Portugal entrou a vencer, por 2-1, frente à Chéquia, com sofrimento à mistura, na primeira jornada do grupo F do Euro 2024.

À entrada para este duelo, o onze lançado por Roberto Martinez surpreendeu, principalmente a escolha de Nuno Mendes para defesa central esquerdo num esquema com três centrais. Tendo jogadores habituados a jogar na posição, como o Gonçalo Inácio, não se percebe a adaptação do jogador do Paris Saint Germain. No entanto, fez uma exibição consistente e tem participação direta no primeiro golo da seleção das quinas.

A primeira parte foi importante para avaliar a reação à perda da bola. Além deste fator, a seleção nacional praticou um futebol muito passivo, sem objetividade e previsível, por mérito da Chéquia, obviamente. Portugal girava com facilidade o centro do jogo- Vitinha preponderante neste requisito- mas quando era necessário o rasgo individual, não existiu.

Quando havia espaço para o desequilíbrio, não era aproveitado e a opção, maioritariamente, foi jogar de pé para pé e com inclinação para a esquerda (Nuno Mendes a construir, Leão a desequilibrar).

Automaticamente os cruzamentos foram a alternativa e a definição não foi boa. Cristiano Ronaldo sempre atrasado e desacompanhado não teve impacto. Não houve movimentos de trás para a frente para surpreender e a Chéquia esteve sempre confortável. 

Vários foram os contratempos ao longo dos 90 minutos que levantam diversas dúvidas sobre Roberto Martinez.

Na segunda parte, aos 62 minutos surge a vantagem da Chéquia, contra a corrente do jogo, e dificultou a missão de entrar a vencer na prova. Mais um momento, onde a seleção portuguesa demonstra muitas limitações no processo defensivo. Com muito pouco, Portugal sofre golos.

A precisar de um golo, logo após o autogolo de Robin Hranac, o treinador da seleção lusa demonstrou que tem uma “veia” de Roger Schmidt. Tanta qualidade no banco, mas isso acaba por ser indiferente a partir do momento em que o selecionador tem “medo” de tirar determinados jogadores devido ao estatuto. Francisco Conceição, principalmente, tinha que entrar mais cedo e João Félix, que entrelinhas é dos melhores do mundo, também podia ter sido opção.

Como notas positivas ficam as recuperações de posse em zonas subidas, o domínio completo do jogo que nunca esteve em questão, e as exibições do Vitinha, Cristiano Ronaldo e o golo de Francisco Conceição. Dificilmente, Roberto Martinez irá repetir este onze e alguns erros evidentes.

A sorte sorriu, mas as dúvidas pairam na seleção nacional.

LeBull banner

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica com verão atarefado: os alvos falhados pelas águias nas últimas semanas

O Benfica realizou algumas mudanças no mercado de transferências, mas existiram outros alvos na mente dos responsáveis do conjunto da Luz. Eis os nomes dos alvos falhados.

Como Roberto Martínez viu o grupo da Seleção após a morte de Diogo Jota? «Foi um encontro muito emotivo, difícil, mas muito bonito»

Portugal vai enfrentar a Arménia na primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Eis o que disse Roberto Martínez.

Roberto Martínez promete alterações no Arménia x Portugal: «Temos de gerir muito bem o 11 inicial»

Portugal vai enfrentar a Arménia na primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Eis o que disse Roberto Martínez.

FC Porto esteve de olho em extremo da Premier League

O FC Porto esteve no mercado em busca de um novo extremo, mas acabou por não avançar por nenhum nome, estando confortável com as atuais opções existentes no plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o salário milionário de Jeremiah St. Juste no Sporting

Jeremiah St. Juste está atualmente ao serviço da equipa B e não entra nas contas de Rui Borges pelo menos até janeiro. O Sporting procura vencer o defesa central neerlandês o mais rapidamente possível.

Rúben Dias recorda conquista da Liga das Nações: «Responsabilidade? Diria mais confiança»

Portugal vai enfrentar a Arménia na primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Eis o que disse Rúben Dias.

Novela Yeremay Hernández vai ter um novo capítulo: Sporting quer o extremo em janeiro

O Sporting está muito interessado na contratação de Yeremay Hernández no mercado de transferências de janeiro e vai avançar com uma proposta para garantir o extremo espanhol do Deportivo de La Coruña.