e capitão da selecção nacional Manuel Bento fracturou a tíbia e o perónio e cedeu o seu lugar a Vítor Damas. Nos dois jogos seguintes contra a Polónia e Marrocos, a equipa das quinas acusou as dificuldades de jogar sob uma elevada altitude e acabaria por perder ambos os jogos por 1-0 e 3-1, respectivamente (golo de Diamantino). Portugal acabaria eliminado do Mundial, e muitos jogadores daquela equipa nunca mais voltariam a representar a selecção nacional.

O Caso Saltillo é um dos episódios mais negros e controversos da história do futebol português, mas foi também um ponto de viragem na modernização e profissionalização do futebol de selecções.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Domingo de Clássico: Chat GPT prevê resultado do FC Porto x Benfica e aponta os marcadores

O FC Porto e o Benfica enfrentam-se na noite deste domingo, num encontro válido pela oitava jornada da Primeira Liga. O Chat GPT fez uma previsão do jogo.

Primeira Liga: é filho de ex-FC Porto e está a ser um dos destaques de 2025/26

Pablo Felipe está a ser um dos destaques da Primeira Liga em 2025/26. O jogador é filho de Pena e atua no Gil Vicente.

Braga precisa de vencer Sporting para evitar registo negativo

O Braga ocupa a 10.ª posição da Primeira Liga e na próxima jornada vai enfrentar o Sporting. O encontro realiza-se este domingo.

Irmãos Deus revelam principal objetivo neste momento: «Queremos muito e estamos a trabalhar para isso»

Os Irmãos Deus deram uma entrevista ao Bola na Rede. Miguel e Nuno Deus falaram sobre os seus objetivos do momento.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Indonésia: Rookie Aldeguer conquista primeiro triunfo e Miguel Oliveira foi 11.º classificado

O Grande Prémio da Indonésia prometia fugir à norma daquilo que vínhamos a assistir esta temporada, com Fermín Aldeguer a vencer.

Irmãos Deus explicam ligação ao Sporting com revelação incluída: «Chegámos a representar no futebol»

Os Irmãos Deus deram uma entrevista ao Bola na Rede. Miguel e Nuno Deus falaram sobre a ligação ao Sporting, clube que representam.

Tenerife: histórico espanhol vive momento negativo mas bate recorde (bastante positivo) difícil de alcançar

O Tenerife foi despromovido na última temporada à Primera RFEF, mas alcançou as seis vitórias na competição em apenas seis jogos.