Apuramento Mundial 2026: 4.ª jornada: 14 de outubro de 2025, 19h45.
A ANTEVISÃO: LUSOS SEGUEM INVENCÍVEIS NA FASE DE QUALIFICAÇÃO E PROCURAM GARANTIR PASSAPORTE
Depois do triunfo suado alcançado diante da República da Irlanda (1-0), onde Rúben Neves ‘vestiu’ a pele de Diogo Jota, a seleção de Portugal aponta agora miras ao antepenúltimo embate da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, onde irá defrontar a Hungria, no Estádio José Alvalade.
Os pupilos de Roberto Martínez encontram-se com ‘meio pé’ no Mundial de 2026 e contabilizam, até ao momento, um registo 100% vitorioso nos primeiros quatro embates disputados no apuramento para a competição internacional e pretendem manter-se na trilha das vitórias e aguardar que a Arménia não vença na visita à Irlanda para que garantam já o passaporte para o tão ansiado torneio.
Do outro lado surge uma Hungria que também se encontra na luta por um lugar no Mundial. Em segundo lugar no lote que engloba Portugal, Arménia e República da Irlanda, a turma sediada em Budapeste, encontra-se separada por apenas um ponto dos arménios, somando um registo algo inconstante na fase de qualificação: um triunfo, um empate e uma derrota.
Com Portugal de Roberto Martínez a querer fechar já o apuramento e com uma Hungria ‘esfomeada’ para fugir da Arménia na luta a dois, a partida entre as duas formações avizinha-se como intensa. De recordar que as equipas já mediram forças, no passado mês de setembro, onde João Cancelo foi decisivo para resgatar três pontos em solo húngaro, num triunfo luso por 3-2.
10 DADOS RÁPIDOS
- Portugal e Hungria já se encontraram por 15 ocasiões em toda a história, com os lusos a somarem um registo positivo – 11 vitórias e quatro empates.
- O último embate entre as duas formações aconteceu no passado mês de setembro, com os portugueses a contabilizarem mais um triunfo (3-2).
- O par de seleções também já se encontrou na fase de apuramento para o Mundial de 2018 com duas vitórias para Portugal.
- O último futebolista português a abanar as redes húngaras foi João Cancelo.
- Cristiano Ronaldo é o melhor marcador de sempre em duelos frente à Hungria – sete golos em sete jogos.
- Hungria foi uma das equipas que Portugal mediu forças na caminhada vitoriosa do Europeu 2016, onde somaram um empate a três bolas.
- Na presente fase de apuramento, os húngaros já faturaram por seis ocasiões.
- Cristiano Ronaldo é o atual melhor marcador do apuramento para o Mundial de 2026 (três golos assinalados em três jogos).
- Hungria nunca defrontou Portugal no Estádio José Alvalade.
- O árbitro da partida será Srdjan Jovanovic (Sérvia).
JOGADORES A TER EM CONTA

Francisco Trincão – O camisola 16 da turma das quinas foi uma das armas secretas de Roberto Martínez para alcançar o triunfo magro da terceira jornada frente à República da Irlanda. O futebolista, que pertence aos quadros do Sporting, foi protagonista, ao ter ganho uma grande penalidade (desperdiçada por Cristiano Ronaldo) e de uma assistência para o golo solidário de Rúben Neves. Poderá espreitar assim um lugar no onze e consequentemente uma exibição convincente.
Dominik Szoboszlai – O médio da Hungria é um dos destaques da atual geração e procura nesta partida ser um dos trunfos para que os húngaros possam sair de Lisboa com pontos. O futebolista que alinha pelo Liverpool, procura ser assim continuar a ser um dos elementos ativos na caminhada em direção ao Campeonato do Mundo..
XI´s PROVÁVEIS
Portugal: Diogo Costa, Nélson Semedo, Rúben Dias, Renato Veiga, Nuno Mendes, Rúben Neves, Vitinha, Francisco Trincão, Bruno Fernandes, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo.
Treinador: Roberto Martínez
«A Hungria precisa de muito pouco para chegar à nossa baliza com qualidade, marcando golos. O contra-ataque da Hungria é dos melhores da Europa e já vimos isso em outros encontros. No outro jogo merecemos a vitória, podíamos ter defendido melhor. O resto do jogo foi muito bom, fizemos golos em bola corrida. Fizemos o que preparámos e mostrámos o que treinámos. Temos que melhor no processo defensivo, essencialmente quando eles estão em contra-ataque».
Hungria: Balázs Toth, Loic Nego, Szalai, Orbán, Milos Kerkez, András Schafer, Callum Styles, Bolla, Alex Toth, Dominik Szoboszlai e Lukács.
Treinador: Marco Rossi«Portugal está num nível completamente diferente do nosso, ou de muitas outras seleções nacionais. Não sei a ordem exata, mas certamente, ao lado dos espanhóis, argentinos e brasileiros. Estão entre as cinco melhores seleções do mundo».
PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-1 Hungria